Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 13 COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Maria Eduarda
12 de abril de 2017, 0:45
Filed under: Sem categoria

PROVÉRBIOS 13 – Ao levantar-se bem de manhã (melhor de madrugada) para ler, meditar e absorver na alma as pepitas de sabedoria do livro de Provérbios, enriquecemos nossa vida e orientamos nosso coração a uma vida de grandes realizações.

Esse livro de apenas 31 capítulos abrange todos os assuntos de forma clara, sucinta e prática. Falando sobre este preciosíssimo livro, Ellen G. White destacou:

“Seus princípios de diligência, honestidade, economia, temperança e pureza, são o segredo do verdadeiro êxito. Esses princípios, como o livro de Provérbios apresenta, constituem um tesouro de sabedoria prática”.

Merrill F. Unger afirma que Provérbios, “é uma biblioteca de instrução moral e espiritual para os jovens, com o intuito de garantir uma vida piedosa e feliz e a recompensa da vida futura”. Portanto, quanto mais tempo passarmos estudando estas sínteses de sabedoria, estaremos investindo em nosso futuro.

No capítulo em apreço, podemos destacar os seguintes pontos:

1. A vida disciplinada não é regida pelas circunstâncias, mas pelos princípios de sabedoria em todas as situações, sejam elas favoráveis ou conspiratórias; porém, o viver, falar e agir disciplinadamente começam no lar. O lar que não tem disciplina gera filhos para o fracasso, sem amor e sem pudor (vs. 1-3).

2. Ser disciplinado no trabalho é essencial para o sucesso. Sem disciplina não existe crescimento tampouco pode haver promoção ao acomodado, que faz o mínimo, fraudulento; somente para o dedicado, esforçado, íntegro e proativo (vs. 4-8).

3. Aqueles que se dedicam a aplicar os princípios divinos em seu coração, a tal ponto de refletir cada um deles em todas as suas ações, não serão frustrados; todavia, quem confia em sua suposta sabedoria, enfrentará sérias consequências (vs. 9-16).

4. Quem aceita a correção e a disciplina do sábio que vem do Senhor será recompensado e honrado; entretanto, quem se recusa a aceitar orientações divinas, verão as desgraças de suas próprias decisões ingênuas (vs. 17-22).

5. Os pobres e os ricos, os filhos e os pais e, os ambiciosos e insatisfeitos, todos precisam ser corrigidos a fim de amadurecer o caráter e não deixá-lo apodrecer na injustiça, no pecado e na imoralidade (vs. 23-25).

Todos nós que somos atacados pelos pecados de todos os lados, precisamos deixar-nos influenciar pelos princípios de sabedoria de Provérbios!

Sejamos sábios! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: