Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 9 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
12 de abril de 2016, 0:20
Filed under: Sem categoria

#rpSp #2Samuel9
“Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use de bondade para com ele, por amor de Jônatas?” (v. 1)
Havia um filho esquecido. Um rapaz aleijado dos dois pés que jamais imaginou o que estava para acontecer em sua vida infeliz. Quando Davi vê o filho de seu melhor amigo, exclama: “Mefibosete!” (v. 6). Davi exulta em saber que poderá cumprir com a aliança feita entre ele e Jônatas. Cuidaria de seu filho sem se importar de forma alguma com a sua limitação física. A aceitação de Mefibosete na família real foi tão verdadeira, que participava das refeições à mesa do rei. Davi não mediu esforços para fazer com que Mefibosete se sentisse em casa.
A palavra de ordem hoje é hospitalidade. Davi, com certeza, nos deixou uma aula de hospitalidade no capítulo de hoje. Mas o que é ser hospitaleiro? É apenas receber alguém em casa? De acordo com o dicionário, hospitaleiro é aquele que é acolhedor, que recebe as pessoas com satisfação, com alegria. E é, sem dúvidas, uma característica essencial na vida do cristão. A arte em recepcionar, em acolher pessoas vem lá de Abraão, quando este recebeu dois anjos e o próprio SENHOR (Gênesis 19). Abraão não sabia que os três homens que fez questão de acolher com carinho e atenção eram visitantes celestes. Da mesma forma, a Bíblia nos diz que também podemos acolher anjos sem saber: “Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos” (Hebreus 13:2). E não para por aí.
O apóstolo Paulo também aconselha: “compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade” (Romanos 12:13). Pedro ainda vai além: “Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração” (1 Pedro 4:9). Não como por obrigação, meus amados, mas por amor. Hospitalidade é nada mais, nada menos, que acolher com amor! Cristo é o maior Hospitaleiro e nos deixou o exemplo. Mas como, se as Escrituras dizem que Ele não tinha nem onde reclinar a cabeça, quanto mais uma casa para receber pessoas? Cristo era a própria casa por onde quer que fosse. Em cada lugar onde passava recebia Seus filhos com generosidade e olhar afetivo. Hoje temos a oportunidade de sermos “casa espiritual” (1 Pedro 2:5), oferecendo aos que estão ao nosso redor o banquete do pão da vida (Mateus 4:4).
A hospitalidade deve nos acompanhar ao trabalho, à escola, à faculdade, ao supermercado, à fila de um banco. Ou seja, a nossa vida deve ser uma casa que esteja sempre de portas abertas para acolher e compartilhar do Pão do Céu que um dia mudou a nossa história. Temos em nossas mãos a oportunidade e o privilégio de sermos acolhedores de anjos e de futuros vizinhos da Pátria Celeste.
Querem um passo à passo de como receber bem? Vejamos: “Dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10); “Dar-lhe-ei do maná escondido” (Apocalipse 2:17); “Lhe darei uma pedrinha branca… escrito um nome novo” (Apocalipse 2:17); “Dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã” (Apocalipse 2:28 ); “Será assim vestido de vestiduras brancas” (Apocalipse 3:5); “Entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo” (Apocalipse 3:20); “Dar-lhe-ei sentar-se Comigo no Meu trono” (Apocalipse 3:21). Deus é, sem dúvida alguma, a própria hospitalidade!
E assim como Davi acolheu como um membro da família uma pessoa que poderia ser uma ameaça ao seu reino, um marginalizado pela sociedade, o SENHOR, muito em breve, acolherá você e a mim em Sua própria Casa e de uma forma que jamais merecemos. Pela amizade entre Davi e Jônatas, Mefibosete foi salvo do infortúnio e do descaso. Por nossa amizade com Deus seremos salvos por meio de Jesus Cristo.
Sejamos, pois, hospitaleiros ambulantes, levando o Evangelho prático aonde quer que formos!
Bom dia, casas espirituais!
*Leiam #2Samuel 9
Rosana Garcia Barros

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Oro por todos que compõem o programa RPSP , que doam seu tempo e seus conhecimentos em prol da causa de Deus e do enriquecimento espiritual de quem estuda a Bíblia e lê os comentários produzidos por vocês.
Que Deus continue fazendo de vocês uma benção para todos nós e que Ele continue lhes abençoando!

Comentário por Andrezza

Andrezza,

Ficamos muito felizes em saber de suas orações.
Vamos juntos, examinando diariamente as escrituras e nos aproximando de Jesus, o nosso grande amigo, criador e redentor.

Deus seja contigo!

Ivan Barros

Comentário por Ivan Barros




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: