Reavivados por Sua Palavra


SALMO 95 by Jeferson Quimelli
3 de fevereiro de 2017, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

A atmosfera dos salmos muda ao chegarmos ao Salmo 95. Diferente dos anteriores, com seu espírito de petição, este salmo é cheio de louvor e ação de graças. O autor, reconhecido como sendo o próprio Davi (Hb 4:7), descreve as razões porque o Senhor é digno de ser louvado, e nos convida a louvá-Lo. Ele utiliza as mais extremas expressões de alegria e adoração.

Transbordante de alegria, o Salmo enumera as razões:

– Ele é “a Rocha da nossa salvação” (v. 1 NVI);
– Ele é “o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses” (v. 3 NVI) que as pessoas adoram, pois não há outro como Ele;
– Ele criou tudo que podemos ver na terra: do mais profundo ponto no mar à mais alta montanha (v. 4);
– Mais do que tudo, Ele é o nosso Deus, o nosso Criador (v. 6). Isto é um pensamento incrível! O Criador de todo o mundo é o nosso Deus e nós fazemos parte do Seu rebanho em Seu pasto (v. 7). Ele cuida de nós com Seu poder e bondade.

Na verdade, temos todas as razões para adorá-Lo, com humilde alegria em nossos corações.

Confiemos em Deus. Não O ponhamos a prova, provocando Seu desagrado como o antigo Israel o fez. Lembremo-nos de sermos sempre gratos por Sua especial bondade mostrada a nós.

Inclinemo-nos diante dEle com ações de graças e alegria em Sua presença. Aprendamos a ouvir cada vez mais a Sua voz à medida que nos aproximamos da Canaã espiritual e entramos no Seu descanso eterno .

Sook -Young Kim
Kyungpook National University
Coréia do Sul

Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/95 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/95/
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli
Texto bíblico: Salmo 95 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/



SALMO 95 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
3 de fevereiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

Apelo para adoração ao Senhor. O autor não é mencionado, mas Hb 4:7 (relacionado a uma citação dos v. 7, 8) atribui este cântico a Davi. Bíblia de Estudo Andrews.

Os salmos 95 a 100 constituem um grupo de canções no estilo de “hinos festivos”, destinados à gratidão na adoração pública. Como tal, … o conteúdo oscila entre entre louvor a Yahweh e motivos para esse louvor. A primeira canção do grupo, o Salmo 95, algumas vezes chamado de “Salmo de conclamação” devido ao seu uso tradicional na igreja cristã como um fervoroso convite ao louvor, possui duas partes distintas: um convite à adoração (v. 1-7a) e uma admoestação contra a descrença e desobediência (v. 7b-11). Comentário Adventista.

O Rochedo da nossa salvação. Expressão única usada apenas nesta passagem em toda a Bíblia. Deus é chamado de “rochedo” em Sl 18:2 e de “rocha” em 144:1. Bíblia de Estudo Andrews.

6-11 A exortação para submeter-se ao Senhor com coração obediente – dobrar os joelhos só não basta. Bíblia de Estudo NVI Vida.

SENHOR, que nos criou.Toda dimensão e qualidade do universo pertence ao Deus Todo-Poderoso (4-5). O Deus de Amor nos conhece intimamente e tem cuidado de nós, mediante a obra de Jesus Cristo (v. 7). Qual a conexão entre estes dois lados da natureza divina? Isto se lê no v. 6, no qual o ser humano adora a Deus e assim O fica conhecendo pessoalmente. A chave do salmo e das nossas vidas é adorar a Deus em espírito e em verdade. Bíblia Shedd.

povo do Seu pastoreio. V. 100.3; Jr 23.1; Ez 34.21. Como os reis eram comumente chamados os “pastores” do seu povo (v. nota em 23.1), seus domínios podiam ser mencionados como seu “pastoreio” (v Jr 25.36; 49.20; 50.45). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Fórmula da aliança (48:14; Êx 6:7; 29:45, 46; Jr 31:33). Bíblia de Estudo Andrews.

8 Endurecer o coração é uma das piores escolhas que se pode fazer, pois a pessoa se convence da verdade pela atuação do Espírito Santo, mas não deseja se entregar e seguir a voz de Deus (ver Êx 7:13; 14:22 …; 17:1-7 …; Nm 20:1-13 …). Essa atitude entristece a Deus, porque, nesse caso, Ele não pode ajudar. O Senhor respeita nossa escolha e decisão. Bíblia de Estudo Andrews.

Um coração endurecido é tão inútil quanto um pedaço endurecido de barro ou um pão endurecido. Nada pode restaurá-lo e torná-lo útil. O salmista adverte contra endurecer nossos corações como Israel fez no deserto, continuando a resistir à vontade de Deus (Êx 17: 7). Eles estavam tão convencidos de que Deus não podia livrá-los que eles simplesmente perderam sua fé Nele. Quando o coração de alguém se endurece, essa pessoa está tão obstinadamente disposta em seus caminhos que não pode se voltar para Deus. Isso não acontece de uma só vez: é o resultado de uma série de escolhas para desconsiderar a vontade de Deus. Se você resistir a Deus por tempo suficiente, Deus pode lançá-lo de lado como pão endurecido, inútil e inútil. Life Application Study Bible Kingsway.

Me. Os representantes oficiais do Senhor, ao falarem em nome dEle, podiam mudar para a primeira pessoa do singular (v. 50.5, 7-15. v. tb nota em Gn 16.7). Bíblia de Estudo NVI Vida.

visto o que eu fiz. No Egito e no mar Vermelho – e Sua provisão de alimentos no deserto (v. Êx 16; v tb Nm 14.11). Bíblia de Estudo NVI Vida.

obras. Aqui se refere aos grandes milagres que Deus fizera ao salvar Seu povo da escravidão no Egito. Bíblia Shedd.

10 quarenta anos. O apogeu da rebelião de Israel veio quando, por incredulidade, recusou-se a empreender a conquista de Canaã e pensou em voltar ao Egito (v. Nm 14.1-4). Foi então que Deus o condenou a permanecer 40 anos no deserto (v. Nm 14.34). Bíblia de Estudo NVI Vida.

aquela geração. Os israelitas (adultos) que saíram do Egito e receberam uma aliança com Deus no Sinai (v. Nm 32.12). Bíblia de Estudo NVI Vida.

11 Descanso. Aqui, um conceito dinâmico que se refere a Israel possuindo um lugar na terra com Deus, onde fica protegido de todas as ameaças externas e de todas as calamidades internas (v. 1Rs 5.4). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Na terra, se refere a Canaã, a herança prometida aos descendentes físicos de Abraão, e também é uma profecia da vida eterna nos céus, reservada para os que tem fé assim como Abraão teve (Hb 11.8; Rm 4:13-25). Bíblia Shedd.

O que nos mantém afastados ds maior e definitiva bênção de Deus (entrar em Seu “repouso”)? Corações ingratos (95: 2), não adorar ou submeter-se a Ele (95: 6), testar a Deus por causa de dúvidas teimosas (95: 9). Em Hebreus 4:5-11, somos advertidos a não endurecermos nossos corações, mas para rejeitar o glamour do pecado e qualquer outra coisa que nos levaria longe de Deus. Life Application Study Bible Kingsway.



SALMO 95 – COMENTARIO PR HEBER TOTH ARMI by Maria Eduarda
3 de fevereiro de 2017, 0:45
Filed under: Sem categoria

SALMO 95 – Espírito de revolta, coração duro, insensibilidade à voz de Deus, rebeldia, ingratidão, indiferença, tudo isso impede as pessoas de celebrarem a Deus com alegria e entusiasmo.

Adoração mecânica, oração repetitiva, devoção por obrigação, frequência aos cultos por tradição… não garantem um espírito de fervor e adoração no louvor ao Senhor. Fiquemos atentos! Tem atividades religiosas que são tédios para Deus: Tradições e formalismos espirituais!

Acompanhe os pontos importantes do salmo em foco:

• Temos convite e razões lógicas para louvar em voz alta, com alegria adorar a ponto de abalar as estruturas: Deus nos salvou, Ele é nosso Criador, Ele é maior que tudo, sustenta a tudo e é dono de tudo (vs. 1-5).
• Temos instruções para adorar prostrando-se e ajoelhando-se diante do Deus que nos fez, pois além de nos criar, Ele nos guia, pastoreia e alimenta (vs. 6-7).
• Temos orientações para deixar tudo a fim de ouvir o que Deus tem a nos dizer, e, também, exemplos negativos daqueles ignoraram a Palavra divina. Será que temos um coração mais sensível para Deus do que os rebeldes filhos de Israel no deserto recebendo tudo de que precisavam? (vs. 7-11).

Amplie teus estudos sobre este Salmo analisando Hebreus 3:10, 17; 4:3-7; Números 14:20-38. Note que o desprezo pela obediência significa rejeitar a Deus, o que é rebelião.

Meditemos pausadamente…

• Nossa vontade própria parece ser mais importante que a vontade de Deus, isso nos faz tirar Deus do primeiro lugar em nossa vida; pergunto: Não estamos testando a paciência de Deus e colocando-O à prova em vez de aprender com as lições da história?
• Na maioria das vezes que oramos, queremos apenas falar. Será que não podemos “prestar atenção em Deus por cinco minutos?”
• Quase sempre que apresentamos a Deus nossos planos queremos Sua ajuda para executá-los; porém, não estamos simplesmente recusando andar em Seus santos caminhos?
• Quando vamos cultuar a Deus será que adentramos a Sua presença para sermos realmente conduzidos ao descanso prometido a nós?

Só terá repouso aqueles que se submeterem inteiramente ao senhorio de Cristo, ouvir atentamente a voz do Espírito Santo e, louvar ao Criador com palavras e atos em todo tempo e lugar.

A obediência revela interesse por Deus e Seus planos maravilhosos para nós; vamos ouvi-lO mais? – Heber Toth Armí.



SALMO 95 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
3 de fevereiro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou” (v. 6).

Todos os dias de nossa vida recebemos um convite. De forma contínua, porém respeitosa, Jesus bate à porta do nosso coração esperando ser bem-vindo (Ap 3:20). Enquanto Ele vem ao nosso encontro, também aguarda que “saiamos ao Seu encontro” (v. 2). Como “Deus supremo” (v. 3) é o único conhecedor da única “fórmula” da felicidade, a qual tanto almejamos. Enquanto o homem não entender que a verdadeira felicidade não está nas coisas deste mundo, mas no Criador do mundo (v. 5), jamais a encontrará.

O Salmo de hoje também é um convite. Um convite a louvar a Deus. Fomos criados para isso. Somos adoradores por essência. O ser humano tem a necessidade de apegar-se a algo como centro de sua adoração. Podem ser deuses nominais ou “deuses” em forma de objetos, vícios, ou até mesmo o próprio “eu”. Foi por isso que Jesus fez questão de destacar a classe de adoradores que verdadeiramente vive para louvar o SENHOR: “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para Seus adoradores” (Jo 4:23).

“Mas vem a hora e já chegou”, ou seja, “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (v. 7-8). A hora que é chegada é o AGORA, é o HOJE. As Escrituras não se referem aqui apenas a louvor musical, mas a uma vida de oração totalmente entregue ao governo do bom Pastor (v. 7), eis o louvor que Deus espera de nós, eis a verdadeira adoração.

Os filhos de Israel entristeceram a Deus “durante quarenta anos” (v. 10), transviando o coração para uma falsa adoração. Os líderes judeus rejeitaram os ensinamentos de Cristo e viveram uma vã adoração: “Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. E em vão Me adoram…” (Mt 15:8-9). Louvar com os lábios é fácil, difícil é louvar com a vida. Dizer que adora a Cristo é fácil, viver como Ele viveu é que é difícil. O nosso problema é que nos contentamos com uma vida cristã medíocre e esquecemos do testemunho de Abraão, José, Daniel, Paulo e do exemplo do próprio Jesus, que nos deixaram um legado de fé, perseverança e amor a custo de muito esforço e até mesmo a custo da própria vida.

Que o nosso desejo, HOJE, seja o de louvar a Deus com a nossa vida! Que tudo que sair de nossos lábios brote de um coração reto diante de Deus! E que nossos joelhos encontrem o chão para que o nosso coração encontre o Céu!

Bom dia, verdadeiros adoradores do SENHOR!

Desafio do dia: Medite na letra do hino “Canção da Vida” (Hinário Adventista, n° 477).

*Leiam #Salmo95

Rosana Garcia Barros