Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 15 #RPSP Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
14 de abril de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“O SENHOR está longe dos perversos, mas atende à oração dos justos” (v. 29).

Quando estamos distantes de algo ou de alguém, podemos afirmar que há um espaço geográfico entre nós e o objeto ou a pessoa em que estamos pensando. Eu moro no mesmo bairro em que meus pais moram, mas estamos separados por ruas e avenidas. Meus filhos estão dormindo no quarto ao lado, mas estamos separados pela distância de alguns passos. Não consigo visualizá-los através da parede e nem quando estão na escola, por exemplo, por mais que quisesse ter este poder.

Mas há Alguém que transpõe as barreiras do espaço geográfico que desconhecemos para nos contemplar: “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (v. 3). Os olhos do Onipresente estão visualizando você neste exato momento. Ninguém pode fugir da realidade de que Deus o observa. Mas pode evitar a Sua aproximação.

Há uma linha divisória entre o ser humano e Deus. Assim diz o SENHOR: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:2). Ou seja, a distância que nos separa de Deus não é meramente geográfica, mas espiritual. Deus está atento a cada um de nós, mas respeita os limites de distância que nós mesmos escolhemos. Ele não invade o espaço que você mesmo limitou.

Muitos há que não vêem sentido na oração. Afinal, para que falar com Deus se Ele já sabe de tudo, não é mesmo? E acabam entrando na insensatez de uma vida religiosa baseada em obras vazias. Então, lemos o verso 8, que diz: “O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o Seu contentamento”. Quando um justo ora, o que era intransponível, torna-se alcançável. A oração rompe as barreiras que o pecado impôs e nos concede uma audiência particular com o SENHOR do Universo. Ou seja, Deus não está longe de nós, nossas escolhas é que definem a distância.

Mais uma vez Salomão enfatiza a importância de filhos obedientes aos pais (v. 5 e 20), e, para reforçar as palavras do sábio, atentem na parábola do filho pródigo (Lucas 15:11-32). Foi este que impôs a distância entre ele e seu pai. E quando vamos à parábola e lemos que quando o filho apontou na estrada de volta para casa, o pai correu ao seu encontro, percebemos que os olhos do pai nunca se desviaram de sua direção e que o espaço que os separava foi limitado pelo próprio filho.

Amados, o SENHOR só fica longe dos que rejeitam a Sua presença (v. 29), mas Seus olhos nunca desistem de olhar e esperar por uma única chance sequer de poder correr e abraçá-los, e conduzi-los ao “caminho da vida” (v. 24). Para lhes conceder o banquete da alegria, que além de ser constante (v. 15), é o segredo da beleza (v. 13). Para que sejam torrentes de conhecimento (v. 7) e apaziguadores (v. 18).

Deus não olha para “o coração dos filhos dos homens” (v. 11) para registrar os seus pecados, e sim para receber uma oportunidade de apagá-los (Isaías 1:18). A Bíblia diz que Ele está à porta e bate (Apocalipse 3:20), apenas esperando o convite para entrar e ali oferecer um “banquete contínuo” (v. 15). O que você está esperando para romper esta distância que você mesmo impôs? Com humildade, aproxime-se de seu Pai Celeste e assim como o pai ofereceu ao pródigo a honra imerecida, Ele correrá ao seu encontro para honrá-lo (v. 33)!

Continua…

Bom dia, justos do SENHOR!

Desafio do dia: Você tem dificuldades para orar? Então, humildemente, peça ajuda a Deus e, certamente, Ele correrá em teu auxílio. Mas, em nome de Jesus, não perca o privilégio da oração!

Rosana Garcia Barros 
#PrimeiroDeus  #Provérbios15

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: