Reavivados por Sua Palavra


DEUTERONÔMIO 34 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
17 de abril de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

810 palavras

Moisés subiu ao monte Nebo. Em obediência à ordem do Senhor em 32.48-52. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Moabe. A última etapa antes de entrar em Canaã (ver Nm 33.48-50), o lugar de onde Deus havia dado Suas ordens  (ver Nm 35:1; 36:13) e de onde Moisés transmitiu a Israel as palavras do livro de Deuteronômio (ver Dt 1:5). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1184.

Pisga. Um nome comum que denotava um tipo particular de crista montanhosa. Várias “pisgas” são mencionadas na Bíblia. Bíblia Shedd.

2, 3 Dessa elevada altura Moisés contemplou o mar da Galileia (ao norte), o mar ocidental (Mediterrâneo), o sul do Neguebe (deserto do sul de Judá) e o vale do Jordão ao sul, até Zoar (antes localizada no fim do mar Morto, Gn 14.2). Bíblia Shedd.

morreu ali Moisés. Mostra que Deus é imparcial em Seus juízos (10.17), e que o maior dos líderes humanos não é insubstituível. Bíblia Shedd.

servo do SENHOR. Título especial usado em referência aos que o Senhor, como o Grande Rei, aceitou no Seu serviço; servem de membros da administração real de Deus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Yahweh chamou Moisés de Seu servo (ver Js 1:2, 7). … A palavra traduzida por “servo”, em Hebreus, é therapon. As palavras terapêutico e terapia derivam dela. O termo indica um ministério fiel e compassivo, como o do médico que cuida de um enfermo. A solicitude terna, amável e inesgotável de Moisés por seu povo é registrada como seu mérito e para a glória de Deus. É interessante observar que a palavra grega moderna para “médico” é theraponCBASD, vol. 1, p. 1184.

o sepultou.Ao invés de sepultar Moisés no monte Nebo, onde os israelitas teriam esperado encontrar sua sepultura, Deus o sepultou em algum lugar no vale onde os israelitas estavam acampando (comparar 3:29; 4:46). Manter sua sepultura em segredo pode ter sido para prevenir que o povo o transformasse em lugar de adoração. Andrews Study Bible.

sepultura. Somente Yahweh sabia o local exato onde Moisés morreu. O diabo teria ficado muito feliz em continuar mantendo Moisés nos laços da morte (ver Jd 9) e com esse propósito resistiu a Cristo. Moisés, porém, foi ressuscitado e levado ao Céu (ver Mc 9:2-4). CBASD, vol. 1, p. 1184.

vigor. Literalmente “frescor”. Assim, a frase seria: “seu frescor não o havia abandonado”. Isso significa que sua força física era tão vigorosa naquele momento como sempre havia sido. … Moisés estava sozinho na hora de sua morte. mas ele morreu nos braços de Deus; isso era suficiente (cf Sl 23:4). A morte não oferece uma perspectiva agradável, mas se ela vem quando o espírito está em íntima comunhão com o Espírito de Deus, não existe temor. CBASD, vol. 1, p. 1184-1185.

Moisés faleceu por ordem de Deus, não por velhice. Bíblia Shedd.

prantearam. Após a morte de seu líder incomparável, houve um grande vazio na vida da nação. CBASD, vol. 1, p. 1185.

9-12 Estes versículos finais, provavelmente foram escritos por inspiração divina, após o tempo de Josué [cf. v. 10], sendo então adicionados ao livro de Deuteronômio. Bíblia Shedd.

Moisés impôs sobre ele as mãos. A imposição de mãos simbolizava a transferência de poderes ou qualidade de um indivíduo para outro (cf Lv 16.21; Gn 48.14; At 6:6; 9.17; 1 Tm 4.14). Bíblia Shedd.

Quando Moisés lhe impôs as mãos, este líder relativamente jovem ficou cheio do espírito de sabedoria. Esse “espírito de sabedoria” incluía habilidade da administração civil e liderança militar. Já havia ter provado ter fé forte, coragem e dedicação ao dever. CBASD, vol. 1, p. 1185.

10-12 Não se levantou profeta igual a Moisés até Cristo, que é o Grande Profeta predito por Moisés, cf 18.15-18. Bíblia Shedd.

Até a vinda de Jesus, ninguém foi superior a Moisés. V. Hb 3.1-6, em que Moisés, o “servo” (Hb 3.5) é contrastado com cristo, o “Filho” (Hb 3.6). Bíblia de Estudo NVI Vida.

10 face a face. Moisés comungava com Deus de um modo jamais experimentado por outro homem, mas isso não significa que via a face de Deus (4.15n; Êx 33.11, 20; 2 Cr 3.1m). Bíblia Shedd.

10-12 Moisés, o homem que não queria ser mandado para o Egito porque era “pesado de língua” (Êx 4:10), proferiu os três discursos a Israel que compuseram o livro de Deuteronômio. Deus lhe deu o poder de se desenvolver de um balbuciante pastor a um líder nacional e orador poderoso. Sua coragem, humildade e sabedoria transformaram os escravos hebreus em uma nação. Mas Moisés era uma pessoa que não deixou o sucesso subir à sua cabeça. Ao final, Deus ainda era o melhor amigo de Moisés. Seu amor, respeito e admiração por Deus cresceram diariamente ao longo de sua vida. Moisés sabia que não fora nenhuma grandeza em si próprio que o fez bem sucedido; foi a grandeza do Todo-Poderoso Deus em quem ele confiava. Life Application Study Bible Kingsway.

Possamos nós também gozar dessa comunhão face a face, fazer a vontade de Deus, ter as credenciais divinas da sua poderosa mão, das obras realizadas em Deus! (ver Sl 90.16, 17). Comentário Bíblico Devocional Velho Testamento. F. B. Meyer.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: