Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
18 de abril de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

 

1144 palavras

O Senhor dá início à ação ao ordenar que Josué, o substituto escolhido por Ele para Moisés (v. Dt 31.1-8), conduzisse Israel pelo Jordão e tomasse posse da terra prometida. Conclama à coragem e promete o sucesso – mas somente se Israel obedecer à lei de Deus transmitida por Moisés à nação. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Esse livro é para o Antigo Testamento o que o livro de Atos dos Apóstolos é para o Novo. O nome “Josué” é equivalente a Jesus, e significa “Ele Salvará” (Hb 4.8). A Jericó da Igreja Primitiva foi Jerusalém, que os cristãos rodearam durante dez dias de oração como Israel rodeou durante em sete dias de marcha. No Pentecoste as muralhas do preconceito ruíram. Ananias e Safira foram o Acã dos primeiros dias. As vitórias da igreja em Samaria, Antioquia e em outros lugares lembram as conquistas de Josué. Comentário Bíblico Devocional Velho Testamento. F. B.Meyer.

Moisés, servo do SENHOR. Esse título de honra sugere o papel especial de Moisés dentro dos propósitos de Deus (vs. 1-2, 7, 13, 15; cf Is 42.1). Esse título também foi dado a Abraão (Gn 26.24) e será aplicado a Josué por ocasião de sua morte (24.29). Bíblia de Genebra.

Josué.Era da tribo de Efraim (1 Cr 7.27) e nasceu no Egito, no tempo da escravatura. … Seu nome significa “Jeová é Salvação” ou “Jeová Salvador”. Jesus é a forma grega de Josué (cf At 7.45; Hb 4.8). Bíblia Shedd.

O nome de Josué foi mudado de Oseias (“salvação”) para Josué (“o SENHOR é salvação”) por Moisés (Nm 13.16). … Na transição entre Moisés e Josué, há continuidade, porque o propósito de Deus para com Israel persiste, mas também existe descontinuidade, porquanto a era de Moisés foi ímpar e é o padrão de comparação para a gerações futuras. Há, semelhantemente, uma continuidade e também descontinuidade na tradição neotestamentária, entre os Evangelhos e o Livro de Atos. Bíblia de Genebra.

2-9 Estes versos contém o tema de todo o livro, uma estratégia divina de batalha de quatro passos para a vitória e o sucesso, arranjado em um lindo padrão literário paralelo: 1) inamovível confiança nas promessas divinas (vs. 3-5, 9b); 2) coragem inabalável e ousadia divina (vs. 6-7a, 9a); 3)obediência total à vontade de Deus (vs 7b-8b); e 4) meditação constante em Sua Torah (v. 8a). Andrews Study Bible.

vosso pé. Este versículo sugere que os israelitas deviam fazer algo para tomar posse da terra. eles só possuiriam as terras sobre as quais colocassem a planta do pé. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 162.

A palavra “vosso” está no plural, indicando que a promessa foi dirigida a todo o povo de Israel. Bíblia de Genebra.

desde o deserto, i. e., da Arábia, que forma o limite sul da Palestina, enquanto o Líbano era o limite norte. Bíblia Shedd.

heteus, cf Jz 1.26n. Bíblia Shedd.

mar Grande. O Mediterrâneo. Bíblia Shedd.

A extensão da terra Prometida aqui excede aquilo que foi, de fato, conquistado nos dias de Josué e corresponde aos reinos de Davi e Salomão (1Rs 4.21). Apesar da ênfase sobre o cumprimento nos dias de Josué (21.45, nota), o livro estende a promessa como se ainda apontasse para o futuro (13.1, nota; 23.5, 12-13). Bíblia de Genebra.

5 A nova tarefa de Josué consistia em liderar mais de dois milhões de pessoas a uma terra estranha e conquistá-la. Que desafio – mesmo para um homem como este! Cada nova tarefa é um desafio. Sem Deus, isto pode ser assustador. Com Deus, isto pode ser uma grande aventura. Assim como Deus estava com Josué, Ele está conosco ao enfrentarmos nossos novos desafios.Podemos não conquistar nações, mas todos os dias enfrentamos situações difíceis, pessoas difíceis e tentações. Contudo, Deus promete nunca nos abandonar ou deixar de nos ajudar. Ao pedirmos a Deus para  nos dirigir, podemos conquistar muitos dos desafios da vida. Life Application Study Bible Kingsway.

6-8 Muitas pessoas pensam que prosperidade e sucesso vem de se ter poder, influentes contatos pessoais e um persistente desejo de ir em frente. Mas a estratégia para obter prosperidade que Deus ensinou a Josué vai contra este critério. Ele disse que, para ser bem sucedido, Josué deveria: 1) ser forte e corajoso porque as tarefas à frente não seriam fáceis, 2) obedecer a lei de Deus, e, 3) constantemente ler e estudar o Livro da Lei – a Palavra de Deus. Para ser bem sucedido, siga as palavras de Deus a Josué. Você pode não ter sucesso de acordo com os padrões do mundo, mas você será um sucesso aos olhos de Deus – e a Sua opinião dura para sempre. Life Application Study Bible Kingsway.

a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. A herança, esperada durante muito tempo, prometida aos descendentes de Abraão (Gn 15.7-21) e de Jacó (Gn 28.13). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ao Josué tomar a frente na liderança, cheio de um senso da enormidade da tarefa e de sua própria insuficiência, Deus prometeu dar a israel a terra que havia prometido com juramento aos seus ancestrais se´culos atrás (Gn 22:16-18; 24:7; 26:3). Andrews Study Bible.

Tenha o cuidado de obedecer (NVI). O sucesso não era garantido incondicionalmente (v. Dt 8.1; 11.8, 22-25). Bíblia de Estudo NVI Vida.

falar. V. Dt 4.9, 10; 6.6, 7; 11.19. A lei em geral era lida oralmente (cf. Dt 30.9-14; At 8.30). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Não cesses de falar (ARA; NKJV: “não deve se afastar de sua boca, dia e noite”). Isto implica a memorização da escritura de forma que possamos meditar nela mesmo à noite. A meditação sobre a Palavra está colocada no centro no centro literário desta passagem (ver nota em 1:2-9), como fonte de todas os outros passos de ação descritos no capítulo, e como a base do sucesso. Andrews Study Bible.

medita. O significado original desta palavra é “suspirar”e a imagem que esta palavra traduz é a de alguém se derramando sobre a Palavra de Deus com suspiros audíveis de contentamento e prazer. Andrews Study Bible.

11 provisões (NVI). Gêneros alimentícios necessários para os vários dias de marcha que se seguiriam. Bíblia de Estudo NVI Vida.

12-15 Nm 32 mostra-nos como os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés (13.8, nota) já tinham recebido sua porção de terras a leste do rio Jordão. Bíblia de Genebra.

13 descanso. Conceito importante do AT… que subentende fronteiras seguras, paz com os países vizinhos e a ausência de ameaças à vida e ao bem-estar dentro do país. Bíblia de Estudo NVI Vida.

16-18 A resposta obediente dos israelitas a Josué e, portanto, a Deus, será ecoada e elaborada no fim do livro (Js 24.16-24). A conexão essencial entre a fé e a obediência fica implícita aqui: a obediência do povo era uma evidência de que eles acreditavam na promessa. As qualidades necessárias para a liderança de Josué consistiam em Deus estar com ele (v. 5, nota)e de ele ser um homem de fé (v. 6, nota).

18 Todo homem que se rebelar. Tendo acabado de tomar o juramento de lealdade a Josué, agora concordam com a pena de morte por qualquer ato de traição (e.g., o pecado de Acã, 7.15). Bíblia de Estudo NVI Vida.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: