Reavivados por Sua Palavra


2SAMUEL 15 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
21 de julho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Seguiu Davi pela encosta das Oliveiras, subindo e chorando; tinha a cabeça coberta e caminhava descalço; todo o povo que ia com ele, de cabeça coberta, subiu chorando” (v.30).

Como uma víbora do deserto, Absalão aguardava o momento certo para dar o bote. Político estrategista, cirandava o povo com sua beleza e discurso agradável. Fazia promessas, cumprimentava a todos com simpatia e os beijava; “assim, ele furtava o coração dos homens de Israel” (v.6). De forma que “tornou-se poderosa a conspiração, e crescia em número o povo que tomava o partido de Absalão” (v.12).

Quando Davi soube do ocorrido, logo percebeu que precisava fugir, e com ele foram todos os que lhe permaneceram fiéis. A lealdade de Itai, um estrangeiro, lembra a lealdade de Rute para com Noemi. Ambos colocaram em risco a sua própria vida por amor a quem os havia acolhido. E sob a constante tensão de um filho que ousou desafiar a autoridade e o governo de seu pai, houve grande comoção em Israel. “Toda a terra chorava em alta voz” (v.23).

A reação de Davi para com aquela situação foi de humilhação perante o Senhor e conformidade com a vontade divina: “eis-me aqui; faça de mim o que melhor Lhe parecer” (v.26). É provável que Davi ainda carregasse a culpa por seus erros passados, um fardo doloroso e difícil de carregar. Além disso, seu coração de pai estava dilacerado, de forma que andava “subindo e chorando”, e não havia dentre o povo que o seguia quem não chorasse também.

Muitos há que têm angariado a simpatia e confiança de outros com palavras agradáveis e promessas tentadoras. A fim de alcançar o seu objetivo, revelam uma imagem que não condiz com o conteúdo. Assim como Absalão, estão a furtar o coração dos tolos e até daqueles que, “na sua simplicidade” (v.11), ainda não perceberam a sua malícia. E pior do que ser enganado por um político secular, que tem o poder limitado de nos prejudicar, é ser enganado por um “político” religioso, cujo engano pode nos causar o prejuízo eterno.

A Bíblia é a pura revelação de Deus e a única regra de fé e prática que deve reger a nossa vida. Somente pela comunhão com a Palavra podemos fazer a diferença entre uma “campanha” para angariar membros e recursos, de um sermão assinado com um infalível “Assim diz o Senhor”. Enquanto milhares abarrotam lugares visando resolver suas demandas na Terra, Deus procura Seus verdadeiros adoradores que, “subindo e chorando”, “gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela” (Ez.9:4).

De que lado você está hoje? Da falsidade e facilidade, ou da verdade e perseverança? O Senhor há de recompensar os Seus servos fiéis que têm sofrido pelos golpes do pecado. Ele nos diz: “Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sl.126:6). Eis as únicas promessas em que devemos depositar a nossa confiança: as promessas de Deus. Vigiemos e oremos!

Feliz semana, fiéis servos de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #2Samuel15 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: