Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 14 #RPSP Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
13 de abril de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (v. 12).

Estamos examinando conselhos que, se seguidos com humildade, redundam em uma vida de paz e de bem-estar. Cada capítulo deve ser estudado com minuciosa atenção, pois cada versículo traz uma reflexão diferente e de particular importância para a construção do caráter cristão. Portanto, não se contente com um estudo rápido e descuidado, mas procure absorver palavra por palavra clamando ao SENHOR que o ajude a compreendê-las e a viver os Seus sábios ensinamentos.

O capítulo de hoje inicia com a mulher sábia. Dizem as Escrituras: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derriba” (v. 1). Quando paramos para pensar em quantos avanços as mulheres conquistaram na sociedade, percebemos que temos sido voz ativa em todo lugar. Na coletividade, a mulher galgou degraus que dantes eram considerados improváveis. E isto nos concedeu direitos e deveres que também não faziam parte do nosso universo feminino. Porém, nem toda mudança produz somente pontos positivos. Com a modernidade e com o capitalismo desenfreado, o homem deixou de ser o único provedor da casa, passando a dividir com a mulher este encargo. Mães têm feito um esforço descomunal para desempenhar seu papel dentro e fora do lar. Outras têm deixado a cargo de babás, de avós ou de familiares a responsabilidade de educar os filhos que Deus lhes confiou. Longe de ser um discurso contra a mulher que trabalha fora, a Bíblia apresenta qual deve ser a sua prioridade: a família.

Estamos diante de uma sociedade banalizada e praticamente destituída do que seja fazer diferença entre o certo e o errado. A voz da insensatez tem falado mais alto e o resultado inevitável é a destruição. Muitos têm seguido pelo caminho que lhes parece justo. Caminho largo (Mateus 7:13) que aparenta ser bom porque a maioria segue por ele. Aí é onde entra o papel dos pais. O de orientar e instruir os filhos a serem prudentes e atentarem “para os seus passos” (v. 15), serem cautelosos e se desviar do mal (v. 16). Pois uma mãe sábia que instrui seus filhos os edifica para serem árvores que florescem (v. 11) e dão bons frutos (Salmo 1:3). E um pai temente a Deus “é refúgio para os seus filhos” (v. 26).

A paz que tanto é aclamada pelo mundo seria alcançada se tão-somente começasse dentro de cada lar. A pobreza que tanto causa tristeza seria amenizada se não fôssemos tão egoístas dentro de nossa própria casa. A injustiça que tanto causa revolta seria evitada se a justiça fosse uma regra de ouro em cada família. Amadas mulheres, o SENHOR nos faz um apelo hoje. O de sermos exatamente o que Ele nos chamou para ser: mulheres sábias que constroem suas casas sobre firme fundamento (Mateus 7:24). Homens, Deus vos chama para o sacerdócio do lar, imprimindo o temor do SENHOR no coração de seus filhos. Escolha fazer a diferença, mesmo que o sistema deste mundo diga que você deve permanecer onde está. “Amor e fidelidade haverá para os que planejam o bem” (v. 22).

Continua…

Bom dia, mães sábias e pais tementes a Deus!

Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #Provérbios14


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: