Reavivados por Sua Palavra


SALMO 88 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
27 de janeiro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Mas eu, SENHOR, clamo a Ti por socorro, e antemanhã já se antecipa diante de Ti a minha oração” (v. 13).

No estudo do livro anterior, vimos a vida de Jó e as agruras que o cercaram. A lamentação de hoje lembra muito as palavras atribuladas de Jó em seu mais terrível desespero. Por muitas vezes, Jó fez referência à ira de Deus com relação ao seu sofrimento, mas, como o salmista, não perdia a sua fé e o seu clamor não cessava “dia e noite” (v. 1). Muito parecido com dois dos discursos de Jó (Vide Jó 7 e Jó 14), o Salmo de hoje também confirma a doutrina bíblica sobre o estado dos mortos. “Na terra do esquecimento” (v. 12), “o homem se deita e não se levanta; enquanto existirem os céus, não acordará, nem será despertado do seu SONO” (Jó 14:12). Percebem a coerência entre os textos? Jesus mesmo comparou a morte a um sono, quando estava para ressuscitar a Lázaro: “Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo… Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu” (João 11:11 e 14).

A morte é um período de descanso, de sono, de pausa, onde o corpo volta ao pó e o espírito (fôlego de vida, “pneuma”) volta a Deus. Somos a junção destes dois “ingredientes”, que nos torna almas viventes (Vide Gênesis 2:7). Portanto, nós não temos uma alma, nós somos uma alma. A partir do momento em que descemos à sepultura, não há mais louvor (v. 10), nem lembrança alguma (v. 11), nem recebemos o cumprimento da justiça divina (v. 12), mas, como confirmou o sábio Salomão, “entramos” na “terra do esquecimento”: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas OS MORTOS NÃO SABEM COISA NENHUMA, NEM TAMPOUCO TERÃO ELES RECOMPENSA, PORQUE A SUA MEMÓRIA JAZ NO ESQUECIMENTO” (Eclesiastes 9:5). Percebem como a Palavra de Deus deve ser estudada um pouco aqui, um pouco ali, sobre o mesmo assunto (Vide Isaías 28:10)?

Muitos têm sido enganados e outros muitos têm distorcido as verdades divinas (Vide II Pedro 3:16) fazendo com que haja descrédito da parte de muitos com relação à veracidade da Bíblia Sagrada. Mas o salmista escolheu crer e permanecer firme na única coisa que lhe dava algum alívio: sua fé. Apesar de sua ideia equivocada acerca da ira retributiva de Deus, como Jó, ele apegou-se a Deus com todas as suas forças na certeza de que, mesmo que a morte o alcançasse, poderia como o íntegro sofredor afirmar: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim Se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).

O Dia do SENHOR se aproxima, quando “todo olho O verá” (Apocalipse 1:7), e todo aquele que mesmo atribulado perseverou até o fim, será salvo (Vide Mateus 24:13). Vem chegando o grande Dia em que o nosso Salvador Se levantará e Sua voz despertará os salvos que dormem no pó: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO” (I Tessalonicenses 4:16).

Ainda que a tua vida esteja à beira da morte (v. 3), ainda que sejas abandonado e rejeitado pelos teus conhecidos (v. 8), ainda que os teus olhos desfaleçam de aflição (v. 9), como o salmista, não cesse de clamar ao Deus da tua salvação (v. 1). Pois, todo aquele que nEle crê, “ainda que morra, viverá” (João 11:25)!

Bom dia, aflitos que serão consolados (Vide Mateus 5:4)!

Desafio do dia*: Talvez você não esteja tão aflito, mas você conhece alguém que está. Considere ser um companheiro de oração para essa pessoa! 

*Leiam #Salmo88

Rosana Garcia Barros

*Contribuição: Jeferson Quimelli


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: