Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 12 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
29 de abril de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria


“São estes os reis da terra, aos quais os filhos de Israel feriram…” (v.1).


Este capítulo apresenta o relato das conquistas de guerra tanto de Moisés quanto de Josué. “Moisés, servo do Senhor” (v.6) e os filhos de Israel feriram dois reis: Seom, rei dos amorreus e Ogue, rei de Basã. Já sob a liderança de Josué, Israel feriu trinta e um reis. Mas para que deixar listadas as vitórias alcançadas? Porque Deus faz questão de mostrar as vitórias de Seus filhos quando estes O servem. Como poderia um povo não acostumado com a guerra, despreparado, com armamento muito aquém dos povos que habitavam Canaã, inferior em número comparado aos exércitos daqueles povos, obter vitória após vitória? Somente pelo poder de Deus! “O Senhor os entregou nas mãos de Israel” (Js.11:8). E as cidades mais suntuosas e poderosas da época foram reduzidas a montões de ruínas.

Todo filho de Deus possui batalhas para enfrentar. Todo aquele que busca servir ao Senhor de coração encontra resistência, conforme advertiu o apóstolo Paulo: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm.3:12). Israel teve provada a sua fé em cada conflito enfrentado. O Senhor permite que sejamos lançados na fornalha, mas Ele nos promete três coisas se nEle confiarmos: estar conosco (Mt.28:20), nos livrar do fogo (Is.43:2) e que a fornalha tem prazo de validade limitado resultando em uma recompensa eterna : “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2Co.4:17).

Não sei quais são os “reis” ou “fornalhas” que você está enfrentando neste momento, mas conheço o Deus que transforma grandes reinos em cinzas e fornalhas em lugares de encontro com Cristo. Creia no Deus que não dormita! “Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará Aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o Guarda de Israel” (Sl.121:3-4). Confie em Deus. Deposite nEle a sua força. Como Moisés e Josué, seja um bem-aventurado: “Bem-aventurado o homem cuja força está em Ti” (Sl.84:5).

Estamos vivendo em momentos decisivos. Como nos dias de Noé, o “Espírito [de Deus] não agirá para sempre no homem” (Gn.6:3). Acima de guerras entre nações, os conflitos de Israel tinham o objetivo de erradicar o pecado de Canaã. Não era desejo do Senhor que aquelas multidões perecessem, mas apegando-se ao mal, foram destruídas com ele. Que nas horas finais deste grande conflito, façamos parte do exército do Deus vivo, um exército que tem “tudo em comum” (At.2:44). “Estejam preparados. Vocês lutam contra algo muito maior que vocês. Aceitem toda a ajuda que puderem, toda arma que Deus providenciou, para que no fim da batalha vocês ainda estejam de pé” (Ef.6:13, Bíblia A Mensagem). Vigiemos e oremos!

Bom dia, exército do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Josué12 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: