Reavivados por Sua Palavra


2SAMUEL 2 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
8 de julho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Da idade de quarenta anos era Isbosete, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel, e reinou dois anos; somente a casa de Judá seguia a Davi” (v.10).

Ao consultar ao Senhor, Davi foi orientado a ir a Hebrom, e ali foi ungido rei sobre Judá. Tomando conhecimento de que tinham sido os homens de Jabes-Gileade que sepultaram a Saul, os abençoou e os recompensou pelo gesto de humanidade. Só que enquanto ele reinava em Judá, Abner, capitão do exército de Saul, constituiu a Isbosete, filho de Saul, como rei em Israel. Israel estava dividido. E, como em toda situação desse tipo, começaram a surgir os conflitos.

Houve guerra entre Abner e os homens de Saul, e Joabe e os homens de Davi. E a peleja só terminou porque Abner apelou ao coração de Joabe: “Até quando te demorarás em ordenar ao povo que deixe de perseguir a seus irmãos?” (v.26). “Então, Joabe tocou a trombeta, e todo o povo parou, e eles não perseguiram mais a Israel” (v.28).

Podemos definir o capítulo de hoje nas seguintes palavras de Cristo: “Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá” (Mt.12:25). A batalha era Israel contra Israel. E o ato de perseguir irmãos é considerado por Deus como uma abominação: “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a Sua alma abomina: … o que semeia contendas entre irmãos” (Pv.6:16 e 19).

Abner podia não ser a melhor pessoa, mas as suas duas falas no capítulo de hoje nos trazem preciosas lições.

1. Não busque vingança;

2. Saia do encalço do teu irmão, ainda que ele lhe tenha feito mal.

3. Espera pela justiça do Senhor, pois ela sempre prevalece!

O Reino de Deus será um reino de um só povo. Vivamos, pois, aqui, nos preparando para a vida por vir. Importa que possamos atender ao apelo do apóstolo: “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos destes” (Rm.16:17). Não seja um perseguidor, pois a nossa luta não é de uns contra os outros, mas contra as forças do mal (Efésios 6:12). Escolha fazer parte do povo que herdará a Terra: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra” (Mt.5:5). Vigiemos e oremos!

Bom dia, mansos do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #2Samuel2 #RPSP

youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: