Reavivados por Sua Palavra


II SAMUEL 11 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS  by Maria Eduarda
17 de julho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1517 palavras

[NC: Caro amigo, os comentários do capítulo de hoje são especialmente significativos para entender como se processa a tentação, queda e suas consequências. Caso não tenha tempo de lê-los todos, leia ao menos os textos destacados. Mais tarde, quando puder, volte a ler todos os comentários. Abraço]

Um salmista, um rei, um homem que ama profundamente a Deus – e tudo isso é jogado na lama por um apaixonado ato de sensualidade! Comentário Bíblico Devocional Velho TestamentoF. B. Meyer.

Davi poderia ter parado e se voltado do mal em qualquer estágio ao longo do caminho. Mas uma vez que o pecado se inicia, é difícil parar (Tiago 1:14, 15). Quanto mais profunda a confusão, menos queremos admitir que a causamos. É muito mais fácil parar de deslizar ladeira abaixo quando estamos próximo do topo do que a meio caminho, na descida. A melhor solução é interromper o pecado antes que se inicieLife Application Study Bible Kingsway.

Na primavera (NVI; ARA: “Decorrido um ano”). Do ano que se seguiu aos acontecimentos relatados no cap. 10. Bíblia de Estudo NVI Vida.

no tempo em que os reis costumam sair para a guerra. Ver 1Rs 20.22, 26. No Oriente próximo, a primavera era um tempo propício para campanhas militares, visto que as chuvas de inverno tinham cessado [as estradas voltavam a ser transitáveis] e a colheita que exigia mão-de-obra intensiva ainda não teria começado. Bíblia de Genebra.

Durante a estação anterior os assírios [siros] sofreram uma derrota esmagadora, mas os amonitas ainda conservavam seu poder. Quando atacados pelas forças de Joabe, simplesmente haviam batido em retirada para dentro dos muros da cidade, e nesse ponto Joabe retornara a Jerusalém (2Sm 10:14). … Os amonitas, sozinhos, sem a ajuda dos aliados siros, não eram páreo para as forças de Israel. …era só uma questão de tempo para que os amonitas também fossem reduzidos à submissão. Davi, portanto, não considerou essencial que ele pessoalmente saísse à guerra contra Amom, mas confiou a direção da batalha a Joabe. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 704.

Era uma época em que os reis entravam na batalha, mas Davi permanecia em casa. Foi uma letargia fatal. Se o rei tivesse estado onde deveria estar, esse pecado nunca teria manchado o seu caráter. Comentário Bíblico Devocional Velho TestamentoF. B. Meyer.

Rabá. A capital da antiga Amom, localizada a leste de Jerusalém. Seu nome moderno é Amã [capital da Jordânia]. Andrews Study Bible.

Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito. O luxo de Davi faz um contraste marcante com as atividades de Joabe e seus homens (vs. 1, 11). Bíblia de Genebra.

Cercado pelos frutos da vitória, recebendo honras e aclamações de seu próprio povo e das nações ao redor, com os cofres transbordantes dos tributos pagos pelos inimigos derrotados, Davi estava levando uma vida tranquila e cômoda. A grandeza do seu sucesso o expôs a seu maior perigo. … Davi tragicamente se esqueceu de que havia um inimigo maior que os seres humanosCBASD, vol. 2, p. 704.

passear pelo telhado do palácio  (NVI). Os telhados eram planos (v. 1Sm 9.25), e podiam ser usados como terraços. Davi provavelmente subiu para lá a fim de desfrutar do ar fresco do entardecer. Bíblia de Estudo NVI Vida.

3, 4 Quando Davi olhou de cima do palácio, ele viu uma linda mulher tomando banho e o desejo tomou conta dele. Davi deveria ter deixado o telhado e fugido da tentação. Em vez disso, ele entreteve a tentação ao perguntar sobre Bete-Seba. Os resultados foram devastadores. Para fugir da tentação, (1) peça a Deus em oração para que Ele te ajude a ficar longe de pessoas, lugares e situações que possam tentar você; (2) Memorize e medite em porções das Escrituras que combatam sua fraqueza específica. Na raiz da maioria das tentações está uma necessidade ou desejo que Deus pode preencher. Mas devemos confiar no tempo de Deus; (3) Encontre outro crente com quem você possa abertamente compartilhar suas dificuldades e lutas e chame por esta pessoa quando a tentação atacarLife Application Study Bible Kingsway.

A conduta de Davi neste caso é uma triste ilustração do que uma pessoa piedosa pode se tornar quando abandona a Deus, mesmo que seja por um momento. A experiência é registrada como uma lição para quem venha a ser tentado. Não é plano de Deus encobrir ou desculpar o pecado, mesmo que este seja cometido pelos mais elevados heróis ou modelos de virtude. O pecado de Davi foi seguido por profundo arrependimento e pelo perdão divino. Contudo, os maus resultados toldaram o resto de sua vidaCBASD, vol. 2, p. 704.

Eliã. Se o pai de Bate-Seba é o mesmo “Eliã, filho de Aitofel” (23.34), isso poderia ajudar a explicar a traição de Aitofel contra Davi e em favor da conspiração de Absalão (15.12; 16.15). Bíblia de Genebra.

se deitou com ela. Esse adultério não foi um pecado isolado. Havia já algum tempo que o coração de Davi estava sendo minado pelo afastamento de Deus. Comentário Bíblico Devocional Velho TestamentoF. B. Meyer.

A frase: “tendo ela se purificado da sua imundícia” significa que Bate-Seba havia acabado de completar seus ritos após a menstruação [NVI: “Davi… se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação”]. Portanto, ela não poderia estar grávida de seu próprio marido quando Davi dormiu com ela. Levítico 15:19-30 fornece mais informações sobre os ritos de purificação que Bete-Seba executou. Life Application Study Bible Kingsway.

Estou grávida. Bate-Seba deixa o próximo passo nas mãos de Davi. A lei determinava a pena de morte tanto para Davi quanto para Bate-Seba (Lv 20.10; Dt 22.22), como eles bem sabiam. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6-25 O adultério… traz as suas consequências e das mais funestas. E o que nos impressiona é a imparcialidade e a objetividade da Bíblia, que registra tudo, nada ocultando. Bíblia Shedd.

Manda-me UriasEm vez de confessar humildemente seu pecado e confiar na misericórdia e na direção divinas, Davi tomou o assunto em suas próprias mãos e descobriu com isso que acrescentava um pecado a outro e se colocava em dificuldades cada vez maioresCBASD, vol. 2, p. 705.

11 Israel e Judá. Estas duas divisões da nação já eram, em certa medida, reconhecidas e eram hostis uma à outra durante o primeiro período do reinado de Davi. CBASD, vol. 2, p. 706.

14 escreveu uma carta a Joabe. Joabe deve ter sorrido sinistramente consigo mesmo quando recebeu a carta do seu senhor. “Esse nosso rei pode cantar salmos entre os bons, mas quem tem de fazer o serviço sujo sou eu. … Ele quer livrar-se de Urias … vou ajudá-lo nisso. De qualquer maneira ele não poderá mais falar comigo acerca de Abner!” (Ver 3.27). É terrível quando os servos de Deus dão ao inimigo tal oportunidade para blasfemarComentário Bíblico Devocional Velho TestamentoF. B. Meyer.

Urias não sabe que está levando consigo sua sentença de morte. Andrews Study Bible.

24 do alto do muro, atiraram. Urias e seus homens provavelmente se aproximaram tanto do muro que se tornaram alvo, não apenas das flechas dos arqueiros, mas de qualquer tipo de objeto que pudesse ser atirado contra eles (ver v. 21). CBASD, vol. 2, p. 707.

25 Não pareça isto mal aos teus olhos. A resposta de Davi foi cínica. Ele fingiu estar consolando seu cúmplice no assassinato. Bíblia de Genebra.

A resposta de Davi à morte de Urias foi desrespeitosa e insensível. Enquanto havia mostrado profunda tristeza por Saul e Abner, seus rivais (cap 1; 3:31-39), ele não demonstrou tristeza por Urias, um bom homem com forte caráter espiritual. Por que? Davi se tornara insensível ao seu próprio pecado. O único modo de esconder seu primeiro pecado (adultério) era pecar novamente, e logo ele não mais sentia culpa pelo que havia feito. Sentimentos não são guias confiáveis para determinar o certo e o errado. Pecar, repetida e deliberadamente entorpeceu a sensibilidade de Davi às leis de Deus e outros direitos. Quanto mais você tentar cobrir um pecado, mais insensível se tornará em relação a ele. Não se torne endurecido em relação ao pecado como Davi se tornou. Confesse seus maus atos a Deus antes que você esqueça seus pecadosLife Application Study Bible Kingsway.

a espada devora tanto este quanto aquele. Davi é responsável pela morte de outros bravos homens além da de Urias. Andrews Study Bible.

27 foi mal aos olhos do SENHOR. Uma grande mudança havia ocorrido em Davi. Ele não era mais o mesmo que, como fugitivo de Saul, recusou-se a levantar a mão contra o “ungido do SENHOR” (1Sm 24:6, 10). O pecado foi cauterizando sua consciência à medida que ele passava do adultério para a  mentira e então para o assassinato. Parece que ele até esperava colher as recompensas de suas iniquidades sem a repreensão divina, mas Deus estava vendo tudo. Satanás se esforça para ocultar dos homens os terríveis resultados da transgressão, fazendo-os crer que o pecado trará mais felicidade e recompensas. Foi assim que ele seduziu Eva e é assim que tem seduzido os seres humanos em todas as épocas. Porém, o Senhor, em Sua bondade, permite que as pessoas vejam que os resultados do pecado não são aumento de prosperidade e de felicidade, mas miséria, dor e morte. Sua mão protetora seria retirada de Davi e seria permitido ao rei colher os amargos frutos do pecado. Ele aprenderia que o caminho para a verdadeira felicidade não se encontrava na desobediência. Os que buscam seu próprio prazer seguindo um caminho que desagrada a Deus, podem ter a certeza de que, por fim, colherão desapontamento, amargura e dor. CBASD, vol. 2, p. 707, 708.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Ótima palavra

Comentário por Crismacleiton




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: