Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 8 #RPSP Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
7 de abril de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza” (v. 14).

Estudando o antigo testamento temos escavado verdadeiros tesouros e descoberto verdades que com certeza têm transformado a nossa vida e a nossa maneira de pensar. Ao estudarmos a Sua Palavra, o SENHOR nos convida a uma expedição arqueológica explorando minuciosamente cada capítulo na intenção de encontrarmos as mais belas e preciosas descobertas. Não há nada encoberto que Deus não possa revelar a todo aquele que O ama e que busca nEle a sabedoria.

A declaração do verso 14 nos dá a impressão de que uma pessoa está falando e não mais uma ilustração da sabedoria. Não faria sentido a sabedoria dizer que ela é a verdadeira sabedoria e nem o próprio Salomão declarar ser ele mesmo o entendimento. Mas, a afirmação central do verso merece destaque: “EU SOU o Entendimento”. Quem Se declara o próprio EU SOU?

“… se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24).

Jesus Cristo, o Verbo e o EU SOU, Ele é a Fonte de toda a sabedoria e de todo o entendimento.

Cristo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). A sabedoria proclama a verdade, concede a felicidade aos que seguem seus caminhos (v. 32) e conduz à vida (v. 35). A sabedoria é eterna (v. 23), assim como Cristo é eterno. E tudo isto é colocado à nossa disposição se tão-somente pedirmos (Tiago 1:5). O apóstolo Paulo descreveu a verdadeira sabedoria, e como encontrá-la: “mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória… mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus” (I Coríntios 2:7 e 10). Vocês compreendem o poder desta mensagem? A sabedoria de Deus era um mistério antes de ser revelada em Cristo. E a revelação de Jesus Cristo só pode ser entendida através do Espírito Santo.

Porque “as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus” (I Coríntios 2:11). Ou seja, quem não tem o Espírito de Deus não possui sabedoria, e, consequentemente, não tem a verdade, anda sem direção e não tem a vida. Porém, todo aquele que é espiritual possui “a mente de Cristo” (I Coríntios 2:16). Quer uma sabedoria mais privilegiada do que esta?

Não existe!

A excelência da sabedoria está em seguir os passos de Jesus e a eternidade está em perseverar neste propósito até o fim (Mateus 24:13). E isto só será possível mediante a orientação do Espírito Santo. Atenda , hoje (Hebreus 3:15), à voz do Espírito: “Feliz o homem que Me dá ouvidos” (v. 34) e alcançarás o “favor do SENHOR” (v. 35). Persevere em estudar a Sua Palavra e acharás a vida (v. 35).

Bom dia, guiados pelo Espírito Santo!

Desafio do dia: Compartilhe com amigos e familiares o que você tem aprendido no estudo da Bíblia. Quanto mais você compartilhar, mais sabedoria o Espírito Santo lhe dará.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus  #Provérbios8

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: