Reavivados por Sua Palavra


SALMO 83 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
22 de janeiro de 2017, 0:50
Filed under: Sem categoria

A mensagem se aplica a qualquer período em que os filhos de Deus fossem assediados por uma coalizão de inimigos e precisassem do auxílio divino. CBASD, vol. 3, p. 927.

Não Te cales. Ver Sl. 28:1; cf. Is 62:7. O salmista sabe que, se o povo de Deus deve ser salvo na crise, Deus não deve manter silêncio. A impetuosa sucessão de frases curtas é a linguagem de súplica em tempo de necessidade extrema. CBASD, vol. 3, p. 927.

Risquemo-los. Este verso indica a presença de uma trama bem elaborada por parte das nações vizinhas para riscar a Israel dentre as nações, possivelmente com a intenção de repartir a terra entre eles mesmos (ver 2Cr 20:11; Sl 138:7). CBASD, vol. 3, p. 927.

Não haja mais memória. Comparar com Dt 32:26; Sl 34:16; 109:13. Sempre foi desejo de Satanás destruir a igerja de Deus. CBASD, vol. 3, p. 927.

5-8 O autor do salmo é chamado Asafe, mas isso pode significar o próprio Asafe ou um de seus descendentes. Um descendente de Asafe, chamado Jaaziel, profetizou a vitória de Judá na batalha contra Jeosafá (2Cr 20:13-17). O salmista diz que a aliança contra Judá é realmente aliança contra Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

6-8 Os v. 6 a 8 mencionam a conspiração das nações. … Cercado por nações inimigas, o único recurso de Israel era Deus. Às vezes, Ele tira todos os auxílios materiais dos seres humanos para que aprendam a confiar nEle. CBASD, vol. 3, p. 927.

Tendas. Neste verso, esta palavra tem o sentido de “habitantes de tendas” (figura de metonímia).  CBASD, vol. 3, p. 927.

Hagarenos. Um povo nômade que viveu a leste de Gileade e lutou com os israelitas na época de Saul  (ver 1Cr 5:10, 19-22). Israel os derrotou e ocupou a terra. CBASD, vol. 3, p. 927.

Amaleque. Povo que viveu ao sul da Palestina… Era um povo antigo, inimigo inveterado de Israel. Contrariando a ordem de Deus para destruir completamente os amalequitas, Saul poupou o rei deles, Agague (ver 1Sm 15:8-23), e foi rejeitado como rei. CBASD, vol. 3, p. 927.

Filhos de Ló. Moabe e Amom (ver Gn 19:37, 38; Dt 2:9, 19). CBASD, vol. 3, p. 927.

Faze-lhes como fizeste a Midiã. Alusão à vitória de Gideão sobre os midianitas (ver Jz 7-8), que foi considerada como uma das mais gloriosas vitórias da história de Israel (ver Is 9:4; 10:26). CBASD, vol. 3, p. 927.

Sísera. A história da derrota do exército de Jabim e da morte de Sísera pelas mãos de Débora está relatada em Juízes 4 e é celebrada numa sublime poesia em Juízes 5. CBASD, vol. 3, p. 927.

10 Adubo. Seus cadáveres dertilizaram o solo (ver 2Rs 9:37). CBASD, vol. 3, p. 928.

11 Orebe e Zeebe. Orebe e Zeebe foram príncipes de Midiã mortos pelos efraimitas subordinados a Gideão (ver Jz 7:25). CBASD, vol. 3, p. 928.

Zeba e … Zalmuna. Zeba e Zalmuna foram reis de Midiã, mortos por Gudeão (ver Jz 8:5, 21). CBASD, vol. 3, p. 928.

12 Habitações (ARA; NVI: “pastagens”). Do heb. ne’oth… As nações inimigas conspiraram para anexar a terra onde Deus habitava entre Seu povo. CBASD, vol. 3, p. 928.

13-18 Judá era circundada por nações pagãs que buscavam sua ruína. O salmista orou para que Deus expelisse estas nações como a palha diante do vento até que eles reconhecessem que o Senhor está acima de todos os governantes da terra. Às vezes devemos ser humilhados pela adversidade antes de olhar para cima e ver o Senhor; Devemos ser derrotados antes que possamos ter a vitória final. Não seria melhor procurar o Senhor em tempos de prosperidade do que esperar até que seu julgamento esteja sobre nós? Life Application Study Bible Kingsway.

13 como folhas impelidas por um redemoinho. A oração é para que o inimigo seja expulso e completamente destruído, como a bola de capim seco é impulsionada pelo vento. CBASD, vol. 3, p. 928.

16 Enche-lhes o rosto de ignomínia para que busquem o Teu nome, SENHOR. Ver com. de Sl 5:11; 7:17. A oração do salmista não é para que os inimigos de Israel sofram, mas para que, por meio dos acontecimentos que Deus permite que lhes sobrevenham, eles O reconheçam e se voltem para Ele como seu Deus. O salmista compreendia que a humilhação deles resultaria em submissão à vontade de Deus.  CBASD, vol. 3, p. 928.

18 E reconhecerão que só Tu… és o Altíssimo sobre toda a terra. O salmista ora pela iminente destruição dos inimigos de Israel, não com espírito de vingança, mas para deixar evidente que Yahweh é o supremo governante do mundo. O propósito do julgamento é que as pessoas conheçam a Deus. CBASD, vol. 3, p. 928.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Amém.

Comentário por João Germano Raul Raul




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: