Reavivados por Sua Palavra


1SAMUEL 26 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
1 de julho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Assim como foi a tua vida, hoje, de muita estima aos meus olhos, assim também seja a minha aos olhos do Senhor, e Ele me livre de toda tribulação” (v.24).

Quando estudamos o capítulo 23, vimos que um povo específico mandou avisar a Saul sobre o paradeiro de Davi: os zifeus. Esse mesmo povo reaparece no capítulo de hoje entregando ao inimigo o esconderijo de Davi. Certamente, a cabeça de Davi era-lhes a garantia de que suas terras não seriam invadidas e nem seus bens saqueados. E novamente Saul perseguiu a Davi. Permitiu que a sua obsessão o levasse a ignorar por completo todas as responsabilidades que como monarca possuía.

Ao chegar perto do lugar onde estava Davi e seus homens, resolveram acampar e descansar. Sabendo disso, enquanto todos dormiam profundamente, Davi foi à tenda do rei e tomou “a lança e a bilha da água da cabeceira de Saul” (v.12). Ao chegar a uma distância segura, Davi bradou pelo nome do comandante do exército de Saul. Abner deve ter perdido a cor ao perceber que havia deixado o rei vulnerável. Na verdade, se Davi ainda fosse seu escudeiro, Saul estaria bem mais seguro.

Da última vez, Saul parecia haver desistido de perseguir a Davi. Só que tão logo soube de seu paradeiro, não exitou em largar tudo e correr atrás daquilo que tornou-se para ele a missão de sua vida. Após Davi provar mais uma vez que não pretendia fazer-lhe mal algum, ele mudou de estratégia, mostrando-se arrependido e pedindo para que Davi voltasse para casa. A resposta de Davi foi sábia e firme: Pague o Senhor como Lhe aprouver.

Não há coisa melhor do que esperar no Senhor. A respeito desses dois episódios em que os zifeus delataram seu esconderijo a Saul, Davi compôs o Salmo 54: “Eis que Deus é o Meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida. Ele retribuirá o mal aos meus opressores…Pois me livrou de todas as tribulações” (Sl.54:4,5 e 7).

Como também está escrito: “Ao aflito livra por meio da sua aflição e pela opressão lhe abre os ouvidos” (Jó 36:15). Justamente por meio das situações aparentemente ruins ou daquelas que julgamos sem saída, Deus mostra o Seu poder. Quando estudamos sobre a vida de Davi, percebemos que foram nesses momentos de maior angústia e provação, que sua fé e comunhão foram intensificadas. Enquanto nos desertos da vida, era um fiel homem de Deus. Mas na segurança das paredes do palácio, tornou-se o conhecido rei adúltero.

Por isso, “meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tg.1:2-3). Portanto, como Davi, confia no Senhor. Davi confiou e foi coroado rei. Se confiarmos, muito em breve, Deus mesmo nos dará a coroa da vida eterna! E perante a face sorridente de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, todos os sofrimentos desta Terra farão parte de um passado remoto. Viva o presente com Jesus, e Ele lhe dará um futuro eterno! Vigiemos e oremos!

Bom dia, herdeiros da coroa da vida!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #1Samuel26 #RPSP

youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Bom dia, as lições sempre muito inspiradas por Deus que ele abençoe e mantenha esse projeto!

Comentário por Paulo




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: