Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 7  #RPSP  Comentário Rosana Barros  by Ivan Barros
6 de abril de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Não se desvie o teu coração para os caminhos dela, e não andes perdido nas suas veredas” (v. 25).

De uma maneira assinalada e insistente, o sábio faz menção do perigo do adultério e da lascívia. As palavras de apelo que introduzem este capítulo (v. 1-4) são conselhos tão preciosos em sabedoria, que, se seguidos, evitariam a queda de muitos lares que hoje se encontram em ruínas. Notem que o discurso da mulher adúltera é disfarçado com romance (v. 11 e 13), com religiosidade (v. 14) e com a promessa de que o jovem insensato (v. 7) não será descoberto (v. 19). Apesar da tentação não ser pecado, ela é como um ímã que atrai para o mau caminho. Quando há resistência à tentação, não há consumação do pecado. O inimigo é o tentador, por isso que a Bíblia nos diz: “… resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).

Não poderia haver exemplo mais apropriado de um jovem que resistiu a este tipo de tentação do que o exemplo de José. Levado para o Egito como escravo, logo se destacou na casa de seu senhor, e sob os olhares da esposa de Potifar, José procurava ser fiel aos princípios adquiridos na casa de seu pai. Percebe a importância da educação do lar? Então, “a esposa de seu senhor esforçou-se por seduzir o jovem a transgredir a lei de Deus… José bem sabia qual seria a consequência da resistência. De um lado estavam o encobrimento, os favores e as recompensas; do outro a desgraça, a prisão, a morte talvez… A resposta de José revela o poder do princípio religioso. Ele não trairia a confiança de seu senhor na Terra, e, quaisquer que fossem as consequências, seria fiel ao seu SENHOR no Céu” (Patriarcas e Profetas, p. 148-149).

Com a firmeza de um jovem submisso a Deus, José declarou: “Como pois faria eu este tamanho mal, e pecaria contra Deus?” (Gênesis 39:9). Lembrando que José estava longe da vista dos pais, Potifar estava viajando e ele poderia ganhar muitos privilégios se tão-somente cedesse aos encantos daquela vil mulher. Ele escolheu andar perante Deus e perante os homens na luz do dia. Rejeitou os prazeres da “escuridão da noite, nas trevas” (v. 9). O que é realizado às ocultas pode ser encoberto diante das pessoas, mas jamais o é diante do Deus que tudo vê. Mas a motivação de José não teve que ver com o medo de ser descoberto, mas com o amor que devotava ao SENHOR. Potifar bem sabia que José não tinha culpa naquela situação, por isso não o entregou à morte, e sim à prisão.

Amados, fomos chamados para ser nada menos do que santos (I Pedro 1:16), separados para um propósito específico, que é o de mostrar ao mundo que há sim a possibilidade de ser fiel em meio à infidelidade, ainda que as consequências aqui nos sejam desfavoráveis. Estamos vivendo em um tempo onde o que era imoral tornou-se relativo. E onde o que era praticado às escuras, já pode ser visto em plena luz do dia. E o único meio de nos mantermos incólumes é escrevendo a Palavra do SENHOR e os Seus mandamentos na tábua do nosso coração (v. 3). Não permita que a maldita “flecha lhe atravesse o coração” (v. 23). Que as tuas vestes não sejam vestes de prostituição (v. 10) e nem o teu espírito inquieto (v. 11), mas que estejas, à cada dia, revestido de um “incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus” (I Pedro 3:4). E assim como José foi da prisão ao palácio, em breve, o SENHOR nos transportará de uma vez por todas do império das trevas para “o Reino do Filho do Seu amor” (Colossenses 1:13).

Bom dia, fiéis servos do SENHOR!

Desafio do dia: Leia o capítulo “José no Egito”, do livro “Patriarcas e Profetas”.

Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus  #Provérbios7

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: