Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 9 #RPSP Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
8 de abril de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas” (v. 1).

O conflito que envolve a humanidade é descrito como uma batalha entre o bem e o mal, envolvendo a descendência da mulher (Apocalipse 12:17) e os seguidores da meretriz (Apocalipse 17:1-2). E, de uma forma ilustrativa, Salomão também faz uso da figura de duas mulheres. A primeira, representa o atributo divino: “A Sabedoria edificou a sua casa”. Já a segunda, representa a insensatez: “A loucura é mulher apaixonada, é ignorante e não sabe de coisa alguma” (v. 13).

Diante de tal comparação, podemos discernir perfeitamente a diferença entre os dois convites. A mulher sábia, além de edificar a sua casa (Pv. 14:1), o faz com perfeição (“… lavrou as suas SETE colunas“). A sua casa é bem firmada . Ela mesma prepara o banquete e pede às criadas que transmitam o seu convite: “Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que misturei” (v. 5). Ela convida para um banquete especial, onde não pode haver insensatos (v. 6) e nem escarnecedores (v. 7). Já a mulher-loucura é completamente ignorante em seus desígnios e não tem o que oferecer, a não ser o maligno convite: “As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é agradável” (v. 17).

Mulher, em profecia, significa igreja. Cristo faz um convite especial à última mulher (igreja) profética: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo” (Apocalipse 3:20). Jesus tem um banquete a nos oferecer, e para isto Ele nos deixou a missão de servos para proclamar este convite de graça. Enquanto isso, o inimigo das almas, usando uma meretriz sentada “à porta de sua casa” (v. 14), uma “grande meretriz que se acha sentada” (Apocalipse 17:1), divulga as suas mentiras tentando “enganar, se possível, os próprios eleitos” (Mateus 24:24).

Amados, está perto o Dia em que se cumprirá o verso 12: “Se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás“. Como também está escrito: “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se” (Apocalipse 22:11). O banquete do SENHOR nos conduz à vida (v. 11). O banquete das iguarias de Babilônia (Leia Daniel 1:8), conduz à morte (v. 18). Aceite, agora, a sabedoria de Deus, que te diz: “Fugi do meio da Babilônia, e cada um salve a sua vida; não pereçais na sua maldade; porque é tempo da vingança do SENHOR: Ele lhe dará a sua paga” (Jeremias 51:6).

Bom dia, sábios do SENHOR!

Desafio do dia: Seja um servo fiel de Cristo e siga as Suas ordens: “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (João 15:17). E espalharemos com poder as boas-novas da salvação! Peça perdão. Faça o bem. Viva o amor! Eis a prática da sabedoria.

Rosana Garcia Barros 

#PrimeiroDeus  #Provérbios9


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: