Reavivados por Sua Palavra


SALMO 84 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
23 de janeiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

O salmo parece descrever a felicidade daqueles que habitam nos arredores sagrados (v. 1-4, 9-11); a felicidade daqueles que peregrinam até o santuário (v. 5-8) e a felicidade daqueles que confiam em Deus apesar de serem privados do privilégio de cultuá-Lo em Sua casa. … Tratam-se dos sentimentos mais profundos de um filho d Deus que, privado do privilégio de comunhão com companheiros crentes, ansiava pela companhia de seus irmãos na adoração coletiva a Deus. … Diz-se que Isabel Alison e Marion Harris, participantes de um movimento político-religioso escocês, de fé presbiteriana, do século 17, cantaram as palavras do Salmo 84 na música “Mártires”, enquanto se dirigiam para o cadafalso. CBASD, vol. 3, p. 929.

Minha alma suspira. Tal sinceridade e fervor deveriam caracterizar a oração dos cristãos (ver T4, 534). CBASD, vol. 3, p. 929.

3 pardal…andorinha… Teus altares. O santuário, numa figura de metonímia [no caso, referir-se à parte (altares) em lugar do todo (santuário)]. O sentido geral deste verso, cuja conclusão o poeta somente insinua, é que até as aves têm livre acesso aos recintos sagrados do santuário, e seus ninhos ali não são perturbados. Enquanto isso, o salmista está exilado da fonte de sua alegria, e lhe é negado o privilégio de adorar no recinto sagrado. O nostálgico apelo deste verso é uma das mais belas expressões de saudade em toda a esfera da literatura. CBASD, vol. 3, p. 930.

Louvam-Te perpetuamente. O santuário é um local de oração contínua, numa antecipação do Céu. CBASD, vol. 3, p. 930.

Bem-aventurado o homem cuja força está em Ti. Feliz é o homem que percebe que Deus é a fonte de Sua força (ver v. 7). CBASD, vol. 3, p. 930.

em cujo coração se encontram os caminhos aplanados. Do heb. mesilloth, “estradas”. … é feliz a pessoa que medita nos caminhos que levam ao santuário, que se prepara para viajar neles, que decide fazer a peregrinação a Jerusalém e adorar no santuário. CBASD, vol. 3, p. 930.

vale árido (ARA; NVI: “vale de Baca”). Do heb. baka’. … A LXX e a Vulgata traduzem a frase “vale de Baca” como vale de lágrimas”. Com fé e esperança e alegria, os peregrinos transformaram o “vale de lágrimas” em “um manancial”. Esta é uma bela ilustração do efeito da religião verdadeira, que espalha júbilo e conforto onde antes havia apenas tristeza e dificuldades (ver Is 35:1, 2, 6, 7). CBASD, vol. 3, p. 930.

faz dele um manancial de bênçãos. Os verdadeiros peregrinos a caminho da Sião celestial abrem fontes no deserto para aqueles que o seguem. Os cristãos sempre tornaram o mundo um mundo melhor para se viver. CBASD, vol. 3, p. 930.

de bênçãos o cobre. As bênçãos de Deus repousam sobre tudo que os peregrinos contemplam porque o coração deles está cheio de alegria enquanto viajam. A prisão de Bedford, onde John Bunyan esteve encarcerado, tornou-se uma fonte de bênção a outros por causa do livro O Peregrino. A experiência de Florence Nightingale com febre, germes e gangrena resultou numa revolução no atendimento hospitalar. CBASD, vol. 3, p. 930.

de força em força. Não há fadiga sem fim na jornada destes peregrinos. … Cada exercício de força na jornada acrescenta-lhes vitalidade e revigora as forças para o estágio de peregrinação seguinte (ver Is 40:31; Jo 1:16; Rm 1:17; 2Co 3:18). CBASD, vol. 3, p. 930.

Aparece diante de Deus. A peregrinação foi terminada com êxito. CBASD, vol. 3, p. 930.

ó Deus,… contempla o rosto do Teu ungido.Ver 1Sm 16:1; 2Sm 22:51; Sl 89:20. Davi ora para que Deus olhe para ele com benevolência (ver Sl 119:132). Neste verso, há extrema delicadeza na mudança para a terceira pessoa. CBASD, vol. 3, p. 931.

10 Pois um dia nos Teus átrios vale mais do que mil. O verdadeiro filho de Deus sempre se deleita em participar na adoração a Ele. CBASD, vol. 3, p. 931.

prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade. O salmista preferia ser um funcionário do santuário a desfrutar a honra entre os ímpios, longe de Deus e do templo. CBASD, vol. 3, p. 931.

11 Porque o Senhor Deus é sol e escudo. Deus é a  fonte de vida, material e espiritual (ver Sl 27:1; Is 60:19, 20; Ml 4:2; Ap 21:23; 22:5). CBASD, vol. 3, p. 931.

Graça e glória. O cristão encontra graça interior aqui,no reino da graça, e glória externa lá, no reino da glória (ver Ap 21:11, 24). CBASD, vol. 3, p. 930.

12 Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em Ti confia. Ver Com. de Sl 1:1. … Esta bênção é a experiência fundamental daqueles que confiam em Deus para a salvação pessoal (comparar com os ensinos do apóstolo Paulo sobre este assunto em Gl 2:20). CBASD, vol. 3, p. 930.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

[…] Fonte: SALMO 84 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS […]

Pingback por SALMO 84 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS | ricardovrocha




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: