Reavivados por Sua Palavra


II SAMUEL 5 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
11 de julho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

902 palavras

1-5 Davi se torna rei de todo Israel. Andrews Study Bible.

O livro de Crônicas acrescenta certos detalhes interessantes sobre como as várias tribos de ambos os lados do Jordão foram a Hebrom para entronizar Davi sobre elas, bem como sobre as alegres festividades que houve nessa ocasião. Não só os anciãos partiram como representantes do povo (2Sm 5:3), mas também participaram numerosos grupos de homens armados (1Cr 12:23-38) e 4.600 levitas, sendo Joiada o chefe da casa de Arão e Zadoque, um “jovem, homem valente” (1Cr 12:26-28). Os eventos no livro de Samuel não estão dispostos em estrita ordem cronológica. O escritor deste livro descreve primeiro o crescimento interno do reino, e depois a expansão externa do território. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 670. 

quarenta anos. Salomão, o filho de Davi, também reinou por quarenta anos. Andrews Study Bible.

Davi não se tornou rei antes dos 37 anos de idade, apesar do reino ter lhe sido prometido muitos anos antes (1Sm 16:13). Durante estes anos, Davi teve de esperar pacientemente pelo cumprimento da promessa de Deus. Se você se sente pressionado a obter resultados e sucesso imediatos, lembre-se da paciência de Davi.Assim como este período de espera o preparou para sua importante tarefa, um período de espera pode ajudar a fortalecer seu caráter. Life Application Study Bible Kingsway.

Jerusalém. O nome significa “uma cidade de paz”. Anteriormente, era chamada Salem e Jebus. Era estrategicamente situada entre Judá e as outras tribos [mais ao norte]. Andrews Study Bible.

Logo que Davi foi ungido rei sobre todo o Israel, ele viu a necessidade de um lugar melhor do que Hebrom para ser sua capital. Hebrom estava no extremo sul do território ocupado pelos hebreus. ele evidentemente preferia manter a capital em Judá, e Jerusalém oferecia a localização ideal. CBASD, vol. 2, p. 671.

os cegos e os coxos te repelirão. A fortaleza dos jebuseus ficava sobre o monte Sião, ao sul do monte Moriá, onde mais tarde o templo foi construído [2Cr 3.1; ver tb Gn 22.2]. O monte Sião era flanqueado, em ambos os lados, por profundos vales e proporcionava admiráveis condições de defesa. CBASD, vol. 2, p. 671.

Os jebuseus tinham uma clara vantagem militar e eles se vangloriavam de sua segurança por detrás dos muros de Jerusalém, também chamada Sião. Mas eles logo descobriram que seus muros não os protegeriam. Davi os pegou de surpresa ao entrar na cidade pelo túnel de abastecimento de água. Somente em Deus nós estamos verdadeiramente seguros. Qualquer outra coisa significa falsa segurança. Não importa se você está dentro de poderosos muros de pedra, uma casa confortável ou um emprego seguro, ninguém pode prever o que o amanhã pode trazer. Nosso relacionamento com Deus  é a única segurança que não pode ser levada embora. Life Application Study Bible Kingsway.

Sião. Uma das duas maiores elevações em Jerusalém. Esta é a primeira ocorrência na Bíblia. Mais tarde, o nome é aplicado a toda a cidade. Andrews Study Bible.

11 Tiro. A mais importante cidade fenícia, localizada em uma ilha na costa Mediterrânea. Dependia da agricultura de Israel para sua alimentação. Andrews Study Bible.

12 Enquanto os reinados pagãos baseavam sua grandeza em poder de conquista, exército e riqueza, Davi sabia que sua grandeza vinha somente de Deus. Ser grande significa manter um relacionamento próximo com Deus pessoalmente e nacionalmente. Para fazer isso, Davi tinha de manter sua  ambição sob controle. Apesar de ser famoso, bem sucedido e muito amado, ele colocou Deus em primeiro lugar em sua vida e serviu o povo de acordo com os propósitos de Deus. De onde você busca grandeza, de Deus ou das pessoas? Na sua busca por sucesso, lembre-se de manter sua ambição sob o controle de Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

13-16 Muitos filhos, no AT, era um sinal de bênção divina, e muitas mulheres e concubinas era uma indicação da segurança do Estado, pois cada uma significava um contrato político ou econômico. Do ponto de vista religioso, esse ônus político era uma calamidade (Dt 17.17). Bíblia Shedd.

17-25 As duas arremetidas dos filisteus contra Israel são cronologicamente anteriores à conquista de Jerusalém por Davi (6-9).Bíblia Shedd.

18 Vale dos Refains. Este vale começa poucos quilômetros a sudoeste de Jerusalém e desce ao oeste na direção do território dos filisteus (21.26, nota; 23.13; Js 15.8; 18.16). Bíblia de Genebra.

20 Baal-Perazim. “Senhor das separações definitivas”. Como o divisor de águas que separa os rios que se dirigem, uns para o Mar Morto e outros para o Mediterrâneo, aquele lugar dividiria, definitivamente, os filisteus dos israelitas. Bíblia Shedd.

21 ídolos. Diz o texto grego (LXX), cf 1Cr 14.12, que os filisteus tinham trazido os seus deuses, os quais, ao mandado de Davi, foram queimados. Bíblia Shedd.

Assim como os israelitas tinham levado a arca para a batalha (v. nota em 1Sm 4.3), também os filisteus levavam à batalha imagens de suas deidades, esperando que isso lhes garantisse a vitória. Bíblia de Estudo NVI Vida.

23 rodeia por detrás deles. Rodeando o inimigo e atacando-o a partir de um lugar inesperado, Davi obteve a vitória. Deus opera de várias maneiras para dar a vitória a Seu povo. Às vezes, os que solicitam a ajuda divina são instruídos simplesmente a aquietar-se e ver a salvação do Senhor (ver Êx 14:13, 14; 2Rs 19:7, 32, 35). Outras vezes, o livramento vem pelo fato de Deus dirigir e abençoar o esforço humano. Não há manifestação de falta de fé em alguém que, após apresentar uma petição a Deus, faz tudo que está ao seu alcance para que ela seja cumprida. CBASD, vol. 2, p. 674.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: