Reavivados por Sua Palavra


DEUTERONÔMIO 20 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
3 de abril de 2019, 0:03
Filed under: Sem categoria

1104 palavras

A questão da guerra é abordada aqui, no encorajamento dos que vão à batalha (1-4), na isenção de serviço (5-9), e nos assédios contra cidades (10-20). Bíblia Shedd.

que te fez sair da terra do Egito. A libertação do Egito, sempre na lembrança de Moisés, serve agora para encorajar os filhos de Israel. Bíblia Shedd.

cavalos e carros … não os temerás. Os cananeus tinham muitos carros (Js 11:4; Jz 4:3). O exército dos israelitas era composto de infantaria; nunca perderam o medo dos carros armados (Js 17:16; Jz 1:19; 1Sm 13:5, 6). Somente nos tempos de Davi é que tiveram seus próprios carros (2Sm 8:4). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1125.

o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco a pelejar por vós. Isso não significa tanto que Deus estava do lado deles, mas sim eles é que estavam do lado de Deus, cumprindo Sua vontade. Bíblia Shedd.

Na última grande batalha que antecederá a segunda vinda de Cristo, Deus é representado como estando presente em pessoa para a batalha (ver Is 13:6-14; Jl 3:9-21; Ap 16:14-16; 19:11-16). CBASD, vol. 1, p. 1125.

5-9 As isenções citadas ilustram o princípio que diz que qualquer homem cujo coração não estivesse firme na luta não deveria estar presente (vs. 5-8). O poder de Deus e não a superioridade numérica, é que garantiria a vitória de Israel (v. 4; cf 32.30, nota; Jz 7.1-8). Um dos resultados de tal atitude seria uma elevada moral, que por si só contribuiria para a vitória.Bíblia de Genebra.

não a desfrutou. Segundo a lei, o dono devia aguardar três anos para comer do fruto de sua vinha após o plantio (Lv 19:23; etc.). No quarto ano deveria levar o fruto a Jerusalém e comê-lo ali como oferta de louvor (Lv 19:24). Mas a partir do quinto ano o fruto era dele (Lv 19:25). CBASD, vol. 1, p. 1125.

8 medroso e de coração tímido. Vitórias são alcançadas pela disciplina, coragem, dedicação ao dever e espírito de sacrifício próprio (Lc 14:26, 27; Gl 6:9). CBASD, vol. 1, p. 1125.

13-18 Passar “a fio da espada” [v. 13] significa matar. Como pode um Deus misericordioso e justo ordenar a destruição de centros populacionais inteiros? Ele fez isso para proteger Seu povo da adoração de ídolos, o que certamente traria a ruina a Israel (20.18). De fato, porque Israel não destruiu completamente esses povos como Deus ordenou, Israel foi constantemente oprimido por eles e experimentou grande derramamento de sangue e destruição do que aconteceria se eles seguissem as instruções de Deus em primeiro lugar. Life Application Study Bible.

A rejeição da oferta de paz era expressão da determinação de continuar o culto a ídolos, com todas as imoralidades que o seguiam. A corrupção moral e a depravação dos habitantes de cidades idólatras tornavam inevitável sua destruição se recusassem aceitar a Deus e abandonar a idolatria. CBASD, vol. 1, p. 1126.

10 oferecer-lhes-á a paz. As antigas cidades muradas poderiam resistir a um ataque por determinado tempo e os invasores poderiam desejar evitar o dispendioso trabalho de um cerco prolongado. Uma oferta de paz em troca de tributo como vassalo (v. 11), junto com a ameaça de morte para os soldados defensores, poderia ser atraente para ambas as partes. Essas estipulações de guerra (comparativamente humanitárias para aquele período) eram aplicadas a inimigos fora da Terra Prometida (v. 15). Bíblia de Genebra.

Esse oferecimento de paz a cidades fora da Palestina ilustra a missão salvadora do povo de Deus no mundo. Bíblia Shedd.

A humanidade tem duas alternativas: 1) Submissão; mediante a qual experimenta a paz de Deus (10, 11); 2) Oposição; mediante a qual experimenta o julgamento de Deus (12, 13). Bíblia Shedd.

13 matem … todos os homens (NVI). Remover a capacidade militar para que o povo da cidade não se recuperasse e atacasse de volta. Deixar os homens vivos permitiria que a cidade reservada à destruição recuperasse sua condição de ameaça militar e moral. Andrews Study Bible.

14 o seu despojo, tomarás para si. Metais preciosos, roupas, alimento e toda sorte de bens domésticos (ver Dt 2:35). CBASD, vol. 1, p. 1126.

16 Paz com os ímpios habitantes de Canaã não era uma opção. Se eles fossem deixados na terra, afastariam o povo escolhido de Deus e portanto destruiria Israel (v. 18; veja nota ASB em 7:4). Eles não haviam se arrependido durante o longo período concedido por Deus (Gn 15:16). Dedicar todas as coisas vivas à destruição significa que Deus limparia Canaã do modo como destruíra Sodoma e Gomorra (Gn 19). A diferença é que Ele usaria os israelitas como Seus instrumentos em vez de fogo do céu. Se Ele tivesse usado fogo do céu, Canaã teria se tornado inabitável. Ao colaborar como exército do Senhor, a despeito do perigo, os israelitas desenvolveriam sua confiança nEle (compare Jz 3:4). Os israelitas não deveriam tomar animais dos canaanitas como despojo porque isso significaria que eles tinham crédito na vitória. A batalha era inteiramente do Senhor. Para mais discussão a respeito da destruição dos cananitas e “guerra santa”, veja a introdução a Josué. Andrews Study Bible.

Toda precaução devia ser tomada para proteger Israel das formas degradantes de idolatria praticadas pelos cananeus (sobre as abominações desse povo, ver Lv 18:24-28; 20:23). CBASD, vol. 1, p. 1126.

17 destruí-las-ás completamente. A palavra hebraica para essa prática é herem, que significa “destinar à condenação” (ou seja, devotar tudo ao Senhor), conforme aconteceu a Jericó durante a conquista (Js 6.17-19).Bíblia de Genebra.

As cidades de Canaã eram tão corruptas, a ponto de chegarem à impertinência. Sua iniquidade estava completa (Gn 15.16). Nenhum despojo deveria ser tomado e a cidade inteira deveria ser destruída como santo sacrifício ao Senhor (cf 13.12-18; Js 7). Bíblia Shedd.

18 abominações. Isso indica a razão principal para as severas medidas tomadas. A grande maldade, somada à rejeição de misericórdia, requeria o julgamento (ver Dt 7:26; 12:31). Quando se encheu “a medida da iniquidade dos amorreus”, veio o juízo (ver Gn 15:16; 1Rs 21:26). CBASD, vol. 1, p. 1126.

19 não destruirás o seu arvoredo. Árvores frutíferas, que levam anos para dar crescer e dar frutos (veja Lv 19:23-25), eram uma parte valiosa da terra que deveria ser deixada para uso futuro. Portanto, Deus falou a Seu povo para respeitar e cuidar do meio ambiente, mesmo em tempos de guerra. Andrews Study Bible.

Uma das bênçãos, segundo a aliança de Deus com Israel, era que os filhos de Israel gozassem do fruto da terra que Deus lhes havia dado (7.12-13). Bíblia de Genebra.

Essa estipulação limita a destruição desregrada dos recursos naturais.Bíblia Shedd.

A desobediência a essa regra sábia por exércitos de tempos posteriores deixou boa parte da Palestina desfalcada de árvores (embora a atual ausência de bosques ali seja de origem relativamente recente). Bíblia de estudo NVI Vida.

20 baluartes. Literalmente “obras de sítio”. A referência é a dispositivos bélicos como muralhas e trincheiras, construídos para auxiliar e dominar uma cidade. A mesma palavra é traduzida como “cidades fortificadas” (2Cr 8:5), “para defesa” (2Cr 11:5), “lugar sitiado” (Jr 10:17), “torre” (Hc 2:1; cf 2Cr 26:15; 2Sm 20:15). CBASD, vol. 1, p. 1126.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: