Reavivados por Sua Palavra


2SAMUEL 3 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
9 de julho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Todo o povo notou isso e lhe pareceu bem, assim como lhe pareceu bem tudo quanto o rei fez” (v.36).

Davi estava com seu governo estabelecido em Hebrom e ali nasceram os seus primeiros filhos. A poligamia nunca foi aprovada por Deus. Era porém um costume pagão que Israel havia adquirido. E veremos no decorrer de nossos estudos, que a família de Davi não foi nada convencional e nem tampouco estruturada. Enquanto isso, na casa de Saul, Abner se fazia cada vez mais poderoso. Ao acusar Abner de se deitar com uma das concubinas de Saul, Isbosete provocou-lhe a ira e, em retaliação, Abner resolveu fazer aliança com Davi.

Sob a condição de lhe devolver Mical como esposa, Abner conseguiu fazer um acordo de paz com Davi. Quando Joabe chegou com seus homens de uma batalha e soube do ocorrido, ficou furioso, até perceber que seria a oportunidade perfeita de vingar a morte “de seu irmão Asael” (v.27). Quando Davi soube da traição de Joabe ficou muito angustiado e lamentou com grande pesar a morte de Abner, com palavras tão comoventes que “todo o povo chorou muito mais por ele” (v.34).

Abner não era filho de Davi, muito menos um de seus melhores amigos, e sim o capitão da guarda que queria derrotá-lo e acabar com o seu reinado. Então, porque Davi chorou a morte de Abner com tanta intensidade? Primeiro: seu reino estava no início e precisava de reforços, não de mais inimigos. Segundo: ele havia feito aliança com Abner e seu nome estava em jogo. Terceiro: Davi não concordava com rivalidade entre irmãos. O verso 29 demonstra uma solução humana para tentar impedir que outros viessem a cometer o mesmo erro de Joabe. E o final do verso 39 foi um clamor pela justiça divina.

“Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer” (Rm.12:20). Foi o que fez Davi ao oferecer um banquete a Abner e a seus homens. “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Rm.12:18). “Assim, despediu Davi a Abner, e ele se foi em paz” (v.21). Essas atitudes foram fruto da bondade de Davi? Não, amados. Foram fruto da bondade do Senhor em Davi. Eis o que faz toda a diferença. Pois, “todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Sl.14:3). Não somos merecedores da graça divina, nem tampouco nossa vida tem algo de bom para oferecer. Há somente Um que é bom e Ele em nós é o segredo para uma vida íntegra.

Permita que Cristo viva em você, e, como foi com Davi, “todo o povo [notará] isso” (v.36). Não aja às escondidas, como Joabe, lançando o veneno do ódio sobre outros. Se Deus “não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades” (Sl.103:10), quem somos nós para fazermos vingança com as próprias mãos?

“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt.5:9). “O Senhor faz justiça” (Sl.103:6). Confiemos sempre em Sua providência! Vigiemos e oremos!

Bom dia, filhos de Deus!

Rosana Garcia Barros

Desafio da semana: Você pode ser um agente da paz ao estender a mão para quem necessita de ajuda. Ore pedindo ao Espírito Santo que lhe conceda oportunidades e que lhe oriente acerca de como ajudar aqueles que precisam. Não como uma obrigação ou para postar nas redes sociais, mas como um exercício do que Jesus nos ensinou em Mateus 6:2-4.

#PrimeiroDeus #2Samuel3 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: