Reavivados por Sua Palavra


2SAMUEL 21 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
27 de julho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Houve, em dias de Davi, uma fome de três anos consecutivos. Davi consultou ao Senhor, e o Senhor lhe disse: Há culpa de sangue sobre Saul e sobre a sua casa, porque ele matou os gibeonitas” (v.1).

No tempo em que Josué liderava Israel na conquista de Canaã, um dos povos daquela região usou de estratagema enviando uns de seus homens como embaixadores de uma terra distante. Mesmo tendo sua farsa descoberta, Josué já tinha firmado com os gibeonitas um acordo de paz, e estes passaram a habitar no meio de Israel como escravos. Saul, porém, quebrou o juramento ao tentar destruí-los, causando grande dano aos homens de Gibeão.

Ao atribuir à casa de Saul a culpa de sangue pela morte dos gibeonitas, o Senhor confirmou a maldade que se estendeu pelas gerações dos filhos do primeiro monarca de Israel. Ao contrário de Saul, Davi mostrou lealdade à aliança feita entre ele e Jônatas perante o Senhor, ao poupar a vida de Mefibosete. Mas aqueles sete homens representam “a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração” (Êx.20:5). Não se trata de uma transferência de responsabilidade, e sim de influência. Pois “o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho” (Ez.18:20).

A influência doméstica tem um papel fundamental na construção do caráter dos filhos. Isto contribui, em pesada medida, na formação moral e espiritual das futuras gerações. Como mãe, Rispa passou por um sofrimento difícil de exprimir em palavras. Como quem guarda um importante tesouro, guardou com bravura os corpos de seus filhos até que pudesse vê-los saindo dali para um sepultamento digno. E se os valentes de Davi não tivessem zelado pela vida do rei, ele seria o próximo a ser chorado em Israel.

Pior do que gigantes guerreiros, há um gigante que homem algum consegue tombar: a morte. Mas um dia, uma mãe também chorou muito diante da morte injusta de seu Filho. Ele sim não merecia nenhuma condenação. E num madeiro, Jesus venceu a morte para nos ofertar a vida. Quer você ver quebradas as maldições hereditárias e receber dos céus chuvas de bênçãos? Saiba que maior do que o poder da influência humana é o poder da redenção em Cristo Jesus. Aceite, hoje, o presente da graça!

Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, alvos da graça de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #2Samuel21 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Aprecio muito os comentários da Rosana, pela profundeza do conhecimento e a riqueza dos detalhes mas ultimamente tem sido muito resumido.

Comentário por Maria Marques




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: