Reavivados por Sua Palavra


I TESSALONICENSES 1 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
27 de julho de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo” (v.6).


A primeira epístola de Paulo aos tessalonicenses apresenta uma igreja aparentemente sólida e unida em amor. Ele, Silvano (outro nome dado a Silas) e Timóteo foram os precursores do evangelho naquele lugar, e os aspectos que recordavam daquela igreja enchia-lhes o coração de alegria: “da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo” (v.3). Era uma igreja que possuía fé prática, amor altruísta e firme esperança em Cristo Jesus. Mesmo “em meio de muita tribulação”, a igreja de Tessalônica recebeu a palavra “com alegria do Espírito Santo” (v.6), de sorte que “por toda parte se divulgou a [sua] fé para com Deus” (v.8). E, “deixando os ídolos”, se converteram ao Senhor, para servirem “o Deus vivo e verdadeiro” (v.9).

O testemunho desta igreja, sem dúvida, teve uma grande repercussão e foi de suma importância para a igreja primitiva. Mas ele deve continuar fazendo a diferença, hoje, em nossa vida. Mesmo sendo um capítulo curto, nos apresenta lições grandiosas. Percebam que Paulo não atribuiu título algum ao seu nome, o que dá a entender que aquela igreja tinha profundo respeito pelo ministério paulino e o reconhecia como apóstolo de Cristo. Foi uma igreja que o acolheu e que recebeu a mensagem com amor a despeito do que tiveram conhecimento sobre os filipenses (1Ts 2:2). A despeito do mau testemunho de uns, se tornaram “o modelo para todos os crentes” (v.7), sendo imitadores de líderes consagrados e imitadores do próprio Senhor (v.6).

Influência gera influência. Diante desta verdade, temos influenciado esta geração ou estamos sendo influenciados por ela? Qual tem sido o nosso papel em um mundo onde a mídia tem ditado as regras? Como cristãos, temos vivido uma fé operante, um amor altruísta e uma sólida esperança em Cristo? Tem o mundo nos reconhecido como “amados de Deus” (v.4)? Porque o evangelho não é pregado “tão somente em palavra”, mas em procedimento “e por amor” (v.5). Nossas ações e reações têm um poder de influência bem maior do que aquilo que falamos. As pessoas que estão ao nosso redor, não estão sedentas por discursos de autoajuda, mas por “ler” a Palavra de Deus na vida de alguém. Permita que o Espírito Santo lhe torne um filho amado de Deus digno de ser imitado, não por méritos pessoais, mas pelos méritos de Jesus inscritos em sua vida.

Nós fomos eleitos pelo Céu para um propósito grandioso: revelar em nossa vida o caráter de Cristo. E este propósito só terá êxito quando permitirmos que a nossa natureza carnal e corrupta morra dia após dia e, “em poder, no Espírito Santo” (v.5), nos tornemos semelhantes Àquele que nos chamou para brilhar a Sua luz. A igreja de Tessalônica compreendeu e viveu este chamado. Mas assim como Paulo não cessava de orar por ela e de exortá-la a continuar “progredindo cada vez mais” (1Ts 4:1), precisamos perseverar na oração de uns para com os outros e buscar na comunhão com Deus este progresso que só será completado por Ele quando “dos céus o Seu Filho” regressar (v.10).

Todos os dias, nos apeguemos a “Jesus, que nos livra da ira vindoura” (v.10), e busquemos em Sua Palavra a sabedoria necessária para vivermos como Ele viveu.

Bom dia, imitadores de Cristo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #1Tessalonicenses1 #RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: