Reavivados por Sua Palavra


SALMO 69 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
8 de janeiro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre” (v. 21).

Imagine que você está passando por um grande apuro, de forma que não consegue enxergar saída alguma. Mas daí, de repente, surge alguém que, voluntariamente, decidiu ajudar-lhe e tomar sobre si o mal que era para você sofrer. Então, ao invés de ser imensamente grato, você o insulta, o rejeita, o odeia (v. 4) e lhe oferece o que há de pior por alimento e bebida (v. 21). E não para por aí. Você ainda o escarnece (v. 11), o torna objeto de fofocas (v. 12), o persegue e bate nele até a morte (v. 26). Você pode estar pensando: – Ah, minha irmã, eu já entendi. Você está se referindo ao que fizeram com Jesus. Sim. Também. Mas tudo aquilo se repete quando volvemos as costas para as palavras de Cristo. 

Enquanto eu lia o Salmo de hoje em voz alta, meu filho mais novo, de seis aninhos, estava deitado ao meu lado. Foi quando ele interrompeu a leitura com uma pergunta:

– Mãe, a Bíblia diz que temos que amar nossos inimigos?

– Sim, meu amor – respondi.

– Ah, eu não sabia! – e deu uma risadinha inocente.

A sua inocência me fez pensar que eu não sou mais inocente. Bem sei o que Jesus fez por mim e o que devo fazer para ser considerada Sua amiga: “Vós sois Meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando… Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (João 15:14, 17). Portanto, odiar sem razão e inventar de “falsos motivos” (v. 4) para criar inimizades não é e nunca será uma atitude cristã, mas demoníaca e avessa aos ensinamentos de Cristo. Este Salmo é tão entrelaçado com as palavras de Jesus em João 15, que Ele mesmo o citou em Seu discurso: “Odiaram-Me sem motivo” (v. 4, João 15:25). E ainda nos advertiu: “Se Me perseguiram a Mim, também perseguirão a vós outros” (João 15:20).

Apesar de ser um Salmo messiânico, também era um desabafo de Davi com relação aos seus perseguidores. O seu coração desfalecia diante das muitas afrontas (v. 20), mas a diferença estava em suportá-las por amor a Deus (v. 7). Encarar os perseguidores e inimigos com ira, além de não resolver nada, nos torna semelhantes ou piores do que eles. Experimentar sofrer afrontas e injúrias com oração, é amar como Cristo amou e viver como Ele viveu. Ainda que o nosso choro, jejum e oração nos sejam devolvidos “em afrontas” (v. 10); ainda que não encontremos piedade e consolo por parte de quem nos persegue sem causa (v. 20); ainda que nos ofereçam o pior da terra (v. 21); é preferível sofrer por Cristo aqui a ter o nosso nome riscado do Livro da Vida do Cordeiro (v. 28; Vide Apocalipse 3:5, 13:8, 17:8).

Precisamos nos aprofundar em nosso estudo sobre a vida do Messias. Não conseguiremos entender tudo o que Ele nos ensinou e viveu se não nos debruçarmos nas Escrituras que dEle testificam (Vide João 5:39). Não temos mais a desculpa de dizer como meu filho: 

– Ah, eu não sabia!

Cumpre-nos ser praticantes da Palavra que pregamos, ou, do contrário, estaremos nos enganando a nós mesmos (Vide Tiago 1:22).

Como Davi, e, acima de tudo, como Jesus Cristo, sejamos homens e mulheres de oração. Que o nosso lamento esteja primeiramente diante dAquele que é rico em graça e misericórdia (v. 13 e 16). Que, como o salmista, não sejamos pedras de tropeço para nossos irmãos (v. 6), espalhando contendas. Sigamos os passos do nosso Salvador (I Pedro 2:21), que escolheu viver por amor. E, assim como Ele reviveu, Ele também fará reviver o nosso coração (v. 32), salvará a nós e a nossa família e nos levará para morar para sempre em Sua habitação (v. 36). Louvado seja o nome de Deus (v. 30)!

Feliz semana, povo de oração!

Desafio do dia: Se você feriu alguém, procure, com oração e humildade, a reconciliação. HOJE, é o tempo que o SENHOR está lhe dando para tomar uma firme decisão e tornar-se, verdadeiramente, Seu amigo.

*Leiam #Salmo69

Rosana Garcia Barros

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: