Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 8 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
11 de abril de 2016, 0:20
Filed under: Sem categoria

#rpSp #2Samuel8 – “… e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia” (v. 6 e 14).

No capítulo anterior, o SENHOR disse a Davi por intermédio do profeta Natã: “E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos diante de ti e fiz grande o teu nome, como só os grandes têm na terra” (2 Samuel 7:9). E no capítulo de hoje, percebemos o cumprimento: “e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia” (v. 6 e 14). “Ganhou Davi renome” (v. 13). Foram diversas batalhas, diversas vitórias e diversas provas do cuidado e proteção de Deus. Por onde ia, ou Davi eliminava os inimigos, ou fazia deles seus servos. A espada de Davi tornou-se grandemente temida, porque o SENHOR dos Exércitos o acompanhava em todas as suas lutas. Apesar de curto, o texto de hoje repete por duas vezes, deixando bem claro de onde procediam as vitórias de Davi: “o SENHOR dava vitórias”! E Davi “julgava e fazia justiça a todo o seu povo” (v. 15). Deus lhe fazia justiça e Davi praticava a justiça. Está escrito que “a justiça dos retos os livrará” (Provérbios 11:6). Davi era fiel e o SENHOR, a própria JUSTIÇA, retribuía a sua fidelidade.

Agora eu pergunto: Como chamar alguém de justo ou dizer que pratica algum ato de justiça se a Bíblia mesmo diz que “não há homem justo sobre a terra que faça o bem” (Eclesiastes 7:20)? E ainda chama a nossa justiça de trapos de imundícia (Isaías 64:6)? A resposta está na própria Bíblia: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso SENHOR Jesus Cristo” (Romanos 5:1). Somente pela fé conseguimos alcançar o padrão divino de justiça. Não que nossos atos passem a valer alguma coisa. Mas é o agir de Deus em nós! Deus disse a Davi: “Eu fui contigo, por onde quer que andaste” (2 Samuel 7:9). Eis o caminho da justiça: seguir as pegadas do SENHOR. “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos EXEMPLO PARA SEGUIRDES OS SEUS PASSOS” (1 Pedro 2:21). Davi recebia vitórias por onde quer que ia, porque o SENHOR ia a frente lhe mostrando o caminho. Jesus disse: “Eu sou o CAMINHO” (João 14:6). Mediante a fé em Cristo, e só por meio dela, somos justificados pelo SENHOR e por Ele chamados de justos. “Os justos são libertados pelo conhecimento” (Provérbios 11:9). “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). Somos libertos do pecado e de nossos trapos de imundícia através do conhecimento da VERDADE! Davi praticava a justiça porque o Justo o conduzia. Davi conquistava vitórias porque o Deus dos Exércitos lutava por ele. Davi não ganhou renome por méritos próprios, mas pelos méritos do SENHOR! A justiça de Cristo é como uma capa de sofá. Como é que é? Deixem eu me fazer entender.

Geralmente, quando colocamos uma capa no sofá é porque ele já está velho, provavelmente danificado, rasgado, ou até sujo. A capa faz com que o sofá tenha uma melhor aparência e também cobre todo defeito que possa ter. Pronto. Bem assim acontece conosco quando, pela fé, nos arrependemos, confessamos nossos pecados, Deus nos imputa a justiça de Cristo. Ela nos cobre e impede que nossos muitos pecados despertem a ira divina. Onde quer que você vá, o SENHOR deseja lhe conceder vitórias. Saul confiou em sua espada, e acabou morto por ela mesma. Davi confiou na espada do SENHOR (Efésios 6:17), tanto que compôs o maior Salmo e maior capítulo da Bíblia exaltando a Palavra de Deus (Salmo 119). Tem você sido perseguido por causa da justiça? Então, alegra-te, pois és um bem-aventurado e a você pertence o reino dos céus (Mateus 5:10)!

Quando aceitamos a justiça de Jesus em nossa vida, deixamos de julgar os que estão ao nosso redor, porque compreendemos o imensurável amor de Cristo, que teria todos os motivos para nos condenar, mas não nos condena: “porque Eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo” (João 12:47). Vem cá, e se Jesus, que é Deus (João 12:45), que é o Criador (João 1:1-3), que é o nosso Salvador (João 3:16), não nos condena, o que acontece conosco para ousarmos julgar quem é ou não digno de salvação? Se devemos seguir os passos de Cristo, amados, devemos procurar nos abster da nossa noção de justiça própria e nos revestir da justiça divina. Não há melhor escolha! Querendo você ou não, só a justiça do SENHOR é perfeita! Querendo você ou não, o SENHOR exalta a quem quer mesmo que seja pequeno aos nossos olhos, como Davi, o menor na casa de seu pai. Querendo você ou não, somente mediante a fé em Cristo é que seremos salvos!

Outro dia ouvi de um pastor uma colocação muito interessante. Se tivéssemos o poder de julgar quem seria salvo ou não, estaríamos todos perdidos. Pois eu posso ser a melhor pessoa do mundo para o meu marido, mas posso não agradar uma vizinha, por exemplo. Aos olhos de meus pais sou a princesinha deles, mas aos olhos de quem não me quer bem, bom seria que eu nem existisse. Percebem? Estaríamos em sérios apuros! Contudo, com Deus não é assim. Deus olha para nós e nos enxerga como alvos do Seu amor. O SENHOR olha para VOCÊ hoje e pergunta: — Filho, posso lhe cobrir? “Deus, o Juiz de todos” (Hebreus 12:23), um dia há de exercer tal função dando o veredicto final, mas ainda estamos no tempo em que a graça de Cristo está estendida a quem quiser e aceitar. Então, como representantes de Cristo (1 Pedro 2:9), não devemos, muito mais, agir com misericórdia? “Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tiago 2:13). Se não for a justiça de Cristo atuando em nós, mas o farisaísmo (Mateus 5:20), estamos tão perdidos quanto aqueles que julgamos estar! Meus irmãos, que lancemos nossos trapos de imundícia fora e sejamos vestidos das vestes de justiça de Jesus Cristo! Que troquemos os dedos apontados para os lados, por mãos que ajudem a levantar! Bom dia, praticantes da justiça misericordiosa!

*Leiam #2Samuel 8 Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: