Reavivados por Sua Palavra


SALMO 80 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
19 de janeiro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Restaura-nos, ó Deus; faze resplandecer o Teu rosto, e seremos salvos” (v. 3).

Restauração não significa condição plenamente nova, mas condição plenamente renovada. É quando o que foi desgastado ou danificado volta ao seu pleno estado de bom uso. Por exemplo: se quero renovar um par de sapatos, vou ao sapateiro. Ele não voltará a ser novo, porém receberá uma renovação que o fará parecer quando era novo. O pedido do salmista, portanto, é bem claro: levar o povo a voltar ao primeiro estado, ao primeiro amor. 

Ele lembra de como o povo saiu do Egito, derribou nações e contemplou prodígios e maravilhas. O seu rogo ao “Deus dos Exércitos ” (v. 14) não era para obter vitória sobre os inimigos externos, e sim vitória sobre o inimigo interno. 

Quando lemos a carta à igreja em Éfeso no livro de Apocalipse, percebemos como o pedido de Asafe tem a ver com o pedido que foi feito a esta igreja: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e VOLTA à prática das primeiras obras” (Apocalipse 2:4-5). Quantos não têm abandonado o primeiro amor ao dar os primeiros passos na direção do deserto que vem após o batismo? Assim como Jesus teve de passar pelo deserto, não é diferente conosco. Cristo nos deixou o exemplo de como enfrentar a crise e vencê-la: oração, jejum e o ESTÁ ESCRITO (Vide Mateus 4). Lembre-se de que é no “vale da sombra da morte” (Salmo 23:4) que o “Pastor de Israel” (v. 1) permanece conosco: “porque Tu estás comigo” (idem).

E prestem muita atenção agora, amados! Abandonar o primeiro amor não significa, necessariamente, abandonar a igreja. Antes, quer dizer abandonar a prática das primeiras obras. E quando a Bíblia se refere a obras, não se trata de nada do que fazemos, mesmo que seja em nome de Deus (Vide Mateus 7:21), mas do que permitimos que Deus realize em nós. Percebem a diferença? 

É por isso que todas as vezes que os filhos de Israel se arrependiam e se voltavam para Deus, Deus os perdoava e os restaurava. Pois este é o maior desejo do Pai, de receber para Si todos os Seus filhos de volta! Para isso, é necessário retroceder para poder avançar. Precisamos confessar os nossos pecados (“Lembra-te, pois, de onde caíste”), nos arrepender e voltar a fazer a vontade de Deus (“à prática das primeiras obras”). Só então, o rosto do SENHOR resplandecerá sobre nós, a Sua destra nos fortalecerá (v. 17) “e seremos salvos” (v. 19).

Bom dia, restaurados pelo SENHOR!

Desafio do dia: Se o primeiro amor deixou de arder em seu coração, em oração clame ao SENHOR que lhe restaure.

*Leiam #Salmo80

Rosana Garcia Barros 


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Bendito Seja o Nome do Senhor. Que inspiração.

Comentário por Paulo Roberto de Oliveira




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: