Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 03 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
20 de abril de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (v.5).


Após o relatório animador dos dois espias, Josué entendeu que era hora de avançar para mais perto do cumprimento da promessa. Às margens do Jordão, deu instruções ao povo e aos sacerdotes para que, perante a arca, o símbolo da aliança do Senhor com o Seu povo e receptáculo da Lei de Deus, iniciassem a marcha para a possessão da terra. Os primeiros a pisarem nas águas do Jordão seriam os líderes espirituais de Israel carregando “a arca da Aliança” (v.6). Assim que seus pés pisassem nas águas, estas seriam contidas e afastadas, abrindo um caminho para deixar o povo passar “defronte de Jericó” (v.16).

Como o Senhor havia dito a Josué, assim aconteceu e este grande sinal foi como prova diante de Israel de que Josué realmente era o líder escolhido pelo Senhor. As ordens de Josué ao povo possuem uma sequência lógica que caracterizam a jornada cristã:

  1. “Quando virdes a arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, e que os levitas sacerdotes a levam, partireis vós também do vosso lugar e a seguireis” (v.3). A arca simbolizava um compromisso de fidelidade e continha as tábuas dos dez mandamentos, a expressão do caráter santo de Deus. Seguir os sacerdotes e a arca significava, portanto, submissão à vontade de Deus. Este é o caminho;
  2. “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (v.5). A submissão à vontade de Deus, através da obediência aos Seus mandamentos e à Sua Palavra, constitui o processo de santificação. Eu Sua oração sacerdotal, Jesus mesmo declarou: “Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade” (Jo.17:17). Jesus é o nosso Sumo Sacerdote que está diante da arca da aliança no Santíssimo do santuário celeste (Ap.11:19). Sigamos, pois, as Suas pisaduras (1Pe.2:21), e estaremos sendo santificados. Esta é a verdade;
  3. “Chegai-vos para cá e ouvi as palavras do Senhor, vosso Deus” (v.9). Todo aquele que busca ao Senhor de todo o coração, visando a santificação diária, encontra alegria em ouvir as palavras do Senhor. A ordem de Deus ao Seu povo: “Sede santos, porque Eu sou santo” (1Pe.1:16), não exige de nós uma vida sem defeitos, e sim uma vida que, mesmo defeituosa, se entrega a Ele sem reservas para que sejamos cobertos pelas vestes santas da justiça de Cristo. Esta é a vida.

Amados, temos um caminho a percorrer, uma verdade a viver aqui e uma vida eterna a alcançar no porvir. Eis o mapa para a Canaã celeste:

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (Jo.14:6). Jesus Cristo é a resposta! Que neste período em que relembramos o Seu perfeito sacrifício, possamos refletir em Sua vida e em Sua atual obra intercessora. “Hoje” (v.7), Deus deseja realizar uma obra extraordinária em sua vida. Se você permitir, “o Senhor de toda a Terra” (v.13) te fará passar “a pé enxuto” (v.17) pelas águas turbulentas de sua experiência. Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, imitadores de Cristo!

Rosana  Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Josué3 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: