Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 20 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
23 de abril de 2016, 0:40
Filed under: Sem categoria

‪#‎rpSp‬ ‪#‎2Samuel20‬

"Eu sou uma das pacíficas e das fiéis em Israel; e tu procuras destruir uma cidade e uma mãe em Israel; porque, pois, devorarias a herança do SENHOR?" (v. 19).

A rebelião de Seba provocou novamente a divisão entre o povo. A sua provocação foi uma declaração de guerra.
Mas o assassinato cometido por Joabe contra Amasa, esse sim seria digno de plantão de polícia. Que frieza a do comandante do exército de Davi! Ele se aproximou de Amasa como um amigo: "Vai bem, meu irmão? E, com a mão direita, lhe pegou a barba, para o beijar" (v. 9). No mesmo instante desferiu o golpe da morte. A cena sangrenta era tão horrível, que chamava a atenção de todo o povo que ia passando. A Bíblia diz que um moço teve que tirar o corpo do caminho e cobri-lo, "porque via que todo aquele que chegava a ele parava" (v. 12).

Percebemos no capítulo de hoje duas coisas que Deus aborrece e uma que Ele abomina. Joabe agiu traiçoeiramente, usando de "língua mentirosa" (Provérbios 6:17) quando fingiu falar ao coração de Amasa. E também tramou um projeto iníquo, levando-o à cabo (Provérbios 6:18).
Essas são duas coisas que o SENHOR aborrece. E a que Ele abomina? Esta foi praticada por Seba. A Palavra o intitula de filho de Belial, e daí já percebemos que o indivíduo não era boa peça. No final do verso um, ele diz: "Não fazemos parte de Davi… cada um para suas tendas, ó Israel". ABOMINAÇÃO: "o que semeia contendas entre irmãos" (Provérbios 6:19).
Quer dizer que Deus considera os demais pecados como mais leves? Não, amados. Quer dizer que quando ousamos nos colocar no lugar de Deus, declaramos estar contra Deus e em favor daquele que desejou usurpar o trono do SENHOR (Isaías 14:14). A Deus, e somente a Deus cabe o julgamento. "Porque o SENHOR é o nosso Juiz" (Isaías 33:22). O nosso papel e missão neste mundo, é amar!
Estamos vivendo em um mundo apático. É incrível a indiferença e a insensibilidade do ser humano de hoje! Como Israel, as pessoas têm prazer em contemplar a desgraça alheia. Os noticiários sensacionalistas são os mais assistidos. Ganha em ibope aquele que mostrar mais sangue. Gente, que horrível!
Mas o fato de termos prazer em colocar uma pessoa contra a outra é tão pior quanto. Quem tal mal comete não faz ideia do que seja o amor de Deus. Por isso que Seba era considerado filho de Belial, e por isso que Deus ABOMINA tal atitude. Porque quando Satanás colocou esse mal em prática, roubou do Céu terça parte dos anjos (Apocalipse 12:4). Ou seja, é um mal que pode se tornar irreversível, assim como o foi com seres criados perfeitos (Ezequiel 28:15).
A insensibilidade, a falta de compaixão, nos torna tão piores do que aqueles que derramam sangue.
A sedução do inimigo é como a abordagem de Joabe. Ele se apresenta como um amigo, para no fim desferir o seu golpe de morte. Vocês já pensaram se Satanás se apresentasse assim: —Olá, eu sou o diabo e vim destruir a sua vida?
Quem, em sã consciência, iria segui-lo?
Portanto, a estratégia maligna de Satanás JAMAIS pode ser vista na vida de um cristão. Chamar o outro de irmão ao mesmo tempo em que lhe apunhá -la é, no mínimo, uma demonstração de uma vida desprovida de amor.
O SENHOR nos convida a sermos como aquela mulher corajosa que ergueu a voz como uma pacificadora em favor de seu povo (v. 19). Que nossas vozes sejam erguidas em favor de nossos irmãos, e não para destruí-los, pois esta é a missão do inimigo (João 10:10 pp).
Que nossos olhos não estejam voltados para contemplar o mal, mas que dele nos desviemos (Isaías 33:15).
Então, nossos olhos "verão o Rei na Sua formosura, verão a terra que se estende até longe" (Isaías 33:17).
Sejamos fiéis agentes da paz (Romanos 12:18)!

Feliz sábado, contempladores do bem, praticantes do AMOR, fiéis do SENHOR, agentes da paz!

*Leiam ‪#‎2Samuel‬ 20

Rosana Garcia Barros


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Amém! O Senhor Jesus Cristo nos livrará de praticar essa iniquidade.

Comentário por Marlene Carvalho




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: