Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 16 #RPSP Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
15 de abril de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no SENHOR, esse é feliz” (v. 20).

A vida do homem é fazer planos. Muitos podem dizer que não gostam de planejar a vida, mas só o fato de planejar não planejar não deixa de ser um planejamento (com o perdão da redundância). Alguns chegam a perder o sono por causa da ansiedade provocada pela expectativa de que seus objetivos do dia seguinte sejam alcançados. Outros possuem todo um projeto de vida esquematizado de tal forma que cada detalhe precisa ser seguido à risca. Não é errado fazer planos. O erro está em fazê-los em desconexão com o planejamento divino.

Quando paro e penso nos planos que tinha traçado para a minha vida a alguns anos, percebo que não sabia o que estava fazendo. Eram projetos de cunho pessoal, egoístas e que não incluíam a aprovação de Deus. Eu simplesmente pensava que por não serem ofensivos a ninguém e por serem para maior conforto e bem-estar meu e de minha família, então estava no caminho certo. O meu coração fez muitos planos, mas o SENHOR chegou na hora certa, com a resposta certa (v. 1). Hoje posso afirmar, por experiência própria, que por mais que o mundo diga que eu perdi muita coisa, eu nunca fui tão feliz! Eu não perdi nada. Eu ganhei tudo! Porque eu descobri que não há melhor projeto de vida do que confiar o meu caminho ao SENHOR (Salmo 37:5).

Entregar-se não é fácil e eu demorei muito tempo até entender que esta é a única forma que temos de conhecer a Deus de fato. O SENHOR foi retirando do meu coração todos os meus sonhos egoístas e colocando no lugar sonhos que envolvem a minha salvação e da minha família. Bem como a salvação do meu próximo, ainda aqueles que nem sequer conheço e daqueles que nem mesmo gostam de mim. E podem acreditar, amados, quando seguimos os planos que o SENHOR traçou para nós, inimigos se levantam, mas Ele providencia para que até estes inimigos tornem-se amigos (v. 7).

Por mais que os caminhos que traçamos pareçam puros (v. 2), muitas vezes não foram os que Deus planejou para nós. E atentem bem para isto: pela segunda vez, Salomão pronuncia as mesmas palavras: “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte” (v. 25; 14:12). O mundo tem estabelecido padrões e estilos de vida como regras que, se não observarmos, somos considerados “estorvos sociais”.

O mundo diz: Faça o que você quiser, a vida é sua.

Deus diz: “O caminho dos retos é desviar-se do mal” (v. 17).

O mundo diz: Corra atrás dos seus objetivos ainda que tenha que passar por cima de alguém.

Deus diz: “com justiça se estabelece o trono” (v. 12).

O mundo diz: Não importa o que você faz, o importante é ser feliz.

Deus diz: Aquele que confia em Mim, “esse é feliz” (v. 20).

A que voz estamos obedecendo?

Portanto, continuemos fazendo planos e sonhando, mas que o SENHOR dirija os nossos passos (v. 9). Que os nossos desígnios sejam estabelecidos conforme a confiança que temos em Deus (v. 3). Que o nosso caminho seja agradável ao SENHOR e até os inimigos tornar-se-ão amigos (v. 7).

Entregue ao SENHOR o controle da tua vida, pois disto depende a tua felicidade e dEle “procede toda decisão” (v. 33).

Continua…

Bom dia, pequeno povo mui feliz!

Desafio do dia: Faça uma lista de seus planos e coloque-os no altar do SENHOR a cada dia, pedindo a Sua orientação. Não se atreva a dar um passo sequer sem a aprovação de Deus!

Rosana Garcia Barros 

#PrimeiroDeus  #Provérbios16

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: