Reavivados por Sua Palavra


DEUTERONÔMIO 29 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
12 de abril de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria


“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (v.29).


Esta semana estive com minha família em um museu com algumas peças originais e réplicas da história egípcia, da antiga cidade de Pompeia e também dos povos de Canaã. A esmagadora maioria dos objetos eram esculturas dos deuses destes povos politeístas. É incrível observar nos detalhes o quanto eles investiam nisso os melhores materiais e a melhor mão de obra, principalmente no Egito, onde o ouro era a principal matéria-prima. Diante disso, dá para entender que o derramamento das dez pragas sobre aquela nação não fora apenas para libertar Israel, mas também para deixar bem claro que só há um único Deus verdadeiro e digno de toda a adoração.

A aliança de Deus com “Abraão, Isaque e Jacó” (v.13) superou todas as circunstâncias adversas e chegou até aquela geração que estava prestes a entrar e tomar posse de onde fora o lar de seus patriarcas. O teor do quarto discurso de Moisés exigia a presença de “todo o Israel” (v.2), e a série de repetições da palavra “hoje”, o símbolo de um tempo que representa o chamado diário de Deus a Seus filhos. Como sobreviventes do Egito e do deserto, os filhos de Israel já tinham visto as abominações e os ídolos tanto da terra do cativeiro quanto das nações pelas quais tiveram que passar, além das consequências da perversidade daqueles povos.

Assim como a permanência de qualquer descendente dos povos cananeus poderia afetar a integridade de Israel a longo prazo, ignorar a impiedade que surgisse no meio do próprio povo também seria como uma raiz que produziria “erva venenosa e amarga” (v.18). Por isso, a importância do “hoje”, a necessidade de uma renovação diária da aliança com o Senhor. Aquele que busca ao Senhor diariamente, de todo o coração, não se torna imune a tropeçar e cair, mas certamente, terá uma forte destra sempre disposta a levantá-lo e relembrá-lo da nova aliança assinada com o sangue do Cordeiro.

“[Assim] como foi a destruição de Sodoma e Gomorra” (v.23), Deus derramará a Sua ira sobre este mundo mau a fim de erradicar para sempre o pecado (Ap.20:9). Este fim, contudo, não foi destinado à humanidade, ele foi “preparado para o diabo e seus anjos” (Mt.25:41). Mas como seres livres, e recusando a graça e as vestes da justiça de Cristo, muitos receberão sobre si o mesmo castigo. Que não haja no meio de nós “homem, nem mulher, nem família… cujo coração, hoje, se desvie do Senhor” (v.18). Que nenhum ídolo deste mundo ocupe em nossa vida o lugar que só a Deus pertence.

Existem, hoje, mistérios que não conseguimos compreender de fato, mas o Senhor nos deixou revelado em linguagem humana o suficiente para que possamos conhecê-Lo e encontrar a salvação, e isso é uma bênção que devemos compartilhar principalmente com nossos filhos e que será o tema inesgotável da eternidade: Como um Deus magnífico e poderoso aceita tornar-Se um de nós e sofrer o castigo da morte eterna em nosso lugar? Quer você entender esse amor e ter respondidos os seus mais íntimos questionamentos? Então, continue estudando a Bíblia em oração, conhecendo e prosseguindo em conhecer ao Senhor e muito em breve, você desfrutará de um “hoje” eterno de incontestáveis respostas da boca do próprio Amor (1Jo.4:8).

Bom dia, alvos do amor eterno!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Deuteronômio29 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: