Reavivados por Sua Palavra


SALMO 72 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
11 de janeiro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“… nele sejam abençoados todos os homens, e todas as nações lhe chamem bem-aventurado” (v. 17).

Apesar de trazer no título “Salmo de Salomão”, é mais provável que tenha sido escrito por Davi, tanto pelo fechamento do Salmo, que diz: “Findam as orações de Davi, filho de Jessé” (v. 20), quanto pelo teor do texto parecido com as palavras que disse em II Samuel 23:1-5 (Comentário Bíblico Adventista, p. 898). Se Salomão seguisse todas as orientações deixadas ali, certamente seria bem sucedido em seus propósitos. Sabemos que o seu pedido a Deus foi sincero e humilde. Salomão pediu um “coração compreensivo” (Vide I Reis 3:9) para julgar o povo e discernimento para saber fazer diferença entre o bem e o mal. Em outras palavras, e de forma mais popularmente conhecida, Salomão pediu sabedoria e Deus fez de Salomão o ser humano mais sábio que já pisou nesta Terra. 

Por outro prisma, este Salmo, em parte, também é considerado messiânico pelo fato de apresentar um reino totalmente justo e eterno. Cristo veio a primeira vez não para estabelecer este reino, como esperavam os judeus, mas para nos garantir a vitória sobre o mal. Ele nos deixou exemplo de como podemos ter um coração compreensivo e cheio de compaixão, principalmente pelos mais desvalidos, como está escrito: “Ele tem piedade do fraco e do necessitado e salva a alma aos indigentes” (v. 13). Este sim é o verdadeiro Rei, Justo e Eterno!

Salomão recebeu o que pediu, mas não soube fazer bom uso. Foi um rei que usou para com o povo de um jugo pesado (Vide I Reis 12:4) e seu envolvimento com mulheres estrangeiras o tornaram um idólatra (Vide I Reis 11:1-8). Todas as bênçãos descritas neste Salmo eram promessas para a descendência de Davi se tão-somente seguissem as instruções do SENHOR. Mas o Único que assim procedeu e que viveu em perfeita harmonia com o que lemos no texto sagrado de hoje, não recebeu as honras do povo e não foi por ele coroado e bendito. Pelo contrário, veio ao mundo da forma mais humilde que poderia haver, recebeu adoração da classe mais humilde de pastores e não recebeu as honrarias dos maiorais de Seu povo e nem as riquezas de Sabá (v. 15), mas presentes de sábios do Oriente que, contrariando todo um povo que se julgava o único conhecedor das profecias, foram os únicos que identificaram o fiel cumprimento da profecia messiânica.

Meus amados, todos somos detentores da promessa de um reino justo que não terá fim. Hoje, todos nós temos em mãos o “mapa do tesouro” eterno nos indicando não somente para onde devemos ir, mas como devemos andar para chegarmos lá. Cristo, o Rei da Glória, o Rei “Bendito para sempre” (v. 19) é a resposta. Só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (Vide João 14:6). Por coroa, Ele recebeu espinhos. Por trono, uma cruz. Por adoração, uma turba furiosa. E tudo isso para nos garantir a vitória final. Ele nos deixou as pegadas da salvação para que as sigamos e vivamos. Ele viveu o que nós devemos viver. Somente quando experimentamos o que Ele viveu aqui, conseguimos compreender por onde devemos andar. Buscar conhecê-Lo diariamente é o segredo para alcançar a vida eterna (Vide João 17:3). Por essa maravilhosa e verdadeira promessa, podemos adorá-Lo neste momento com as palavras finais do Salmo de hoje e do Livro II de Salmos:

“Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só Ele opera prodígios.

Bendito para sempre o Seu glorioso nome, e da Sua glória se encha toda a Terra. Amém e amém!” (v. 18-19).

Bom dia, filhos do Rei dos reis!

Desafio do dia: Medite nas palavras de Cristo em João 17 e busque do SENHOR sabedoria para estar diariamente pronto para o retorno do Rei da Glória.

*Leiam #Salmo72

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: