Reavivados por Sua Palavra


II SAMUEL 4 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
10 de julho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

637 palavras

Este capítulo apresenta outra história que mostra que Davi não teve envolvimento na morte dos membros da família de Saul. Andrews Study Bible.

1 A importância de Abner era tal que, com sua morte, o Estado de Israel se desmoronou imediatamente. O próprio Is-Bosete se mantinha ainda no poder devido à fidelidade de Abner à casa de Saul. Bíblia Shedd.

Os israelitas ficaram perturbados, porque… sabiam que provavelmente era só uma questão de tempo antes que Isbosete fosse eliminado e Davi assumisse o reino. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 667.

Is-Bosete era um homem quer retirava sua coragem e força de outro homem (Abner) em vez de Deus. Quando Abner morreu, Is-Bosete ficou sem nada. Em crise e sob pressão, ele desmoronou em medo. O medo pode nos paralisar, mas fé em confiança em Deus podem superar o medo (2Tm 1:6-8; Hb 13:6). Se confiamos em Deus, poderemos responder com firmeza aos eventos ao nosso redor. Life Application Study Bible Kingsway.

o beerotita. Beerote era uma cidade gibeonita (Js 9:17) dada à tribo de Benjamim (Js 18:25). CBASD, vol. 2, p. 667.

Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Aqui parece haver uma quebra na narrativa. A razão para a introdução desse incidente que envolveu o filho de Jônatas [Mefibosete] é mostrar que a linhagem de Saul, nesse tempo, foi praticamente extinta com a morte de Isbosete. O filho de Jônatas seria o único candidato ao trono. CBASD, vol. 2, p. 667.

O escritor está ressaltando que, com a morte de Is-Bosete (cf. v. 6) não havia na família de Saul outro pretendente viável para o trono. Bíblia de Estudo NVI Vida.

O restante da história de Mefibosete é contada no cap. 9. Life Application Study Bible Kingsway.

estando este a dormir, ao meio dia. Ele estava descansando em sua sesta do meio-dia. Esse era um costume em muitas regiões do antigo Oriente. CBASD, vol. 2, p. 667.

pelo caminho da planície. Isto é, ao longo do Arabá, ou seja, do vale do Jordão. CBASD, vol. 2, p. 667.

6 …no texto grego (LXX) se lê: “A porteira da casa, estando a limpar a casa, cochilava e adormeceu; assim os irmãos Recabe e Baanã não foram notados”. Bíblia Shedd.

O SENHOR vingou, hoje, ao rei, meu senhor, de Saul e da sua descendência. Recabe e Baanã retratam o assassinato de Is-Bosete em termos piedosos, esperando que Davi os louvasse pelo seu ato – grave erro de cálculo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

11 Fingiam ser amigos de Davi; mas, ao se tornarem traidores do homem a quem serviam, demonstraram ser cidadãos indignos da nação de Israel. Caso alguma reviravolta nos acontecimentos colocasse Davi em situação desfavorável, não hesitariam em matá-lo, exatamente como fizeram com Isbosete. Não se podia confiar nesses homens. CBASD, vol. 2, p. 668.

Davi chamou Is-Bosete de “homem justo” [ARA; NVI: “inocente”]. Como filho de Saul, Is-Bosete tinha razões a pensar que estava na linha para o trono. Ele não era ímpio por querer ser rei. … Apesar de Davi saber que Is-Bosete não era o líder forte necessário para unir Israel, ele não tinha intenção de matá-lo. Deus havia prometido o reinado a Davi e ele sabia que Deus cumpriria Sua promessa. Life Application Study Bible Kingsway.

11 não requereria eu o seu sangue de suas mãos? Essa expressão implica pena de morte (v. Gn 9.5, 6). Bíblia de Estudo NVI Vida.

12 tendo-lhes cortado as mãos e os pés. As mãos que tinham assassinado Is-Bosete, e os pés que tinham corrido com as notícias. Bíblia de Estudo NVI Vida.

os penduraram junto ao açude. Um lugar público, onde os corpos seriam vistos por todos. A mutilação dos corpos acrescentava ainda mais vergonha aos criminosos, e o ato de pendurar os cadáveres no tanque público dava a máxima divulgação ao evento. Tal tratamento serviria como uma terrível advertência a todos de que não haveria tolerância para com tais crimes. CBASD, vol. 2, p. 668.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: