Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 16 – Comentário Rosana Barros by jquimelli
19 de abril de 2016, 0:40
Filed under: Sem categoria

‪#‎rpSp‬ ‪#‎2Samuel16‬

“O rei e todo o povo que ia com ele chegaram exaustos ao Jordão e ali descansaram” (v. 14).

Mentira, desconfiança, maldição, ira, vingança, traição e lascívia. Tudo isso em um só capítulo da Bíblia. Quatro histórias curtas, mas com grandes consequências que afetariam a nação de Israel para sempre.
No capítulo de hoje vimos a sabedoria de Davi diante dos constantes insultos e lesão corporal de Simei. O rei e todos que com ele estavam tiveram que fazer uma viagem a base de pedradas, chuva de areia e ao som de uma trilha sonora maldita. Incrível como Davi suportou aquilo. Possivelmente ele tenha recebido aquelas palavras como confirmação ao que ele mesmo sentia. Sabia que tudo o que estava colhendo era fruto do que ele mesmo havia plantado. Seu relacionamento com Deus não dependia de ter sempre uma vida de regalos e de conquistas. Davi não servia a Deus para receber recompensas. Como Jó, no sofrimento continuava adorando ao SENHOR: “O SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!” (Jó 1:21). Davi reconhecia a sua condição pecaminosa e confiava plenamente no perdão e na misericórdia divina: “Talvez o SENHOR olhará para a minha aflição e o SENHOR me pagará com bem a sua maldição deste dia” (v. 12). O talvez de Davi era como se ele dissesse:

—Se o SENHOR quiser transformar esta maldição em bênção, ótimo. Se não, continuarei confiando nEle.

Vimos também o que acontece com um governo conquistado sem escrúpulo algum. A estupidez de Absalão em dar ouvidos a Aitofel, como se fosse “uma resposta de Deus” (v. 23), foi a ofensa mais grave que ele poderia ter feito. Ele declarou diante de todo o Israel, com cenas lascivas e sem pudor, que Davi estava morto. Assim como havia mandado matar Amnom, seu irmão, não hesitaria em fazer o mesmo com seu pai.
Davi estava cercado de hipocrisia. Ziba, Husai, Aitofel, fora os que também os acompanhavam.
Por isso que se tornou fácil ignorar ofensas humanas, pois a sua confiança não estava depositada neles, mas em Deus.
Precisamos desesperadamente desta confiança. E ela pode ser chamada por uma palavra composta de apenas duas letras: FÉ.
Isto quer dizer que nunca posso confiar em ninguém? Não é isso, amados. Quer dizer que toda a nossa vida, angústias, temores, problemas, alegrias devem ser confiadas completamente a Deus. Então, Ele nos ajudará a sermos cautelosos em nossas palavras, porque “o que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína” (Provérbios 13:3).
Como Davi, precisamos parar de agir como vítimas. Quando estudamos a vida de José do Egito, em nenhum momento a Bíblia declara que ele reclamou, culpou a Deus por suas tribulações ou falou mal de quem o perseguia. José CONFIOU em Deus!
Alguém lhe ofendeu? Davi foi ofendido, xingado, amaldiçoado, apedrejado, ridicularizado e confiou toda a sua angústia nas mãos do Único capaz de resolvê-las.
Reclamar não adianta. Se vingar, muito menos. Nutrir sentimentos escusos, pior ainda.
Jesus “foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca” (Isaías 53:7). Foi levado como uma ovelha muda para ser abatido e “Ele não abriu a boca” (idem). Lembrem-se, meus irmãos, que Cristo não tinha culpa alguma. Quem somos nós, portanto, para blasfemar contra Deus com palavras de desânimo e de reclamação?
Davi poderia ter acabado com a vida de Simei e não o fez. Jó poderia ter amaldiçoado a Deus e morrido, e não o fez. José poderia ter se revoltado contra Deus, e não o fez. Cristo poderia ter chamado todo o exército de anjos para matar toda aquela turba furiosa, e não o fez.
Todos eles tomaram uma firme decisão. Cristo havia tomado esta decisão antes da fundação do mundo por amor a mim e a você!
A firmeza que estes homens e que o Filho do Homem teve, está na CONFIANÇA EM DEUS:
“Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, FIRME PARA SEMPRE” (Salmo 125:1).
Como Davi e todo o povo que com ele estava chegaram esgotados ao Jordão e ali encontraram descanso; mesmo que as angústias sejam tremendas, mesmo que pessoas insistam em nos derrubar, mesmo que os problemas nos levem à exaustão, se permanecermos fiéis, confiando no SENHOR, nEle encontraremos descanso (Mateus 11:28-30).
As ações humanas JAMAIS impedirão o agir de Deus em favor dos que nEle confiam!

Bom dia, montes de Sião!

*Leiam ‪#‎2Samuel‬ 16

Rosana Garcia Barros


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Maravilhoso a explicacao ameiii Deus Abençoe 📖👈🙌🙏

Comentário por Elenice Lopes de Lara




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: