Reavivados por Sua Palavra


2SAMUEL 14 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
20 de julho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Não havia, porém, em todo o Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão; da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum” (v.25).

Percebendo “que o coração do rei começava a inclinar-se para Absalão” (v.1), Joabe usou a dramatização da mulher tecoíta para atingir o seu objetivo, e garantir o retorno do provável sucessor do trono. O espírito guerreiro e a beleza admirável faziam de Absalão o mais forte e aclamado candidato a assumir a posição de seu pai. O seu retorno a Jerusalém, contudo, foi condicionado à privação de ver a face de Davi.

Absalão havia esperado dois anos para vingar a desonra de sua irmã, e também esperou dois anos para que seu pai tomasse a iniciativa de chamá-lo à sua presença. Após dois cortes de seu pesado cabelo e o nascimento de uma filha a quem chamou pelo nome de Tamar, como uma prova do carinho e zelo que tinha por sua irmã, Absalão, percebendo o descaso de Joabe, apelou para o vandalismo, pelo desespero de sua urgente necessidade.

Após ouvir a mensagem de seu filho, o rei mandou chamá-lo, e diante da humilde e comovente apresentação de Absalão, Davi o beijou. Não deve ter sido fácil para Davi passar por alto o fato de que aquele belo homem era o assassino de seu primogênito. Quando Caim matou Abel, o Senhor cuidou de afastar Caim do convívio com seus pais. Certamente, Deus poupou Adão e Eva de sentimentos que poderiam ameaçar-lhes a salvação. Mas Davi também havia sido omisso quanto à punição de Amnom, provavelmente por julgar-se moralmente incapaz de corrigi-lo, devido ao seu pecado contra Bate-Seba e Urias.

Enquanto o mundo celebra a beleza exterior, Deus exalta a interior. Certamente teríamos mais beleza na Terra se o amor prevalecesse. Com a entrada do pecado, nossos primeiros pais foram privados de ver a face de Deus. Mas um Descendente lhes foi prometido (Gn.3:15). Uma profecia lhes foi dada. E no tempo determinado, “um menino nos nasceu, um filho se nos deu” (Is.9:6). Mas, ao contrário da celebrada formosura de Absalão, Ele “não tinha aparência nem formosura… nenhuma beleza havia que nos agradasse” (Is.53:2).

Absalão não tinha nenhum defeito físico, Jesus não tinha nenhum defeito de caráter. Absalão matou seu irmão por vingança. Jesus morreu para que Seus irmãos “tenham vida e a tenham em abundância” (Jo.10:10). Na cruz, Jesus rompeu o véu que nos privava do Santíssimo, e, através dEle, podemos ter acesso ao Pai. Dentro em breve, Ele virá segunda vez e o Seu maior desejo é o de nos receber em Seu Reino com um beijo. “Mas quem poderá suportar o dia da Sua vinda? E quem poderá subsistir quando Ele aparecer?” (Ml.3:2). “O que é limpo de mãos e puro de coração” (Sl.24:4). Eis a verdadeira beleza! Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, belos aos olhos de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #2Samuel14 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Leio seus comentários todos os dias. É uma benção! Feliz sábado!

Comentário por Alessandra




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: