Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 40 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
4 de maio de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Diante de um capítulo tão rico em detalhes e de uma visão sobre algo que para Israel era tão familiar, a descrição do templo parece soar para nós como uma interminável repetição de compartimentos e medidas. Ezequiel viu uma figura peculiar que tinha nas mãos instrumentos para medição de curtas e longas distâncias. O profeta pôde visualizar o templo com a precisão exata de suas dimensões, seguindo a orientação daquele ser luminoso: “Filho do homem, vê com os próprios olhos, ouve com os próprios ouvidos; e põe no coração tudo quanto eu te mostrar, porque para isso foste trazido para aqui; anuncia, pois, à casa de Israel tudo quanto estás vendo” (v.4).

Como João no livro de Apocalipse, logo após a destruição definitiva dos ímpios, Gogue e Magogue, teve a visão de um lugar planejado (Ap.21:10), assim também Ezequiel, após a profecia contra Gogue, viu o templo do Senhor. Meticulosamente, cada parte do templo lhe foi apresentada conforme media o homem com “um cordel de linho e uma cana de medir” (v.3). Era o “Arquiteto e Edificador” (Hb.11:10) colocando em cada parte daquele lugar as Suas perfeitas medidas. “Cada câmara” (v.7), cada “espaço em frente das câmaras” (v.12) e cada detalhe do templo apontava para a aliança eterna do Senhor com o Seu povo. Mas, enquanto Ezequiel viu a figura, João viu o verdadeiro, “a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus” (Ap.21:10).

O texto de hoje também aponta para um juízo sobre a casa de Israel, mais precisamente sobre os sacerdotes. Os instrumentos de medir simbolizam isso. Haveria um juízo e ele havia de começar pelos líderes do povo. Quando Jesus esteve na Terra, deixou bem claro, em Sua própria experiência, qual seria o dever e a responsabilidade dos líderes religiosos. Encontrou, contudo, em sua maioria, homens cheios de si, orgulhosos e com fortes motivações de ganância e de poder. Por fora, eram impecavelmente polidos. Mas, por dentro, estavam “cheios de hipocrisia e de iniquidade” (Mt.23:28). O apóstolo Pedro também fez referência ao juízo como sendo algo preliminar de um grupo específico: “Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada” (1Pe.4:17).

Amados, um dia, todos compareceremos “perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (1Co.5:10). Entretanto, há um julgamento em andamento hoje. Há um cordão de linho e uma vara de medir sendo utilizados no meio do povo de Deus, do maior para o menor. Nada fica velado diante dAquele que sonda os corações. E todos nós, ministros e leigos, precisamos reavaliar a nossa vida, as nossas prioridades e guardar no coração tudo quanto o Senhor nos tem revelado em Sua Palavra.

Há uma necessidade urgente de homens e mulheres que sejam tão fiéis ao Senhor quanto as medidas do templo. Um povo que, com uma visão espiritual crescente, revele ao mundo a face do genuíno amor: “do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo” (2Co.4:6). Com insistente e perseverante súplica, oremos pela manifestação do poder do Espírito Santo em nossa vida e para que façamos parte do povo que se esconde na perfeita estatura de Cristo Jesus.

Pai, como necessitamos do Espírito Santo, com Seu cordel de linho e vara de medir, nos exortando, disciplinando e purificando! A Tua Palavra diz que “muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão” (Dn.12:10). Queremos a sabedoria que vem de Ti e a pedimos pela fé e no nome de Jesus Cristo! Senhor, ajusta a nossa vida conforme a perfeita medida do caráter de Teu Primogênito! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, casa de Deus!

Rosana Garcia Barros

#Ezequiel40 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Muito bom! Feliz sábado!

Comentário por Silvio Fernandes




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.