Reavivados por Sua Palavra


SALMO 95 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
3 de fevereiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

Apelo para adoração ao Senhor. O autor não é mencionado, mas Hb 4:7 (relacionado a uma citação dos v. 7, 8) atribui este cântico a Davi. Bíblia de Estudo Andrews.

Os salmos 95 a 100 constituem um grupo de canções no estilo de “hinos festivos”, destinados à gratidão na adoração pública. Como tal, … o conteúdo oscila entre entre louvor a Yahweh e motivos para esse louvor. A primeira canção do grupo, o Salmo 95, algumas vezes chamado de “Salmo de conclamação” devido ao seu uso tradicional na igreja cristã como um fervoroso convite ao louvor, possui duas partes distintas: um convite à adoração (v. 1-7a) e uma admoestação contra a descrença e desobediência (v. 7b-11). Comentário Adventista.

O Rochedo da nossa salvação. Expressão única usada apenas nesta passagem em toda a Bíblia. Deus é chamado de “rochedo” em Sl 18:2 e de “rocha” em 144:1. Bíblia de Estudo Andrews.

6-11 A exortação para submeter-se ao Senhor com coração obediente – dobrar os joelhos só não basta. Bíblia de Estudo NVI Vida.

SENHOR, que nos criou.Toda dimensão e qualidade do universo pertence ao Deus Todo-Poderoso (4-5). O Deus de Amor nos conhece intimamente e tem cuidado de nós, mediante a obra de Jesus Cristo (v. 7). Qual a conexão entre estes dois lados da natureza divina? Isto se lê no v. 6, no qual o ser humano adora a Deus e assim O fica conhecendo pessoalmente. A chave do salmo e das nossas vidas é adorar a Deus em espírito e em verdade. Bíblia Shedd.

povo do Seu pastoreio. V. 100.3; Jr 23.1; Ez 34.21. Como os reis eram comumente chamados os “pastores” do seu povo (v. nota em 23.1), seus domínios podiam ser mencionados como seu “pastoreio” (v Jr 25.36; 49.20; 50.45). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Fórmula da aliança (48:14; Êx 6:7; 29:45, 46; Jr 31:33). Bíblia de Estudo Andrews.

8 Endurecer o coração é uma das piores escolhas que se pode fazer, pois a pessoa se convence da verdade pela atuação do Espírito Santo, mas não deseja se entregar e seguir a voz de Deus (ver Êx 7:13; 14:22 …; 17:1-7 …; Nm 20:1-13 …). Essa atitude entristece a Deus, porque, nesse caso, Ele não pode ajudar. O Senhor respeita nossa escolha e decisão. Bíblia de Estudo Andrews.

Um coração endurecido é tão inútil quanto um pedaço endurecido de barro ou um pão endurecido. Nada pode restaurá-lo e torná-lo útil. O salmista adverte contra endurecer nossos corações como Israel fez no deserto, continuando a resistir à vontade de Deus (Êx 17: 7). Eles estavam tão convencidos de que Deus não podia livrá-los que eles simplesmente perderam sua fé Nele. Quando o coração de alguém se endurece, essa pessoa está tão obstinadamente disposta em seus caminhos que não pode se voltar para Deus. Isso não acontece de uma só vez: é o resultado de uma série de escolhas para desconsiderar a vontade de Deus. Se você resistir a Deus por tempo suficiente, Deus pode lançá-lo de lado como pão endurecido, inútil e inútil. Life Application Study Bible Kingsway.

Me. Os representantes oficiais do Senhor, ao falarem em nome dEle, podiam mudar para a primeira pessoa do singular (v. 50.5, 7-15. v. tb nota em Gn 16.7). Bíblia de Estudo NVI Vida.

visto o que eu fiz. No Egito e no mar Vermelho – e Sua provisão de alimentos no deserto (v. Êx 16; v tb Nm 14.11). Bíblia de Estudo NVI Vida.

obras. Aqui se refere aos grandes milagres que Deus fizera ao salvar Seu povo da escravidão no Egito. Bíblia Shedd.

10 quarenta anos. O apogeu da rebelião de Israel veio quando, por incredulidade, recusou-se a empreender a conquista de Canaã e pensou em voltar ao Egito (v. Nm 14.1-4). Foi então que Deus o condenou a permanecer 40 anos no deserto (v. Nm 14.34). Bíblia de Estudo NVI Vida.

aquela geração. Os israelitas (adultos) que saíram do Egito e receberam uma aliança com Deus no Sinai (v. Nm 32.12). Bíblia de Estudo NVI Vida.

11 Descanso. Aqui, um conceito dinâmico que se refere a Israel possuindo um lugar na terra com Deus, onde fica protegido de todas as ameaças externas e de todas as calamidades internas (v. 1Rs 5.4). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Na terra, se refere a Canaã, a herança prometida aos descendentes físicos de Abraão, e também é uma profecia da vida eterna nos céus, reservada para os que tem fé assim como Abraão teve (Hb 11.8; Rm 4:13-25). Bíblia Shedd.

O que nos mantém afastados ds maior e definitiva bênção de Deus (entrar em Seu “repouso”)? Corações ingratos (95: 2), não adorar ou submeter-se a Ele (95: 6), testar a Deus por causa de dúvidas teimosas (95: 9). Em Hebreus 4:5-11, somos advertidos a não endurecermos nossos corações, mas para rejeitar o glamour do pecado e qualquer outra coisa que nos levaria longe de Deus. Life Application Study Bible Kingsway.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: