Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 9 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
12 de abril de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

9.1 – 20.26 Esses capítulos, junto com 1Rs 1.1-2.46, são muitas vezes mencionados como a “história da Corte de Davi” e aclamados como um dos exemplos mais primorosos de narrativa histórica que o mundo antigo já produziu. Seus pormenores íntimos e precisos marcam-nos como obra de uma testemunha ocular [e não de quem ouviu de “segunda mão”]. Bíblia de Estudo NVI Vida.

O cap.9 é posterior ao incidente do cap 21.1-14. Bíblia Shedd.

que eu use de bondade…? Davi não se esqueceu da sua promessa a Jônatas (v. 1Sm 20.15, 42). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ziba. Homem desleal e ambicioso (16.1-4; 19.24-30). Bíblia Shedd.

da bondade de Deus. Isto é, da bondade motivada por Deus. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 695.

Ainda há um filho. Parece que Mefibosete, com medo de perder a vida, havia se escondido tão bem, que seu paradeiro eera conhecido apenas por alguns dos amigos mais íntimos da casa de Saul. CBASD, vol. 1, p. 695, 696.

Maquir. Segundo parece, um rico benfeitor de Mefibosete que posteriormente socorreu Davi (17.27). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Mais tarde, Davi colheria os frutos da bondade demonstrada à casa de Saul, pois, quando fugia de Absalão, Maquir, filho de Amiel, reagiu com liberalidade ao fornecer as provisões necessárias a ele e a seu exército (2Sm 17:27-29). CBASD, vol. 1, p. 696.

5, 6 Mefibosete teve medo de visitar o rei, que queria tratá-lo como um príncipe. Apesar de Mefibosete temer por sua vida e se sentir indigno, isso não significa que ele deveria recusar as dádivas de Davi. Quando Deus graciosamente nos oferece perdão de nossos pecados e um lugar no Céu, nós podemos nos sentir indignos, mas receberemos estas dádivas [gifts, no original] se as aceitarmos. Uma recepção ainda mais calorosa do que a que Davi concedeu a Mefibosete espera por todos que recebem as dádivas de Deus através de Jesus Cristo, não porque as merecem, mas por causa da promessa de Deus (Efésios 2:8, 9). Life Application Study Bible Kingsway.

prostrando-se, com o rosto em terra. Mefibosete percebeu que sua vida estava à mercê do rei. CBASD, vol. 1, p. 696.

Não temas. Davi sabia que, enquanto qualquer descendente de Saul estivesse vivo, seu próprio trono poderia estar em risco. No entanto, sua natureza generosa, juntamente com a promessa que fizera a Jônatas, o motivaram a ter uma atitude de bondade e misericórdia. CBASD, vol. 1, p. 696.

comerás pão sempre à minha mesa. A expressão não precisa ser tomada literalmente. O sentido básico é que aquele a quem fosse mostrado tal favor devia, daí por diante, ser sustentado pela generosidade do rei- em outras palavras, devia receber uma pensão vitalícia. Nesse sentido é que os 400 profetas do poste-ídolo comiam “da mesa de Jezabel” (1Rs 18:19). CBASD, vol. 1, p. 696.

cão morto como eu (NVI). Expressão de profunda humildade. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Os cães selvagens do antigo Oriente se alimentavam das carniças da comunidade, e eram olhados com repugnância. Um cão morto era a coisa mais desprezível que se podia imaginar. CBASD, vol. 1, p. 697.

10 quinze filhos e vinte servos. O número de homens trabalhando nas terras mostra que as propriedades eram extensas. O número também indica o poder de Ziba e sua ameaça em potencial para Mefibosete (16:3; 19.26). Bíblia de Genebra.

11 como um dos filhos do rei. Por seu grande amor por Jônatas, Davi fez de Mefibosete seu filho adotivo. Andrews Study Bible.

12 Quando Davi começou a reinar, Mefibosete tinha cinco anos (4.4). Mas ele agora já tem um filho pequeno, Mica, que continuará a descendência de Jônatas (1Cr 8.35). Bíblia Shedd.

Tanto quanto se sabe, Mefibosete teve apenas um filho, Mica, mas a posteridade de Mica foi numerosa (1Cr 8:35-40; 9:40-44). CBASD, vol. 1, p. 697.

13 Ele era coxo. Devido a esta deficiência, Mefibosete foi impedido de sair de Jerusalém quando da insurreição de Absalão. Foi o ato de Mefibosete permanecer em Jerusalém que deu plausibilidade à acusação de que ele era desleal (2Sm 16:3; 19:25-27). CBASD, vol. 1, p. 697.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: