Reavivados por Sua Palavra


II SAMUEL 7 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
13 de julho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

783 palavras

O cap. 7 é o clímax dos livros de Samuel. Contém uma profecia ampla de atos imediatos e de atos remotos. Os [versos] imediatos tratam de Davi e seus descendentes seculares; os remotos, tratam da pessoa de Cristo e do seu reinado eterno (11-14). Bíblia Shedd.

Neste capítulo, Deus se opõe ao plano de Davi de construir a Ele uma casa (templo) e, então, promete construir uma casa duradoura (dinastia) para Davi. Andrews Study Bible.

Embora a palavra aliança [concerto] não seja explicitamente mencionada aqui, ela é utilizada em outras passagens para descrever esta ocasião (23:5; Sl 89:3, 4, 28, 34-37). Life Application Study Bible Kingsway.

Natã, o profeta. Enquanto que antes Davi consultava a Deus através de um sacerdote, agora ele o faz através de um profeta. Andrews Study Bible.

a palavra do SENHOR. Os sentimentos pessoais de Natã a respeito dos planos de Davi não estão em acordo com os planos de Deus. Para um caso similar ocorrido com Samuel, ver 1Sm 8:6-7. Andrews Study Bible.

5 Nesta mensagem através de Natã, Deus está dizendo que não quer que Davi construa uma “casa” para Ele. Por que Deus não queria que Davi Lhe construísse um templo? … Em 1Cr 28:3 aprendemos que Deus não queria que Seu templo fosse construído por um guerreiro. Portanto, Davi fez os planos e reuniu o material para que seu filho Salomão pudesse começar o trabalho no  templo logo que se tornasse rei (1Rs 5-7). Davi aceitou sua parte no plano de Deus e não tentou ir além disso. Por vezes Deus diz “não” aos nossos planos. Quando Ele faz isto, devemos aproveitar as outras oportunidades que Ele nos dá. Life Application Study Bible Kingsway.

uma casa. Pode ser traduzido “um santuário”. Andrews Study Bible.

tribos. É provável que em lugar de “tribos” (Shbti), originalmente fosse “juízes”  (Shfti), visto que a grafia das duas palavras é igual, apenas com a diferença de um pequeno sinal. Bíblia Shedd.

8-16 O pedido de Davi para Deus era bom, mas Deus disse “não”. Isso não significa que Deus rejeitou a Davi. De fato, Deus estava planejando fazer algo ainda maior na vida de Davi do que lhe conceder o prestígio de Lhe construir um templo. … Tem você orado com boas intenções somente para ouvir um “não” de Deus? Este é o modo de Deus de direcionar você para um propósito maior em sua vida. Life Application Study Bible Kingsway.

11 Ele, o SENHOR, te fará casa. A casa refere-se à descendência de Davi, particularmente à pessoa de Cristo. Bíblia Shedd.

12 descansares com teus pais. Quando Davi morrer pacificamente, será enterrado na tumba de sua família. Andrews Study Bible.

o teu descendente. Uma referência, primeiro a Salomão, porém de forma definitiva ao Messias, cujo reino durará para sempre. Andrews Study Bible.

13 Este versículo, praticamente, é a razão de ser dos livros de Samuel. Refere-se a Cristo e a Seu reino, embora se refira, também a Salomão. A paráfrase deste versículo se acha em Mt 16.18. Bíblia Shedd.

Meu nome. Tendo em vista que Deus habita no Céu, somente Seu nome habita no templo terrestre. Andrews Study Bible.

16 para sempre. A palavra original significa “por um longo, longo tempo”. Andrews Study Bible.

firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido. Na [versão] Siríaca e no texto grego (LXX) se lê: “diante de Mim; teu trono…”, o que parece mais certo. Não diante de Davi, mas sim diante de Deus; não o trono de Davi, mas o trono de Cristo. Bíblia Shedd.

18 perante Ele [o Senhor]. Ao lado da arca da aliança. Andrews Study Bible.

Quem sou eu, SENHOR Deus…? Um atitude semelhante de humildade foi demonstrada por Moisés (Êx 3:11), Gideão (Jz 6:15) e Saul (1Sm 9:21). Andrews Study Bible.

21 fizeste toda esta grandeza. A promessa de uma dinastia duradoura. Andrews Study Bible.

22 não há semelhante a Ti. A unicidade de Deus é um dos mais importantes temas na Bíblia, no qual se baseia a unicidade da nação de Israel. Andrews Study Bible.

23 o teu povo… gente única. “Um povo único”. O povo de Israel é um milagre. Esparso pela face da terra, perseguido e chacinado, continua com sua nacionalidade, tradição, religião e cultura. E isso por cerca de dois milênios. … Foi este povo que legou à humanidade o AT e foi dele que nasceu Jesus Cristo. Se o povo de Israel desaparecesse da terra, a Bíblia perderia o seu valor e a obra de Deus, em relação ao homem, em relação ao homem, estaria em “xeque-mate”. Bíblia Shedd.

24 e Tu, ó SENHOR, Te fizeste o seu Deus. Esta é uma promessa particular ao povo de Deus que se encontra por toda a Bíblia (Gn 17.7 … Ap 21.3). Bíblia Shedd.

27 Edificar-te-ei casa. Não se refere à casa-edifício, mas sim, à descendência de Davi e, particularmente, à pessoa de Cristo. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: