Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 28 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
27 de abril de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (v. 13).


Diante do estudo destes provérbios em forma de antítese, a Bíblia mais uma vez nos confirma que Deus faz distinção entre o certo e o errado, o justo e o perverso, a bênção e a maldição. Não há como buscar ao SENHOR e não ser por Ele transformado. A conversão promove mudanças e o justo começa a experimentar uma novidade de vida que os ímpios não conseguem entender (v. 5).
 
Ricos passam a compartilhar as suas riquezas. Egoístas deixam de o ser e priorizam mais os outros do que a si mesmos. Ébrios abandonam o vício e tornam-se exemplares sacerdotes do lar. Prostitutas tornam-se respeitáveis mães de família. Jovens entregues à luxúria e às orgias tornam-se valorosos porta-vozes de Deus e de Sua Palavra. Religiosos fariseus passam a ser praticantes da verdadeira religião (Tiago 1:27). Para o mundo tudo isto é loucura. Para Deus é a conjugação de dois verbos: CONFESSAR e DEIXAR.
JAMAIS haverá prosperidade na vida de quem encobre os seus pecados! Fazer isso é como alguém que varre toda a sujeira da casa para debaixo do tapete. Um dia o “tapete” da vida será levantado e toda a imundícia, exposta (Eclesiastes 12:14)!
 
Os reis da Terra estão embriagados com o vinho da devassidão da grande meretriz (Apocalipse 17:1-2). A suma do mundo é: “Siga a voz do seu coração!”
A suma da Palavra de Deus é: “Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos; porque ISTO É DEVER DE TODO HOMEM” (Eclesiastes 12:13).
A verdadeira felicidade está no “constante… temor de Deus” (v. 14) e, aquele que teme a Deus, guarda os Seus mandamentos. Mas, “o que desvia os ouvidos de ouvir a lei, ATÉ A SUA ORAÇÃO SERÁ ABOMINÁVEL” (v. 9). A quem você tem dado ouvidos? Não foi sem razão que Cristo nos advertiu: “Vede que ninguém vos engane” (Mateus 24:4).
 
Por onde você tem andado?
“O que anda em integridade será salvo, mas o perverso em seus caminhos cairá logo” (v. 18). A sua vida tem refletido o caráter de Jesus ou você tem tentado usurpar o lugar que só a Ele pertence? Ser cristão não é simplesmente viver para Cristo, mas ter Cristo na vida. Nunca seremos exemplo para ninguém, mas Jesus nos chama como Suas testemunhas (Atos 1:8), para proclamar as Suas preciosas verdades. Verdades que precisam ser ditas, mesmo que causem dor (v. 23). O problema é que as igrejas não enchem se a mensagem não for a que as pessoas querem ouvir. Os gazofilácios não terão dinheiro se não houver milagres e expulsão de demônios. ESTÁ ESCRITO: “Nem todo o que Me diz: SENHOR! SENHOR! entrará no reino dos céus, mas AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI, que está nos céus” (Mateus 7:21). Jesus foi cristalino, meus irmãos! Assim como Ele veio a este mundo e fez a vontade do Pai, estamos aqui para fazer a mesma coisa. Não confie em si mesmo, pois “o que confia no seu próprio coração é insensato” (v. 26) e “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9). Escolha ser temente a Deus e fiel aos Seus mandamentos e, certamente, você “será cumulado de bênçãos” (v. 20) e suas orações chegarão ao trono divino como aroma suave e agradável (Apocalipse 8:4).
 
Bom dia, filhos prudentes (v. 7) do Pai!
 
Desafio do dia: “Examinais as Escrituras” (João 5:39)! Não se contente com uma leitura superficial. Estude a Palavra de Deus e o Espírito Santo continuará lhe guiando “a toda a verdade” (João 16:13).
 
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #Provérbios28 #RPSP
Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: