Reavivados por Sua Palavra


SALMO 91 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
30 de janeiro de 2017, 1:00
Filed under: Sem categoria

O Salmo 91 contém uma mensagem de conforto aos que passam por dificuldades e especialmente para o “povo que guarda os mandamentos de Deus” (ver T8, 120) e para aqueles que “experimentarão o tempo de angústia” e os perigos dos últimos dias (ver Ed, 181; PP, 110; PR, 538; GC, 630; T8, 120, 121). O tema do salmo é a segurança daquele que confia em Deus. CBASD, vol. 3, p. 946.

Um hino solene sobre a segurança daqueles que confiam no Senhor. Diversas imagens de proteção dão ênfase ao tema: abrigo, sombra, refúgio, fortaleza, cobrir, escudo e assim por diante. Deus é fiel e cuida de seus seguidores. Bíblia de Estudo Andrews.

1 Este versículo declara o tema do salmo inteiro.Aqueles que se achegam a Deus podem ter paz com Ele, por mais difíceis que sejam as circunstâncias. Bíblia de Genebra.

Habita. A ideia é o do repouso tranquilo com o que se tem na residência. CBASD, vol. 3, p. 946.

Esconderijo. Literalmente, “lugar escondido”. Andrews Study Bible.

O lugar íntimo da oração, da comunhão do indivíduo com Deus. Bíblia Shedd.

Quando os seres humanos forem “admitidos na maior intimidade e comunhão com Deus” (MDC, 131), pode ser dito que moram no “esconderijo do Altíssimo”.  CBASD, vol. 3, p. 946.

À sombra. No dia doSenhor, os v. 1 e 4 confortarão especialmente os que ouvem os conselhos de Deus (ver PP, 167). CBASD, vol. 3, p. 946.

Peste perniciosa. Literalmente, “praga de destruições”. Em tempo de angústia “o povo de Deus não estará livre de sofrimento. Mas conquanto perseguidos e angustiados, conquanto suportem privações, e sofram pela falta de alimento, eles não serão abandonados a perecer” (GC, 629). CBASD, vol. 3, p. 946.

Peste que se propaga nas trevas. Do heb. deber, “praga” personificada como que andando na noite escura, quando seus movimentos não podem ser vistos. CBASD, vol. 3, p. 947.

Caiam mil … dez mil. Uso poético de grandes números redondos para efeito retórico. Algumas vezes, a palavra hebraica traduzida como “dez mil” tem o sentido de um grande número indeterminado. … Nenhum cálculo deve ser feito acerca do uso figurativo destes números. CBASD, vol. 3, p. 947.

Não serás atingido. Seja qual for o perigo, não tocará naquele que confia em Deus. Sob a proteção divina ele estará seguro. Esta é a convicção que dá ao ser humano fé constante diante dos grandes perigos. CBASD, vol. 3, p. 947.

Com teus olhos. Você verá o castigo dos ímpios, mas não participará dele (ver Sl 37:34). Os israelitas viram os egípcios morrerem no Mar Vermelho (ver Êx 14:31); da terra de Gósen eles viram as calamidades que sobrevieram aos egípcios. CBASD, vol. 3, p. 947.

11-12 O diabo usou este texto com presunção e o aplicou à situação de Jesus, mas Cristo se recusou a provar a Deus. Bíblia de Estudo Andrews.

11 Anjos. Os fiéis filhos de Deus estão sob o o constante cuidados dos anjos. CBASD, vol. 3, p. 947.

Em todos o teus caminhos. Comparar com o uso que Satanás fez desta Escritura no deserto da tentação de Cristo (Mt 4:6; Lc 4:10, 11). CBASD, vol. 3, p. 947.

12 Eles te sustentarão nas suas mãos. Satanás citou essa passagem para Jesus, no deserto (Mt 4.6), tentando-O a saltar do pináculo do templo. O alvo de Satanás era transformar a fé em presunção. Bíblia de Genebra.

em alguma pedra. Nas sendas pedregosas de Canaã. Bíblia de Estudo NVI Vida.

13 Leão. Uma metáfora para um inimigo violento. CBASD, vol. 3, p. 947.

Áspide. Do heb. pethen, uma espécie de cobra venenosa (ver Dt 32:33; Jó 20:14, 16; Is 11:8, para outras ocorrências de pethen). CBASD, vol. 3, p. 947.

Serpente. Ver com. de Sl 74:13. A palavra possivelmente indica um monstro marinho. Quem confia em Deus está seguro em meio aos perigos mais terríveis, como se caminhasse ileso por entre serpentes venenosas. CBASD, vol. 3, p. 947.

14 A Mim se apegou com amor. Por meio de uma mudança busca e dramática, Deus se torna o interlocutor. Como se não fosse suficiente para Seus filhos o encorajarem-se mutuamente (como nos v. 1-13), Deus fala pessoalmente e conclui o salmo com Sua promessa (ver Sl 50:15, 23). CBASD, vol. 3, p. 947.

O motivo e o galardão da vida religiosa é o apegar-se a Deus com amor; nisto jaz a vida eterna, conhecer Deus em amor (Jo 17.3). Bíblia Shedd.

Nome. Conhecer o nome de Deus indica fé e confiança nEle. CBASD, vol. 3, p. 947.

15 Na sua angústia eu estarei com ele. Em tom muito realista e confortante, Deus garante que estará conosco em meio às aflições (ver Is 63:9) para responder, resgatar, livrar, satisfazer e mostrar salvação. Bíblia de Estudo Andrews.

16 Saciá-lo-ei. A satisfação plena que Deus promete é viver em Sua presença (ver Sl 17:15). nada menos que isto pode satisfazer o coração humano. CBASD, vol. 3, p. 947.

Minha salvação. A verdadeira religião abençoa a pessoa nesta vida e na futura (ver 1Tm 4:8). Em vista da satisfação eterna que Deus promete, como o ser humano pode consumir suas energias em ganhos insignificantes e transitórios e praticamente nada para assegurar o cumprimento das promessas? CBASD, vol. 3, p. 947.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: