Reavivados por Sua Palavra


II SAMUEL 15 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
21 de julho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

481 palavras

Davi escreveu muitos salmos durante os dias da revolta de Absalão. Alguns deles são os salmos 39, 41, 55, 61 e 63. Life Application Study Bible Kingsway. [Inestimáveis para o conhecimento das emoções de Davi naqueles momentos.]

carruagem, cavalos [NVI]. Dentro dos limites do que se sabe, Absalão foi o primeiro líder israelita a adquirir uma carruagem com cavalos (cf. Dt 17.16). Bíblia de Estudo NVI Vida.

2 Os portões da cidade era uma combinação de prefeitura e shopping center. … A entrada da cidade era o lugar perfeito para esta atividade porque transações governamentais e comerciais precisavam de testemunhas para serem legitimadas e qualquer um que entrasse e saísse da cidade teria de passar por ali. Life Application Study Bible Kingsway.

2-6 O comportamento de Absalão era extremamente vil. A beleza física e a deformidade da alma muitas vezes coexistem num mesmo indivíduo. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.

Precisamos avaliar nosso líderes para nos certificarmos que seu carisma não é uma máscara para esconder corrupção, engano e fome de poder. Certifique-se de que, por debaixo de seu estilo e charme, eles sejam capazes de tomar boas decisões e tratar sabiamente com o povo. Life Application Study Bible Kingsway.

Vai-te em paz. Embora empregasse uma expressão padronizada (p. ex., 1Sm 1.17; 20.42; 29.7), a despedida de Davi a Absalão adiciona um toque de ironia à história, visto que Absalão planejava declarar guerra ao seu pai. Bíblia de Genebra.

10 trombetas. Um chifre de carneiro (shofar) tocado em contextos religiosos ou militares. Andrews Study Bible.

14 não poderemos salvar-nos de Absalão.Davi, não sabendo quanto apoio Absalão tem (cf. v. 13), receia ficar encurralado em Jerusalém, e quer poupar essa cidade de um banho de sangue. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Se Davi não houvesse fugido de Jerusalém, a luta que se seguiria poderia ter matado a ele e a muitos habitantes inocentes da cidade. Algumas lutas que julgamos necessárias podem ser muito custosas e destrutivas para os que nos rodeiam. Nestes casos, pode ser mais sábio recuar e deixar a luta para outro dia – mesmo que isso magoe nosso orgulho. É necessária coragem para ficar e lutar, mas também é necessária coragem para recuar em consideração a outros. Life Application Study Bible Kingsway.

16 para cuidarem da casa. Davi tencionava retornar em breve. Bíblia de Estudo NVI Vida.

23 o ribeiro de Cedrom. Um vale que corria do norte para o sul ao longo do lado oriental [leste] de Jerusalém e que separava Jerusalém do monte das Oliveiras. Bíblia de Genebra.

25 Torna a levar a arca de Deus. Davi, como é claro, resistia a qualquer noção de um poder mágico da arca (contrastar com os anciãos de Israel em 1Sm 4.3). Antes, ele se lançava sobre a misericórdia do Senhor. Bíblia de Genebra.

26 faça de mim como melhor lhe parecer. Com humildade, Davi aceitou a vontade do Senhor (10.12; 1Sm3.18); no entanto, isso não o impediu de tomar providências para assegurar sua sobrevivência (vs. 28.32-36). Bíblia de Genebra.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: