Reavivados por Sua Palavra


2SAMUEL 10 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
16 de julho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Sê forte, pois; pelejemos varonilmente pelo nosso povo e pelas cidades de nosso Deus; e faça o Senhor o que bem Lhe parecer” (v.12).

A cada mudança de dinastia, havia um momento de incerteza entre as nações. Os acordos que dantes eram de paz podiam ser revogados, e conflitos intermitentes podiam chegar ao fim. Até então, Davi mantinha uma convivência pacífica com os amonitas, e procurou assegurar ao rei sucessor de Amom que continuaria assim.

“Mas os príncipes dos filhos de Amom” (v.3) convenceram Hanum de que os consoladores não passavam de impostores que estavam buscando espiar a terra para destruí-la. E diante daquela ameaça, o rei amonita submeteu os embaixadores de Davi ao vexame de terem parte de seu rosto e nádegas descobertos, o que era uma grave ofensa. A não ser por questões de saúde ou de cerimônia de purificação, os homens de Israel conservavam suas barbas crescidas e bem asseadas.

Quando Davi soube do ocorrido, acendeu-se-lhe a ira, enviando “contra eles a Joabe com todo o exército de valentes” (v.7). Mesmo que cercados pelos inimigos, Joabe e seu irmão avançaram estrategicamente com base em dois fundamentos: confiança em Deus, “faça o Senhor o que bem Lhe parecer” (v.12); e, cooperação, “Se os siros forem mais fortes do que eu, tu me virás em socorro; e, se os filhos de Amom forem mais fortes do que tu, eu irei ao teu socorro” (v.11).

Nas palavras do Senhor a Moisés encontramos um princípio divino ativo e recorrente em todos os tempos: “como, pois, não temestes falar contra o Meu servo, contra Moisés?” (Nm.12:8). Se falar mal de um servo de Deus já Lhe provoca a ira, que dirá submetê-lo à vexame? O Senhor diz aos Seus servos: “O mau, é evidente, não ficará sem castigo” (Pv.11:21); e, “A Mim Me pertence a vingança; Eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Rm.12:19).

Os amonitas e os siros representam “os dominadores deste mundo tenebroso… as forças espirituais do mal” (Ef.6:12), que covarde e constantemente nos expõem a nossa condição vexatória como sendo imutável. Mas assim como a barba cresce e as vestes podem ser restauradas, podemos crescer em graça e ser restaurados por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Há uma obra de confiança e cooperação a ser realizada todos os dias. É um trabalho unido a Deus e ao próximo que nos levará à vitória final.

De mãos dadas com o Senhor, nossas mãos estarão estendidas para os nossos irmãos e, assim, iremos juntos para Casa. Vigiemos e oremos!

Bom dia, cooperadores de Deus!

Desafio da semana: Mantenha com você uma folha de papel em branco ou um caderninho, e, todas as vezes que for tentado a pensar ou falar mal de alguém, escreva uma qualidade desta pessoa. Você ficará surpreso com os resultados deste simples exercício.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #2Samuel10 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: