Filed under: Sem categoria
“Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma” (v. 10).
“Filho meu” (v. 1), é a expressão usada por Salomão repetidamente até o capítulo sete do livro de Provérbios. De uma forma amável, ele se coloca na posição de um pai a admoestar os filhos. Sabemos que a disciplina de um pai é gerada pelo descumprimento de regras de um filho e que, via de regra, esta disciplina é uma forma de correção com o fim de reprovar a má ação e de reforçar qual seja o melhor caminho.
O pedido do sábio é que busquemos a sabedoria como quem não deseja outra coisa na vida. E ele usou alguns verbos que são extremamente acertivos no contexto do plano da salvação. Acompanhe comigo:
- Aceitar: Este é o primeiro passo imprescindível. Como podemos receber algo se, antes, não aceitamos.
- Esconder/guardar: Davi escreveu no Salmo 119:11: “Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti”. A partir do momento em que eu aceito, o próximo passo é procurar andar em conformidade com o que decidi anuir.
- Fazer: Eu aceitei, guardei, agora preciso viver em conformidade com o que eu prego. Infelizmente, o próprio Salomão foi tão falho neste aspecto que quase se perdeu. É o perigo de cair na esparrela do famoso ditado: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
- Inclinar: Se inclinar para observar algo é sinônimo de interesse. Inclinar o coração para entender é nada mais nada menos do que desejar aprender.
- Clamar: Aquele que clama é aquele que quer desesperadamente ser atendido.
- Buscar/procurar: A busca por sabedoria deve ser um caça ao tesouro diário. Todos os dias o SENHOR dispõe em nossas mãos a Sua santa Palavra e espera que a busquemos como quem procura por algo de grande valor.
“Então” (v. 5), finalmente, vem a conjugação dos verbos retributivos:
- Entenderás: Quando realmente queremos fazer a vontade de Deus e pedimos sabedoria para isto, cumprem-se as palavras de Cristo quando afirmou: “Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7:8).
- Acharás: De igual modo, achamos o tão valioso tesouro!
- Reserva: É-nos reservada uma fonte de sabedoria inesgotável, a verdadeira sabedoria (v. 7).
- Conserva: Somos conservados nas “boas veredas” (v. 9) do SENHOR.
- Livrar: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). A verdadeira sabedoria nos livra da ignorância e de uma vida instável.
- Habitarão: Deus deseja nos levar para morar com Ele. João 14:1-3, lembram? É a bendita promessa!
- Permanecerão: Não existe nada permanente neste mundo. A permanência que o verso 21 se refere diz respeito à eternidade.
Portanto, meus irmãos, eis a suma deste capítulo:
ACEITE conhecer os propósitos de Deus e ESCONDA em seu coração os Seus mandamentos, para que você FAÇA o que Ele te pede e INCLINE o coração para entender a Sua sabedoria. CLAME por auxílio e BUSQUE a sabedoria divina como quem procura um tesouro! Então, ENTENDERÁS o que é temer a Deus e ACHARÁS o que há tanto tempo procurou em poços vazios. A verdadeira sabedoria estará sempre à sua disposição como uma RESERVA inesgotável, lhe CONSERVANDO no bom caminho, lhe LIVRANDO “do caminho do mal” (v. 12), para que você HABITE na terra que o SENHOR prometeu lhe dar, PERMANECENDO nela para sempre.
“Filho meu, se aceitares” (v. 1) estas palavras, certamente o Verbo (João 1:1) lhe conservará para a vida eterna!
Bom dia, santos (v. 8) do Altíssimo!
Desafio do dia: Experimente organizar um caça ao tesouro com sua família cujo objetivo seja encontrar uma Bíblia. No final, releiam juntos o capítulo de hoje e terminem com uma oração.
Rosana Garcia Barros
#primeiroDeus
#Provérbios2
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário