Reavivados por Sua Palavra


SALMO 68 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
7 de janeiro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Bendito seja o SENHOR que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação!” (v. 19).

Deus cuida de nós.

Deus nos protege.

Deus nos abençoa.

Deus “leva o nosso fardo” (v. 19).

Não conseguimos ter noção do quanto deveríamos ser gratos a Deus e do quanto Lhe custou nos resgatar do domínio do inimigo (O Grande Conflito, p. 33). Ele escolheu tomar sobre Si as nossas iniquidades (Isaías 53:6) e nos oferece no lugar um jugo suave e um fardo leve (Mateus 11:30). 

Na primeira parte do Salmo, Davi descreve o fim dos inimigos de Deus (v. 1-2) em contraste com os justos (v. 3), seguido do cuidado paterno de Deus para com os injustiçados (v. 5-6). E a sequência nos mostra uma série de ilustrações, todas referindo-se à bondade de Deus para com o Seu povo, exaltando-O como SENHOR que tem tudo sob controle, inclusive a nossa vida (v. 20).

A cada dia que passa, o caos deste mundo se agrava, como nos dias de Noé, a humanidade se corrompe e se destrói. A maioria tem seus ouvidos fechados e sua mente bloqueada aos apelos do Espírito Santo que deseja descer sobre nós como “copiosa chuva” (v. 9). Deus nos revela em toda a Sua Palavra de que há sim diferença entre o justo e o ímpio, entre o santo e o profano, “entre o que serve a Deus e o que não O serve” (Malaquias 3:18). E quanto mais se aproxima o Dia do SENHOR, o Espírito é retirado da terra e o pecado mais se revela em consequências destrutivas e eternamente irreversíveis. Mas o mesmo Espírito permanecerá até o fim com os justos do Altíssimo, conduzindo-os, fortalecendo-os e livrando-os.

Munidos da força divina usada a nosso favor (v. 28), temos o privilégio de tributar a glória de Deus (v. 34), dizendo: “Bendito seja Deus!” (v. 35), que com Sua palavra nos arregimenta como mensageiros das boas-novas de salvação (v. 11), como Seus justos praticantes da verdadeira religião (v. 5-6): “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” (Tiago 1:27).

Oh, meus amados, temos estudado a Bíblia juntos e juntos temos descoberto verdades libertadoras (Vide João 8:32) e transformadoras. É impossível estudar a Bíblia mediante o agir do Espírito Santo e continuar do mesmo jeito. Pois “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4:18). Apegados a esta promessa maravilhosa, podemos ter a plena certeza de que o fardo que era para nos castigar até à morte, Cristo já carregou. E o fardo que nos aflige o coração enquanto aqui estamos, Ele também prometeu levar. Basta apenas aceitarmos o Seu convite: “Vinde a Mim” (Mateus 11:28).

Se te afligem aqueles que se comprazem na guerra, confia que Deus mesmo os dispersará (v. 30) e te restabelecerá de tua exaustão (v. 9).

Que o Espírito Santo continue nos moldando e nos dando a força e o poder (v. 35) necessários para continuarmos firmes no caminho da justiça.

Feliz sábado, justos do Altíssimo!

Desafio do dia: Separe um tempo do seu dia para ajudar alguém. Seja um praticante da religião pura e sem mácula.

*Leiam #Salmo68

Rosana Garcia Barros 


1 Comentário so far
Deixe um comentário

AMEM

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: