Reavivados por Sua Palavra


2 Reis 7 – Comentários selecionados by jquimelli
26 de maio de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

1 Ouvi a palavra do SENHOR. Deve-se notar que a divisão entre os caps. 6 e 7 é aleatória. Uma divisão adequada deveria ocorrer em 2 Reis 6:24, onde começa a narrativa atual. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 981-982.

alqueire. Do heb. se’ah, “medida” (ARC). … O se’ah era aproximadamente 6,4 litros. CBASD, vol. 2, p. 982.

um alqueire de flor de farinha por um siclo. Este era cerca do dobro do custo normal da farinha, mas era uma melhoria fundamental. Bíblia de Estudo NVI Vida.

A quantia de dinheiro que, durante a fome, comprava um pouco do produto mais barato e mais simples, apenas para manter a vida, no dia seguinte compraria 120 vezes mais da melhor farinha. CBASD, vol. 2, p. 982.

2 Poderia suceder isso? A descrença, a ausência de fé, não somente é um grande pecado contra Deus, mas também priva indivíduos e nações das bênçãos que Deus lhes deseja outorgar. … Nm 13.25-14.38 mostra-nos o povo de Israel forçado a errar quarenta anos no deserto por causa de idêntico pecado (Hb 3.16-19; Mt 13.58). Bíblia Shedd.

A incredulidade do homem não pode impedir a realização dos propósitos de Deus, mas exclui o incrédulo, que perece em meio à abundância. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento. F. B. Meyer.

Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu. Estas palavras do capitão auxiliar do rei são cínicas e desafiam a predição de Eliseu. Andrews Study Bible.

Muita vezes nos preocupamos com problemas quando deveríamos buscar por oportunidades. em vez de focar no lado negativo, desenvolva uma atitude de expectativa. Dizer que Deus não pode resgatar alguém ou que uma situação é impossível demonstra falta de fé. Life Application Study Bible Kingsway.

3 Para que estaremos nós aqui…? Em tempos de abastança, o povo da cidade fornecia alimentação aos leprosos. No entanto, nessa situação, devido à fome, ninguém lhes trazia alimento e eles também sofriam. CBASD, vol. 2, p. 982.

6 reis dos hititas. Reis de pequenas cidades-estado governadas por dinastias de origem hitita, que tinham surgido no norte de Arã [Síria] depois da queda do Império Heteu em c. 1200 a.C [onde hoje é Anatolia, Turquia] . Bíblia de Estudo NVI Vida.

Eles estavam frequentemente em guerra com o siros. Andrews Study Bible.

reis dos egípcios. Era a época da 22ª dinastia do Egito… O Egito era governado pela dinastia dos reis líbios. CBASD, vol. 2, p. 983.

7 Pelo que se levantaram, e fugiram (ARC). O quadro é de fuga precipitada. Crendo que estavam cercados por inimigos de todos os lados, os siros correram do acampamento, cada um pensando somente em sua segurança. Tudo foi deixado para trás. CBASD, vol. 2, p. 983.

9 Estes leprosos tinham recebido riquezas acima de todas as suas mais ambiciosas expectativas, sem nenhum merecimento ou esforço. Aquelas riquezas era suficientes para abastecer o povo inteiro, como se vê no versículo 16. Era, portanto, um dia de boas novas e esconder aqueles boas novas seria uma grande maldade. De igual modo quem recebe a salvação eterna, a qual vem da graça de Deus e não do merecimento das obras humanas (Ef 2.8-10), tem grande responsabilidade de espalhar essa boa nova (Mc 16.15: “Pregai o evangelho a toda criatura”). A melhor pregação é ter vidas frutíferas segundo a boa vontade divina, Ef 2.10. Bíblia Shedd.

12 Agora, eu vos direi o que é que os siros nos fizeram. A incredulidade de Jorão levou-o a concluir que o relatório dos quatro leprosos fazia parte de uma estrategia de guerra dos arameus e não o cumprimento da profecia de Eliseu. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Deus foi bondoso e manteve Sua palavra, mas o rei se recusava a a reconhecer. Sua natureza má e desconfiada o impedia de perceber que os horrores do cerco terminariam e que bênçãos nunca sonhadas foram dadas a todos os que creram. CBASD, vol. 2, p. 983.

13 um dos servos. O servo mostrou mais sabedoria que o rei. Sua reação foi a de alguém que possuía dé e bom senso. CBASD, vol. 2, p. 983.

16 segundo a palavra do SENHOR. Sob qualquer circunstância, vale a pena conhecer a palavra de Deus. Essa palavra é sempre verdadeira. O que Deus diz certamente acontecerá. Quem confia em Deus pode andar por caminho completamente seguro. CBASD, vol. 2, p. 983-984.

18 Assim se cumpriu. Homens santos de Deus [como Elias e Eliseu] viviam a vida e o amor de Deus diante de seus companheiros e, como consequência, um novo espírito e uma nova esperança voltaram aos seres humanos. Uma vez mais a paz e a justiça do Céu passaram a ser vistas entre as pessoas na Terra. A obra de Eliseu não foi em vão. CBASD, vol. 2, p. 984.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: