Filed under: Sem categoria
“Não havia, porém, em todo o Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão; da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum” (v. 25).
Todos nós temos a tendência de celebrar a beleza. Gostamos do que é belo. E isto não é pecado. Pecado é tornar a beleza prioridade ou objeto de culto.
Muitos são encantados pela natureza, mas ao invés de adorar ao Criador, adoram a criatura. Outros há que se enredam em relacionamentos conturbados e suportam muitos dissabores simplesmente porque foram hipnotizados pela beleza do rapaz ou da moça.
Ainda há aqueles que se deixam levar pela formosura dos filhos. E desde a tenra infância a criança já é instruída no caminho da vaidade enganosa.
Todos somos jóias preciosas para Deus, e a maior beleza aos olhos do SENHOR é um coração puro.
Absalão não tinha defeito algum. Era perfeitamente belo dos pés à cabeça. Nossa! Consegue imaginar alguém assim? Você pode até pensar em alguém que você admire neste momento, mas, por mais que alguém seja bonito, sempre existe algo que agrada a uns, mas a outros não. Mas Absalão não seguia essa regra. Era completamente formoso… EXTERIORMENTE.
Deus criou todas as coisas lindas e perfeitas, contudo o pecado deturpou a obra do Artista!
E aqui eu não falo simplesmente do que podemos ver, mas do que não podemos ver. Nosso coração tornou-se uma bomba relógio, prestes a explodir a nossa existência de uma vez por todas. Porque está escrito: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).
O plano de Joabe para levar Absalão de volta a Jerusalém funcionou, só que por dois anos Davi não quis recebê-lo. Após dois anos Davi reconciliou-se com seu filho, não sabendo que pouco tempo depois Absalão o trairia. Perfeito fisicamente, corrupto interiormente.
A reconciliação com Davi foi mais uma estratégia de guerra do que um emocionante reencontro entre pai e filho.
Qual a beleza que você prefere? A exterior diante dos homens, ou a de um caráter santo e imaculado diante de Deus?
Veja o que as Escrituras dizem a respeito de Cristo: “Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lO, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse” (Isaías 53:2).
O que? E o que acontece com esses filmes e imagens que mostram a Cristo como um alemão de olhos azuis?
A resposta é: é o que o mundo quer ver. Porque, infelizmente, somos movidos pela máquina dos estereótipos. Como Israel, louvamos mais a beleza do que a essência.
Você não se acha o mais bonito ou a mais bela fisicamente? Jesus também não foi. Mas foi e continua sendo Aquele que mostrou ao mundo a forma mais bela de amar!
Tudo o que é aparente, um dia desaparece. Mas um caráter “unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo” (1 Pedro 3:4), este sim durará para sempre!
Precisamos, pois, seguir os passos de Cristo (1 Pedro 2:21), que mesmo sem atributos físicos que chamassem a atenção, era “manso e humilde de coração” (Mateus 11:29).
“Enganosa é a graça e vã a formosura” (Provérbios 31:30), mas um caráter à semelhança de Cristo, este “é de grande valor diante de Deus” (1 Pedro 3:4).
Quer ser lindo? Deseja ser bela? Contempla o perfeito caráter de Cristo! “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do SENHOR, somos transformados, de glória em glória, na Sua própria imagem, como pelo SENHOR, o Espírito” (2 Coríntios 3:18).
Bom dia, reflexos de Cristo!
*Leiam #2Samuel 14
Rosana Garcia Barros
2 Comentários so far
Deixe um comentário
A referencia final não está correta, nesse caso seria 2 Co 3:18. bom dia!
Comentário por Rebeca Gabriele Pereira dos Santos 3 de março de 2023 @ 10:08Ajustado. Grato!
Comentário por Ivan Barros 3 de março de 2023 @ 22:50