Reavivados por Sua Palavra


1 Reis 10 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
7 de maio de 2016, 0:40
Filed under: Sem categoria

#rpS p #1Reis10

“Todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração” (v. 24).

A rainha de Sabá foi em busca da sabedoria aclamada pelos homens e retornou com a certeza de que era uma sabedoria divina. A Bíblia diz que a rainha “ficou como fora de si” (v. 5). Todas as suas “perguntas difíceis” (v. 1) foram respondidas com facilidade (v. 3). A fama que ela havia ouvido falar era real, e sobrepujava todas as palavras (v. 7). O rei Salomão fazia jus à sua reputação.
O que nos diz que o testemunho pessoal tem a força e o alcance que palavras não conseguem atingir. Uma coisa é ouvir falar de, outra é conhecer pessoalmente.
Uma pessoa que se diz cristã pode ter palavras bonitas a oferecer. Um cristão genuíno tem uma vida que fala mais do que palavras. Compreendem a diferença? Uma coisa é dizer que conhece a Cristo, outra é conhecê-lO de verdade. Quando, de fato, experimentamos a intimidade do SENHOR, nossa vida se torna uma declaração de que Deus é Deus! E isto não vem de méritos próprios, mas do que o SENHOR coloca no coração (v. 24).
Agora observem comigo quatro coisas que Deus havia dito que não houvesse na vida do rei, e que aconteceu no reinado de Salomão: não multiplicar cavalos; não voltar ao Egito; não multiplicar, para si, mulheres; não multiplicar, para si, prata ou ouro (Deuteronômio 17:16-17).
Nossa, Salomão foi contrário a tudo o que Deus tinha dito que não acontecesse! Ele multiplicou cavalos que vinham do Egito (v. 28 ); multiplicou carros que vinham do Egito (v. 29); sua primeira esposa foi a filha de Faraó, a qual recebeu o seu próprio palácio (1 Reis 7:8); acumulou riquezas que excediam qualquer outro rei no mundo (v. 23).
Então Salomão fez tudo o que não deveria ter feito? Infelizmente, sim. E suas escolhas erradas o levaram ao resultado desastroso que veremos no capítulo de amanhã.
Como pode, pois, Deus ter usado Salomão para manifestar a Sua glória?
Meus amados, permitam-me fazer uma grande e terrível revelação: não há na face da Terra quem pratique o bem! E eu concluí isso sozinha, foi? Não, a Bíblia que nos diz: “Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque” (Eclesiastes 7:20). E sabem quem escreveu isso? O próprio Salomão.
Mas para todo aquele que possui coração sincero, o SENHOR, no Seu devido tempo, corrige como um pai corrige seu filho. A disciplina do SENHOR é salvação para os retos de coração!
Portanto, irmãos, somos TODOS pecadores, estamos TODOS sob a mesma condição. E precisamos lembrar que existe um adversário que é real e anda ao nosso redor “como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8). Satanás se aproveitou dos desvios de Salomão para levá-lo à idolatria. Ele sabe quem são aqueles que têm muito a oferecer à causa de Deus, e a estes, ele observa com toda atenção procurando motivo pelo qual possa derrubá-los. O conselho de Pedro no início do mesmo verso que vimos agora, é: “Sede sóbrios e vigilantes”! Nossa mente deve estar limpa das influências que nos cercam e, ao mesmo tempo, atenta a tudo. Deus nos fez para sermos bênção para o mundo, e não maldição. Até ali, a sabedoria que Deus havia colocado no coração de Salomão tinha superado tudo o mais (v. 8). Entretanto, seus pecados o fizeram desviar-se do foco.
O desejo do SENHOR é o de brilhar a Sua luz em nós. Sobre isso Salomão também escreveu: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4:18). Quando permitimos que Deus nos revista de Sua justiça, e não nos desviamos de Seus caminhos, Ele vai aumentando nossa luz à medida que avançamos em nossa jornada diária. Cada dia em comunhão com o Céu recarrega nossa “bateria espiritual”, pois estamos em contato direto com a Fonte.
Somos falhos e miseráveis, mas, nas mãos de Deus somos luz do mundo (Mateus 5:14). Não somos dignos de aplauso e nem de fama alguma. Cristo em nós, eis o que deve ser visto e admirado!
As pessoas não iam ter com Salomão para conferir os seus tesouros e nem para admirar a quantidade de mulheres lindas que tinha como esposas. “Todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração” (v. 24).
O mundo não tem sede de ver o que você tem, o mundo tem sede de ver Deus em você! E Deus procura homens e mulheres cujo desejo de ter o coração governado por Ele sobrepuje o desejo de governar a própria vida.
Salomão fez um trono magnífico para ele (v. 18-20), enquanto, aos poucos, ia retirando Deus do trono do seu coração. Que no trono do Teu e do meu viver só tenha lugar para Um: Deus.
Que o SENHOR reine soberano em nossa vida, e assim seremos Suas testemunhas, mostrando ao mundo não a nossa própria natureza, mas a revelação de Jesus Cristo!

Bom dia e um feliz sábado, luzes do SENHOR!

*Leiam #1Reis 10

Rosana Garcia Barros


4 Comentários so far
Deixe um comentário

AMEM QUE DEUS ESTEJA SEMPRE NO MEU CORAÇAO FELIZ SABADO

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

Louvado seja Deus. Bom dia

Comentário por Fernanda

… Muito bom este RESUMO.
Parabéns, continue deixando Deus lhe usar.
Boa nt.

Comentário por Robson

Que estudo lindo

Comentário por Jones




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: