Reavivados por Sua Palavra


SALMO 81 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
19 de janeiro de 2017, 22:59
Filed under: Sem categoria

“Não haja no meio de ti deus alheio, nem te prostres ante deus estranho” (v. 9).

Nos anos sessenta, Stanley Milgran, um psicólogo americano, chocou o mundo com uma experiência nada comum. Tentando compreender o porquê de alemães considerados socialmente normais terem concordado com o bruto massacre do holocausto, criou um aparelho e o testou em quarenta homens na idade entre vinte e cinquenta anos. O experimento consistia em que o voluntário faria perguntas a outro suposto voluntário, que na verdade era um contratado, e este, em outra sala, receberia choques que iriam aumentando de intensidade a cada resposta errada. Os voluntários não sabiam que não estavam acionando choques de verdade no outro, mas, incrivelmente, aproximadamente sessenta e seis por cento deles foram até a última instância acionando o botão de choque severo de 450 volts, somente pelo fato de um psicólogo (também contratado) os incitar a isto, mesmo ouvindo gritos do outro lado ou até mesmo o silêncio total do “castigado”. Milgran concluiu o seguinte: Que os nazistas não eram um bando de psicopatas, mas pessoas normais como a população da minha e da sua cidade. Eles simplesmente foram obedientes à voz de comando que prevalecia entre eles. O psicólogo chegou à conclusão de que, mesmo não conseguindo explicar o motivo, somos naturalmente obedientes.

O que Milgran concluiu faz todo o sentido: somos obedientes por natureza. Mas o que não soube explicar, a Bíblia nos explica: “Ah! Se o Meu povo Me escutasse, se Israel andasse nos Meus caminhos!” (v. 13). O Salmo de hoje nos exorta a louvar e a obedecer a Deus. Fomos feitos para obedecer à voz do nosso Criador, e o que passa disso (v. 9) nos faz dar ouvidos à voz errada. A primeira vez que o ser humano obedeceu a uma voz diferente da de Deus, deu início ao pecado e até hoje sofremos as consequências. Eva, Balaão, Saul, Roboão, são exemplos de como escutar a voz errada nos leva a sérios apuros e como isto pode afetar gerações contemporâneas e futuras.

A que voz estamos obedecendo? O maior engano do inimigo tem sido a sutileza. De forma disfarçada, ele tem desviado a atenção das pessoas do Assim Diz o SENHOR para dar ouvidos a “deuses” estranhos. Satanás sabe que fomos feitos para obedecer e tira proveito disso procurando encher a mente humana de toda espécie de “lixo”. Sendo assim, desvia o homem de prestar louvor e obediência à voz correta.

Cristo é o nosso bom Pastor e somente Ele tem palavras de vida eterna. Como ovelhas de Cristo, a Sua voz deve ser a nossa única guia: “Vai adiante delas, e elas O seguem, porque Lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos” (João 10:4).

Louve e obedeça ao seu Criador! Não ande “na teimosia do seu coração” (v. 12), pois ele é enganoso e extremamente corrupto (Vide Jeremias 17:9), não “siga os seus próprios conselhos”.

“Ouve, povo Meu, quero exortar-te” (v. 8), é o chamado do SENHOR para nós hoje!

Obedeçamos e vivamos (Vide João 10:10)!

Bom dia, povo cujo Deus é o SENHOR (v. 10)!

Desafio do dia: Leia os seguintes textos e perceba que a obediência a Deus é para a nossa própria felicidade: Deuteronômio 4:6; II Crônicas 15:15; João 5:39 e Apocalipse 14:12.

*Leiam #Salmo81

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: