Reavivados por Sua Palavra


LUCAS 1, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
11 de março de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado” (v.17).


Apesar da identidade desconhecida do destinatário Teófilo, certamente, o evangelho segundo Lucas foi escrito com “acurada investigação” (v.3), apresentando detalhes e relatos que não encontramos nos demais evangelhos. Iniciando com um minucioso relato acerca do prenúncio do nascimento de João Batista, bem como do nascimento de Jesus, o autor reforça a íntima ligação entre os dois acontecimentos. Não obstante, também relata a expressão de profunda gratidão por parte de Maria e de Zacarias, em forma de cânticos espirituais.

A biografia dos pais de João Batista explica o porquê foram escolhidos por Deus para tão sublime missão: “Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor” (v.6). Sobre eles pesava a tremenda responsabilidade de instruir o profeta que prepararia o coração do povo para receber o Messias que há tanto aguardavam. Mas, embora Zacarias tivesse orado pela bênção de um filho, sua idade avançada, bem como de Isabel, já havia amortecido o seu desejo. E impedido de falar, devido a sua incredulidade, em silêncio, contemplou o milagre crescer no ventre de sua idosa mulher.

No entanto, milagre maior aconteceu seis meses depois, quando o mesmo anjo Gabriel anunciou a Maria que seu ventre seria o primeiro abrigo do “Filho do Altíssimo” (v.32). A disposição de Maria em aceitar a palavra do anjo e o seu cântico de gratidão revela que Deus a conduziu para aquele momento. Ela cumpriria com louvor a missão para a qual foi designada.

João significa “Deus é misericordioso”. E a missão de sua vida seria transmitir esta verdade ao povo. Cumprindo a profecia de Malaquias, o profeta foi uma voz que repercutiu com o fim de habilitar para Deus um povo apercebido para a primeira vinda de Jesus. De igual forma, todos nós nascemos para um propósito específico diante de Deus. Com o sublime privilégio de fazer parte do derradeiro exército de salvação de Deus, sobre nós repousa a responsabilidade de preparar um povo para as bodas do Cordeiro. Assim como João ia “adiante do Senhor no espírito e poder de Elias” (v.17), o mesmo poder está, agora, à nossa disposição. De igual forma, fomos chamados “para alumiar os que jazem em trevas” (v.79), e a menos que encaremos esta missão com a seriedade que lhe é devida e com a mesma submissão manifestada por João Batista, ao invés de apressar, postergaremos o retorno do nosso Senhor.

Eis o objetivo principal da pregação do evangelho: “para dar ao Seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados” (v.77). O conhecimento de Deus e da salvação que há em Cristo Jesus deve ser o foco de todo aquele se arrepende e deve ser a força de nossa pregação. Pois que Cristo mesmo afirmou em oração: “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a Quem enviaste” (Jo 17:3). Prossiga em conhecer a Deus através de Sua Palavra e este conhecimento, com certeza, se manifestará em sua vida como poder atuante do Espírito Santo na vida de outros. “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mt 24:14).

Feliz semana, povo remanescente!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Lucas1
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: