Filed under: Sem categoria
#rpSp #2Reis6
“Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (v. 16).
Hoje tudo começa com uma situação aparentemente simples e termina com uma humanamente impossível de se resolver. Deus se preocupa com tudo o que nos diz respeito. O desejo do SENHOR é o de atender a todas as nossas necessidades. Ele se compadece de nossos problemas, quer sejam simples, quer sejam de elevada complexidade. Fazer um machado boiar ou cegar todo um exército são ambas ações de um Deus que não se cansa de mostrar o quanto nos ama.
Nossos pecados e nossas imperfeições, por vezes, nos fazem afundar como aquele machado. E nos sentimos tão pesados como um pedaço de ferro. Pensamos que seria impossível nos livrar de tão grande peso. Mas assim como Eliseu usou um pedaço de pau (v. 6) como instrumento no milagre da flutuação do machado, Jesus tomou sobre Si uma cruz e a tornou instrumento que retira de nós toda a culpa, todo o pecado, toda a imperfeição, e nos faz flutuar. Porque o Seu jugo é suave e o Seu fardo é leve (Mateus 11:30).
Eliseu, apesar da rebeldia de Jorão, rei de Israel, seguia em cumprir o ASSIM DIZ O SENHOR. E antes que o inimigo conseguisse se aproximar, o profeta avisava e assim livrava Israel de guerras desnecessárias. Mas agora o exército sírio não marchava mais com o objetivo de atacar Israel, mas sim de capturar Eliseu. A cidade de Dotã foi cercada. Eliseu permanecia calmo e confiante. Mas como? Porque o profeta enxergava o que ninguém mais conseguia ver. Só que o seu moço, em desespero, exclamou: “Ai! Meu senhor! Que faremos?” (v. 15).
Enquanto Eliseu contemplava o poder de Deus, o moço olhava para o arregimentado exército inimigo.
Quantas vezes deixamos de contemplar o sobrenatural porque insistimos em fixar os olhos nos dissabores da vida. Precisamos acreditar que mais são os que estão conosco do que todos os nossos problemas ou inimigos juntos. Vamos relembrar algumas situações aparentemente desvantajosas? 1-Noé e sua família X todo o mundo que deles zombava. Que lado entrou na arca? 2-Davi X Golias. Quem venceu?
3-Josué e homens com trombetas X muros intransponíveis e exército bem armado. Que lado foi vitorioso?
4-E o que falar de hoje? Eliseu X um exército inimigo. Já lemos o que aconteceu e que história maravilhosa sobre a vontade do SENHOR em nos revelar o que nossa cegueira espiritual nos impede de ver.
A cegueira daqueles homens do exército sírio representava a cegueira espiritual de Israel. Governados por um rei que escondia seus pecados por dentro das vestes reais (v. 30), o povo chegou à degradação de devorar uns aos outros (v. 29).
Meus irmãos, assim como o SENHOR desejava realizar um grande milagre no meio de Israel, Ele deseja realizar no meio de Seu povo hoje. Podemos estar cegos sem nem ao menos perceber. A cegueira nos leva à fome espiritual, e a fome nos leva a desejarmos nos alimentar do que é abominável ao SENHOR. Por debaixo de vestes de santidade pode haver “pano de saco” (v. 30) de maldade. Quanto mais longe busquemos estar dos olhos do SENHOR, mais nossos olhos cegarão. E quanto mais deixemos de nos alimentar de Sua Palavra, mais fome sentiremos do que alimenta nossa natureza pecaminosa.
O exame da Palavra do SENHOR tem nos reavivado poderosamente a cada dia. A Bíblia é o colírio e o alimento que precisamos para que possamos ver e nos sentirmos saciados.
Quando confiamos em Deus, Ele deixa nossos pecados nas profundezas e nos faz flutuar em águas tranquilas.
Quando confiamos em Deus, Ele abre os nossos olhos para que possamos ver o sobrenatural.
Quando confiamos em Deus, Ele sacia a nossa fome com o Pão do Céu (Leiam João 6:35). Lembrem-se: antes do milagre, vem sempre a confiança!
“Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nEle confia” (Salmo 34:8).
Bom dia, confiantes no poder de Deus!
*Leiam #2Reis 6
Rosana Garcia Barros
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Muito proveitosa esta reflexão
Comentário por JORGE CONCEIÇÃO SANTOS 25 de maio de 2016 @ 8:34